Descoberta em Saqqara uma rainha egípcia desconhecida

Mohamed Hossam / EPA

Uma missão arqueológica descobriu em Saqqara o túmulo de um dignitário chamado “Khuwy” ou “Khuy” e o nome de uma antiga rainha desconhecida até agora, que possivelmente era a esposa do faraó Djedkare.

Arqueólogos encontraram o nome da rainha Setibhor, que não era conhecida por fontes antigas, gravada numa coluna de granito vermelho na parte sul de um complexo piramidal até então anónimo localizado ao lado da pirâmide de Djedkare.

Como relatado pelo Ahram Online, a inscrição com o nome e os títulos deste monumento único foi esculpida em relevo num retângulo no eixo da coluna, num pórtico recém descoberto e diz: “Aquele que vê Horus e Seth, o grande do cetro dos heróis, o maior dos louvores e a esposa do rei, sua amada Setibhor”.

O complexo piramidal da rainha Setibhor é uma das mais antigas pirâmides em Saqqara. Construído no final da dinastia V é também o maior complexo piramidal construído para uma rainha durante o Reino Antigo. O templo funerário incorporou elementos arquitetónicos e câmaras que eram reservadas apenas para os reis do Antigo Império.

O complexo da pirâmide e o templo foram descobertos nos anos 50, mas o nome do proprietário era desconhecido até agora. O grande tamanho do complexo da pirâmide da rainha Setibhor e o seu título podem indicar a sua intervenção direta para ajudar o marido, o faraó Djedkare, a ascender ao trono do Egito no final da V Dinastia.

“Parece que Djedkare queria honrar a esposa através da construção de um enorme complexo de pirâmide, com muitas características incomuns, incluindo colunas de granito palmiformes, que constituem um elemento arquitetónico conhecido até agora apenas no complexo piramidal dos reis e não utilizado em Templos das Rainhas durante o período do Antigo Reino”.

Nas investigações foi descoberto também o túmulo de “Khuwy” ou “Khuy”, segundo o Luxor Times, um dignitário que viveu durante a V dinastia. Mostafa Waziri, secretário geral do Conselho Supremo de Antiguidades, explicou que a sepultura consiste numa câmara de oferta em forma de L, que foi decorada com relevos. Apenas a parte inferior desta decoração é conservada, uma vez que os blocos de calcário branco foram reutilizados em outras construções na antiguidade.

A missão descobriu na parede norte do túmulo a entrada para uma estrutura inferior única, semelhante às pirâmides da V Dinastia. Essa parte da sepultura começa com um corredor descendente, que leva a uma pequena sala. Uma entrada na parede sul dá acesso a uma antecâmara decorada com cenas do proprietário do túmulo sentado diante de uma mesa de ofertas, bem como uma lista de ofertas e a fachada do palácio.

Mohamed Megahed, chefe da missão arqueológica, disse que, através de duas entradas na parede oeste da antecâmara, a missão localizou uma segunda sala sem decoração que era usada como câmara funerária. “Parece que o espaço da câmara funerária estava quase completamente preenchido com um sarcófago de calcário, que foi encontrado totalmente destruído por antigos ladrões de túmulos”, acrescentou Megahed.

Uma entrada na parede sul da antecâmara decorada leva a uma pequena sala, que provavelmente foi usada como depósito. Arqueólogos encontraram a sala cheia de entulho, sem valor.

De acordo com Megahed, “a descoberta da tumba destaca a importância da era Djedkare e o final da V Dinastia em geral”. A missão descobriu os restos de Khuwy ou Khuy, que mostram traços de mumificação.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Emocionante!! Conheci Saqqara e é demais! Abaixo das pirâmides há um enorme complexo de túneis!! Masha’Allah!!

  2. A propaganda do costume,
    a confundir mastabas perto de piramides, com estas.
    Insiste-se no reforçar do equivoco. Talvez por ser popular.

    Por impressionar… Para impressionar e justificar salários.
    Os politicos fazem o mesmo. Fazem-se ministros, passam a ser competentes.
    Basta impressionarem. Por muito ridiculo que sejam, deixam de o ‘parecer’.

    Basta atirar um osso.

RESPONDER

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …

Artistas com espetáculos cancelados recebem pelo menos 50%

O primeiro-ministro referendou, esta quarta-feira, a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia. Este …

EUA anunciam fim da isenção de sanções no programa nuclear civil iraniano

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram na quarta-feira o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou. "Hoje, anuncio o fim …

Violência doméstica, droga, bairros problemáticos. Agentes da PSP obrigados a usar coletes anti-bala

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) decidiu tornar obrigatório o uso de coletes balísticos em oito tipos de situações. De acordo com o Jornal de Notícias, os agentes da PSP vão passar a …

Benfica e FC Porto estão entre os clubes europeus com maior valor comercial

O Benfica e o FC Porto estão em 24.º e 30.º, respetivamente, na lista dos 32 clubes de futebol europeus com maior valor comercial, que é liderada pelos espanhóis do Real Madrid. O Benfica (24.º) e …