/

Bebé de oito meses morre de sarampo no Rio de Janeiro. É a primeira morte em 20 anos

O Rio de Janeiro registou a primeira vítima mortal de sarampo nas últimas duas décadas. O governo estatal teme uma epidemia se as metas de vacinação não forem atingidas.

Um bebé de oito meses morreu no dia 6 de janeiro, num abrigo no município de Nova Iguaçu, vítima de sarampo. Até esta data, neste estado brasileiro, foram registados 175 casos, cerca de metade dos registados ao longo de todo o ano de 2019 (333).

Edmar Santos, secretário estatual da Saúde, referiu que existe um risco iminente de epidemia de sarampo. “As pessoas estão muito preocupadas com o coronavírus, que ainda não chegou, e não estão a ir-se vacinar contra o sarampo, que é um risco real”, disse, citado pelo Globo.

Se as metas de vacinação não forem atingidas, o responsável disse que o número de casos no Rio de Janeiro pode chegar aos 10 mil.

Em 2018, o sarampo matou mais de 140.000 pessoas em todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para o aumento “alarmante” dos casos de sarampo, atribuindo a progressão da doença a falhas nos programas nacionais de vacinação e a crenças falsas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.