Marcha de extrema-direita vai ser recebida em São Francisco com flores… e cocó de cão

Os californianos, mais propriamente os habitantes de São Francisco, nos EUA, preparam-se para receber a marcha nazi convocada para este sábado com um “campo minado” dos dejetos dos seus animais de estimação.

Segundo o The Guardian, quando um grupo de extrema direita for a São Francisco este sábado, vai ser recebido por ativistas pacíficos com flores no cabelo. Além disso, vão ser recebidos por cocó. Muito, muito cocó de cão.

Centenas de habitantes de São Francisco preparam Crissy Field, a pitoresca praia, na sombra da Golden Gate Bridge, onde o grupo de extrema direita Patriot Prayer – “Oração Patriota”, em português – se vai juntar, com uma “generosa” (palavras do The Guardian) carpete de excrementos.

Tuffy Tuffington passeava os seus dois cães, Bob e Chuck, Patterdale terriers, quando começou a imaginar “extremistas de direita a pisar cocó”. Depois disso, não conseguiu imaginar nada melhor para os receber. “Estaríamos a enfrentá-los e nem precisávamos de os encarar”.

Depois da ideia, veio a execução. O artista de 45 anos criou um evento no facebook baseado na ideia que tinha tido e os donos de cães de São Francisco responderam em massa. Muitos deles demonstraram até intenção de armazenar os dejetos caninos durante alguns dias para depois os “distribuir”.

Posto isto, que ninguém se preocupe com o estado de Crissy Field depois de ser coberto com um manto de cocó: domingo será dia de “limpar a porcaria e trocar abraços”, como dita o convite de Facebook.

A marcha pôs as autoridades de São Francisco em alerta máximo, depois de políticos locais terem tentado, sem sucesso, que o Serviço Nacional de Parques impedisse o grupo de se manifestar em Crissy Field. Segundo fontes oficiais, o departamento da polícia já destacou todos os agentes disponíveis para estes protestos.

Para muitos habitantes da cidade, a visita indesejada da “alt-right” é uma oportunidade de lutar contra a xenofobia, com a ajuda dos seus amigos de quatro patas e imbuídos do espírito flower power e transformismo que caracteriza São Francisco.

“Com supremacistas brancos e neonazis entre nós, vamos voltar a ligar a frequência do amor e responder ao ódio deles com flores no cabelo“, descreve Shannon Bolt, cientista comportamental e uma das organizadoras do evento. Mas, e se a polícia impedir os dois grupos de se aproximarem? “Então teremos de oferecer-lhes as flores contra o fascismo, simbolicamente.”

Mas que não se espere apenas um ajuntamento de cães com os seus donos pela trela. Neste momento, estão convocados contra protestos de palhaços, de amantes de desportos aquáticos e de automobilistas, para além do “pequeno contra protesto mais fofinho” de todos (leia-se, de crianças acompanhadas dos seus pais) – tudo com o objetivo de combater o ódio com humor, amor e criatividade.

Como resume Cleve Jones, ativista LGBT que este sábado vai passar o dia no parque Golden Gate: “Muitas pessoas gostariam de esmurrar nazis, outras acham que eles devem ser totalmente ignorados. Mas pelo meio há todo o tipo de ideias loucas e criativas”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Já repararam que nunca há manifestações de direita são todas tituladas de manifestações da “extrema direita”. Acredita neste tipo de desinformação quem quer

RESPONDER

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …

Bruxelas regista lentidão no desenvolvimento da ferrovia e dos portos portugueses

A Comissão Europeia fez hoje várias observações sobre a lentidão do desenvolvimento de projetos na ferrovia e nos portos portugueses, num relatório elaborado no âmbito do pacote de inverno do semestre europeu. Abordando os setores ferroviário …

Há dois anos, o Governo deu luz verde a doutoramentos nos politécnicos (mas ainda não mudou a lei)

O Governo deu luz verde aos doutoramentos nos politécnicos e, por isso, criou em 2018 uma lei para mudar o panorama. Contudo, esta só funciona se a Lei de Bases mudar. Em 2018, o Conselho de …

Neymar recusa treinar depois de não ser convocado

O futebolista brasileiro Neymar, que joga atualmente no PSG, recusou-se a treinar no dia seguinte a não ter sido convocado para o jogo frente ao Dijon, para a Taça de França, revelou esta quarta-feira o …

"Poesia de emergência". Espanhóis criam número de telefone para quem quiser ouvir poemas

O projeto "Poesia de Emergência" nasceu no início de 2018 e tem mais de uma centena de voluntários que recitam poemas próprios autores conhecidos. Basta ligar para um número.   A ideia, que já tem voluntários em …

Vitalino Canas: "Andei 40 anos a preparar-me para ser juiz do Tribunal Constitucional"

O ex-secretário de Estado Vitalino Canas assumiu hoje, no parlamento, que esteve nos últimos “40 anos” a preparar-se para “ser juiz do Tribunal Constitucional”, e salientou que se for eleito não será porta-voz “de nenhum …

Lei que proíbe eutanásia "comercial" considerada inconstitucional por tribunal alemão

O Tribunal Constitucional da Alemanha considerou esta quarta-feira inconstitucional uma lei de 2015 que proíbe o suicídio assistido "organizado" por médicos ou associações. A lei privou doentes em fase terminal do "direito de escolher [a sua] …

Relatório policial acusa adeptos portistas de racismo contra jogador do Moreirense

O FC Porto está a ser alvo de um processo disciplinar por acusações de racismo contra um jogador guineense do Moreirense, numa partida disputada dia 10 de janeiro. Depois de toda a polémica a envolver Marega, …