/

Saudita detida por conduzir depois de mais de 24h na fronteira em Riade

1

Uma condutora saudita proveniente dos Emirados Árabes Unidos foi detida, depois de ter ficado 24 horas na fronteira, onde lhe foi recusado o direito de seguir ao volante do seu carro, indicaram ativistas.

A Arábia Saudita é o único país do mundo onde as mulheres não podem conduzir.

“Estou na fronteira há 24 horas. Não querem devolver-me o passaporte, nem deixar-me passar”, afirmou Loujain Hathloul, no seu Twitter.

Loujain Hathloul / Twitter

Loujain Hathloul mostra a sua carta de condução

Activistas dos direitos das mulheres revelaram que Hathloul foi detida, mas o Ministério do Interior não deu qualquer informação sobre o assunto.

Uma jornalista saudita que trabalha nos Emirados Árabes foi à fronteira para ajudar a sua compatriota, mas foi também detida, disse à Agência France Presse um outro activista.

As duas mulheres foram entretanto levadas para um posto da polícia, onde se encontrarão detidas, acrescentou o activista.

Em outubro, dezenas de mulheres divulgaram fotos suas ao volante, no âmbito de uma campanha a favor do direito das mulheres sauditas a conduzirem, mas o Ministério do Interior avisou que aplicaria as “normas contra quem contribua para violar a coesão social”.

Nascida em Riade há 25 anos, e formada na Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, Loujain Hathloul é uma das principais activistas do movimento de mulheres sauditas que luta pelo direito a conduzir no seu país.

ZAP / Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.