Schäuble diz que Portugal não tem “resiliência” nos mercados

World Economic Forum / Flickr

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble

 

O ministro das Finanças alemão afirmou esta sexta-feira que Portugal “tem de fazer tudo ao seu alcance para contrariar as inseguranças nos mercados financeiros”, referindo que o “bom caminho ainda não permite estar bem”.

 

Em conferência de imprensa no fim da reunião do Conselho de Assuntos Económicos e Financeiros (Ecofin), em Bruxelas, Wolfgang Schäuble referiu que Mário Centeno “sabe que Portugal tem de fazer tudo ao seu alcance para contrariar as inseguranças nos mercados financeiros“.

 

“Porque, naturalmente, sabe que Portugal estava no bom caminho. Mas este bom caminho ainda não permite Portugal estar bem. É este o ponto da situação. Trata-se apenas do desejo de não voltar a ter de novo os problemas que existiam há alguns anos em Portugal”, afirmou.

Citado pela Bloomberg, o ministro alemão acrescenta que Portugal ainda não tem “resiliência”.

Os comentários de Schäuble surgiram numa altura em que os juros da dívida portuguesa a dez anos subiam para os valores mais altos desde 2014, ultrapassando a fasquia dos 4,5%. Entretanto, os juros já recuaram para 3,7%, mas o ministro alemão continua a frisar a preocupação, indicando que os “mercados estão a ficar nervosos”.

“É isso que nos preocupa e todos os ministros das Finanças têm conhecimentos suficientes para saber que isto representa uma carga adicional para o orçamento“, observou o ministro alemão, acrescentando que as autoridades nacionais devem “evitar qualquer situação geradora de insegurança nos mercados”.

“E aparentemente foram criadas algumas inseguranças. E isto foi devidamente apontado pela Comissão”, disse.

O Eurogrupo confirmou esta quinta-feira o plano orçamental português,  pedindo a Portugal para trabalhar em medidas adicionais, que podem ser aplicadas se necessário para garantir que o país cumpre os compromissos europeus.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. De facto parece que há um grande banco alemão com pés de barro. E gostaria de saber quem mandatou este senhor para falar como se fosse “o dono disto tudo”.
    Estes alemães sempre tiveram a mania que são superiores, não esquecer que arrastaram a Europa para duas carnificinas que provocaram milhões de mortos.

RESPONDER

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …