Schäuble diz que Portugal não tem “resiliência” nos mercados

World Economic Forum / Flickr

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble

 

O ministro das Finanças alemão afirmou esta sexta-feira que Portugal “tem de fazer tudo ao seu alcance para contrariar as inseguranças nos mercados financeiros”, referindo que o “bom caminho ainda não permite estar bem”.

 

Em conferência de imprensa no fim da reunião do Conselho de Assuntos Económicos e Financeiros (Ecofin), em Bruxelas, Wolfgang Schäuble referiu que Mário Centeno “sabe que Portugal tem de fazer tudo ao seu alcance para contrariar as inseguranças nos mercados financeiros“.

 

“Porque, naturalmente, sabe que Portugal estava no bom caminho. Mas este bom caminho ainda não permite Portugal estar bem. É este o ponto da situação. Trata-se apenas do desejo de não voltar a ter de novo os problemas que existiam há alguns anos em Portugal”, afirmou.

Citado pela Bloomberg, o ministro alemão acrescenta que Portugal ainda não tem “resiliência”.

Os comentários de Schäuble surgiram numa altura em que os juros da dívida portuguesa a dez anos subiam para os valores mais altos desde 2014, ultrapassando a fasquia dos 4,5%. Entretanto, os juros já recuaram para 3,7%, mas o ministro alemão continua a frisar a preocupação, indicando que os “mercados estão a ficar nervosos”.

“É isso que nos preocupa e todos os ministros das Finanças têm conhecimentos suficientes para saber que isto representa uma carga adicional para o orçamento“, observou o ministro alemão, acrescentando que as autoridades nacionais devem “evitar qualquer situação geradora de insegurança nos mercados”.

“E aparentemente foram criadas algumas inseguranças. E isto foi devidamente apontado pela Comissão”, disse.

O Eurogrupo confirmou esta quinta-feira o plano orçamental português,  pedindo a Portugal para trabalhar em medidas adicionais, que podem ser aplicadas se necessário para garantir que o país cumpre os compromissos europeus.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. De facto parece que há um grande banco alemão com pés de barro. E gostaria de saber quem mandatou este senhor para falar como se fosse “o dono disto tudo”.
    Estes alemães sempre tiveram a mania que são superiores, não esquecer que arrastaram a Europa para duas carnificinas que provocaram milhões de mortos.

RESPONDER

Autoridades procuram migrantes ilegais que fugiram de quartel em Tavira

As autoridades algarvias estão à procura de um grupo de migrantes ilegais marroquinos que fugiu de um quartel de Tavira, no Algarve, durante a madrugada. De acordo com a RTP, fugiram 17 migrantes ilegais, oriundos de …

EUA oferecem recompensa de 4,7 milhões por ex-ministros venezuelanos

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) pelo ex-ministro da eletricidade venezuelano, Luis Alfredo Motta Domínguez, e pelo ex-ministro das Finanças, Eustiquio José …

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …