Ventura votou contra todos, mas Parlamento aprovou saudação à greve climática

Mário Cruz / Lusa

Esta sexta-feira, milhares de estudantes saíram à rua em todo o mundo. No Parlamento português, houve votos de saudação à greve climática e críticas ao “aproveitamento político”.

Três votos de saudação à greve climática e um ao mundo rural, destaca a TSF no dia em que as votações dividiram opiniões e mereceram especial atenção no plenário desta sexta-feira, num dia em que centenas de estudantes se manifestavam no exterior da Assembleia da República.

Apresentados pelo PS, PAN e Bloco de Esquerda, os votos sobre a crise climática foram aprovados. O Chega de André Ventura votou contra todos, o CDS votou contra dois deles e o Iniciativa Liberal votou a favor da proposta do PS, absteve-se na do PAN e votou contra a dos bloquistas.

Telmo Correia, deputado centrista, afastou-se de quem acompanha “as visões mais radicais, mais fundamentalistas e mais extremistas nesta matéria”, sublinhando que os representantes do povo português não devem “apelar aos jovens que não vão às aulas”. Ao ataque, frisou que há partidos que fazem um “aproveitamento político” da questão da greve climática.

Nelson Peralta, do Bloco de Esquerda, enfatizou a necessidade de dar uma resposta de “justiça de economia, justiça climática e de políticas de igualdade”. Já Hugo Carvalho, do PSD, admitiu que, “daqui a uns anos não se quer arrepender, nem olhar para o mundo e dizer ‘não fizemos o suficiente'”.

O PS, na voz de Miguel Costa Matos, deixa o compromisso de “continuar a liderar” o “esforço global de descarbonizar a sociedade e a economia”. Alma Rivera do PCP alertou que “o capitalismo não é verde” e que é preciso “encontrar outras formas de desenvolvimento” e avançar para medidas concretas.

Mundo Rural

O CDS lançou um voto de saudação ao mundo rural, com Cecília Meireles a recordar um dos cartazes das manifestações onde se podia ler “se o campo não planta, a cidade não janta”. “Somos todos portugueses e todos rurais, urbanos e todos devemos ter orgulho das nossas tradições e da nossa identidade”, frisou a deputada.

O PAN lançou fortes críticas e votou contra por acreditar que “traz uma leitura enviesada da realidade”. André Silva acusa o CDS de ter uma “tentativa desesperada de se eximir às responsabilidades próprias”. “O CDS e outros que se arrogam defensores do mundo rural, são aqueles que mais o têm atacado.”

O voto do CDS acabou por ser aprovado com os votos contra PAN, abstenção do Bloco de Esquerda, Livre e do deputado socialista Pedro Delgado Alves.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …