Descoberta em Saqqara uma rainha egípcia desconhecida

Mohamed Hossam / EPA

Uma missão arqueológica descobriu em Saqqara o túmulo de um dignitário chamado “Khuwy” ou “Khuy” e o nome de uma antiga rainha desconhecida até agora, que possivelmente era a esposa do faraó Djedkare.

Arqueólogos encontraram o nome da rainha Setibhor, que não era conhecida por fontes antigas, gravada numa coluna de granito vermelho na parte sul de um complexo piramidal até então anónimo localizado ao lado da pirâmide de Djedkare.

Como relatado pelo Ahram Online, a inscrição com o nome e os títulos deste monumento único foi esculpida em relevo num retângulo no eixo da coluna, num pórtico recém descoberto e diz: “Aquele que vê Horus e Seth, o grande do cetro dos heróis, o maior dos louvores e a esposa do rei, sua amada Setibhor”.

O complexo piramidal da rainha Setibhor é uma das mais antigas pirâmides em Saqqara. Construído no final da dinastia V é também o maior complexo piramidal construído para uma rainha durante o Reino Antigo. O templo funerário incorporou elementos arquitetónicos e câmaras que eram reservadas apenas para os reis do Antigo Império.

O complexo da pirâmide e o templo foram descobertos nos anos 50, mas o nome do proprietário era desconhecido até agora. O grande tamanho do complexo da pirâmide da rainha Setibhor e o seu título podem indicar a sua intervenção direta para ajudar o marido, o faraó Djedkare, a ascender ao trono do Egito no final da V Dinastia.

“Parece que Djedkare queria honrar a esposa através da construção de um enorme complexo de pirâmide, com muitas características incomuns, incluindo colunas de granito palmiformes, que constituem um elemento arquitetónico conhecido até agora apenas no complexo piramidal dos reis e não utilizado em Templos das Rainhas durante o período do Antigo Reino”.

Nas investigações foi descoberto também o túmulo de “Khuwy” ou “Khuy”, segundo o Luxor Times, um dignitário que viveu durante a V dinastia. Mostafa Waziri, secretário geral do Conselho Supremo de Antiguidades, explicou que a sepultura consiste numa câmara de oferta em forma de L, que foi decorada com relevos. Apenas a parte inferior desta decoração é conservada, uma vez que os blocos de calcário branco foram reutilizados em outras construções na antiguidade.

A missão descobriu na parede norte do túmulo a entrada para uma estrutura inferior única, semelhante às pirâmides da V Dinastia. Essa parte da sepultura começa com um corredor descendente, que leva a uma pequena sala. Uma entrada na parede sul dá acesso a uma antecâmara decorada com cenas do proprietário do túmulo sentado diante de uma mesa de ofertas, bem como uma lista de ofertas e a fachada do palácio.

Mohamed Megahed, chefe da missão arqueológica, disse que, através de duas entradas na parede oeste da antecâmara, a missão localizou uma segunda sala sem decoração que era usada como câmara funerária. “Parece que o espaço da câmara funerária estava quase completamente preenchido com um sarcófago de calcário, que foi encontrado totalmente destruído por antigos ladrões de túmulos”, acrescentou Megahed.

Uma entrada na parede sul da antecâmara decorada leva a uma pequena sala, que provavelmente foi usada como depósito. Arqueólogos encontraram a sala cheia de entulho, sem valor.

De acordo com Megahed, “a descoberta da tumba destaca a importância da era Djedkare e o final da V Dinastia em geral”. A missão descobriu os restos de Khuwy ou Khuy, que mostram traços de mumificação.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Emocionante!! Conheci Saqqara e é demais! Abaixo das pirâmides há um enorme complexo de túneis!! Masha’Allah!!

  2. A propaganda do costume,
    a confundir mastabas perto de piramides, com estas.
    Insiste-se no reforçar do equivoco. Talvez por ser popular.

    Por impressionar… Para impressionar e justificar salários.
    Os politicos fazem o mesmo. Fazem-se ministros, passam a ser competentes.
    Basta impressionarem. Por muito ridiculo que sejam, deixam de o ‘parecer’.

    Basta atirar um osso.

RESPONDER

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …

Morreu Marium, o mais famoso dugongo da Tailândia. Comeu plástico

Quando foi resgatado, em abril, tornou-se uma estrela na Tailândia. O dugongo órfão, chamado Marium, acabou por morrer este sábado, devido a uma infeção causada pela ingestão de plástico, de acordo com os veterinários que …

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …

Há uma cidade na Venezuela que é "invisível"

Guanta está lá, embora não seja fácil vê-la. Vistas a partir de El Morro, do outro lado da baía, as suas luzes piscam sob uma nuvem baixa. É uma nuvem diferente das outras, mais espessa, mais …

Há novas regras para subir ao Everest. E é preciso apresentar currículo

O Nepal acaba de anunciar novas regras para escalar o Evereste. Com 8848 metros de altitude, é a montanha mais alta do mundo e verdadeira obsessão para alguns alpinistas, colecionadores de cumes, e cujo número …

"Não há comida, nem dinheiro". Bolsonaro reduz horário do exército

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse esta sexta-feira que todo o país "está sem dinheiro", o que levará o Exército a trabalhar em horário reduzido, acrescentando que há falta de comida para os recrutas. "O Exército …