/

Sara nadou 9 horas para chamar a atenção para a poluição no mar

Tiago Fioreze / wikimedia

Uma portuguesa e três espanholas nadaram durante cerca de nove horas em mar aberto, na região de Múrcia, em Espanha, numa ação solidária para chamar a atenção para o problema da poluição marítima.

Sara Ramalho, natural de Viana do Castelo, mas residente há 10 anos em Madrid, nadou durante 9 horas em mar aberto para alertar para o problema da poluição marítima.

“Gostámos muito, foi uma experiência muito bonita, tivemos alguns períodos com correntes contra, mas foi tudo favorável”, contou em declarações à Lusa, depois de ter participado na iniciativa que começou às 08h00 (hora local, mais uma do que em Lisboa). A nadadora de 33 anos disse estar “muito contente” e que “correu tudo bem”.

“Tivemos um bocadinho de frio no princípio, embora a água estivesse a uma temperatura quente, cerca de 24 graus, mas como saímos muito cedo, custou-nos a aquecer, mas depois correu tudo bem”, disse ainda.

https://www.facebook.com/ambienteeuropeo/videos/522514625241886/

Sara Ramalho explicou que o objetivo da iniciativa é aumentar a consciencialização sobre a poluição marítima “e inspirar o mundo a repensar o uso de plástico”.

Além da portuguesa, integram o projeto solidário “Brazadas de Vida” as nadadoras espanholas Célia Pascual, de Huelva, Marina Martinez, de Villena (Alicante), e Nuria Consuegra, de Madrid.

Em 2017, as quatro mulheres nadaram durante seis horas entre as ilhas de Formentera e Ibiza, numa ação solidária para ajudar os refugiados que atravessam o Mediterrâneo. Na altura, pretendiam angariar 10.800 euros, equivalentes ao número de braçadas que cada uma teve de dar para percorrer os 18 quilómetros que separam as duas ilhas Baleares.

“Conseguimos juntar 9.600 euros para a Proactiva Open Arms – uma Organização Não Governamental (ONG), com sede em Barcelona, especializada em salvamento marítimo e que intervém no mar Mediterrâneo com operações de resgate de milhares de refugiados que procuram uma nova vida”, explicou Sara Ramalho.

A natação, “paixão” partilhada pelas quatro nadadoras de um clube de Madrid, deu forma ao projeto “Brazadas de Vida” que este ano escolheu como beneficiário o projeto #HeroesDelMar, promovido pela Asociación Ambiente Europeo (AAE). Trata-se de “uma organização sem fins lucrativos dedicada à proteção do meio ambiente através de projetos baseados na consciencialização social dos problemas ambientais e na capacidade dos cidadãos de contribuir para sua solução”.

“Apesar de este ano a angariação de fundos não ser o principal objetivo na nossa página ‘Brazadas de Vida’, há essa opção através de uma campanha de crowdfunding [financiamento colaborativo], para tentar reunir cerca de 2.500 euros“, sublinhou.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.