Marcha de extrema-direita vai ser recebida em São Francisco com flores… e cocó de cão

Os californianos, mais propriamente os habitantes de São Francisco, nos EUA, preparam-se para receber a marcha nazi convocada para este sábado com um “campo minado” dos dejetos dos seus animais de estimação.

Segundo o The Guardian, quando um grupo de extrema direita for a São Francisco este sábado, vai ser recebido por ativistas pacíficos com flores no cabelo. Além disso, vão ser recebidos por cocó. Muito, muito cocó de cão.

Centenas de habitantes de São Francisco preparam Crissy Field, a pitoresca praia, na sombra da Golden Gate Bridge, onde o grupo de extrema direita Patriot Prayer – “Oração Patriota”, em português – se vai juntar, com uma “generosa” (palavras do The Guardian) carpete de excrementos.

Tuffy Tuffington passeava os seus dois cães, Bob e Chuck, Patterdale terriers, quando começou a imaginar “extremistas de direita a pisar cocó”. Depois disso, não conseguiu imaginar nada melhor para os receber. “Estaríamos a enfrentá-los e nem precisávamos de os encarar”.

Depois da ideia, veio a execução. O artista de 45 anos criou um evento no facebook baseado na ideia que tinha tido e os donos de cães de São Francisco responderam em massa. Muitos deles demonstraram até intenção de armazenar os dejetos caninos durante alguns dias para depois os “distribuir”.

Posto isto, que ninguém se preocupe com o estado de Crissy Field depois de ser coberto com um manto de cocó: domingo será dia de “limpar a porcaria e trocar abraços”, como dita o convite de Facebook.

A marcha pôs as autoridades de São Francisco em alerta máximo, depois de políticos locais terem tentado, sem sucesso, que o Serviço Nacional de Parques impedisse o grupo de se manifestar em Crissy Field. Segundo fontes oficiais, o departamento da polícia já destacou todos os agentes disponíveis para estes protestos.

Para muitos habitantes da cidade, a visita indesejada da “alt-right” é uma oportunidade de lutar contra a xenofobia, com a ajuda dos seus amigos de quatro patas e imbuídos do espírito flower power e transformismo que caracteriza São Francisco.

“Com supremacistas brancos e neonazis entre nós, vamos voltar a ligar a frequência do amor e responder ao ódio deles com flores no cabelo“, descreve Shannon Bolt, cientista comportamental e uma das organizadoras do evento. Mas, e se a polícia impedir os dois grupos de se aproximarem? “Então teremos de oferecer-lhes as flores contra o fascismo, simbolicamente.”

Mas que não se espere apenas um ajuntamento de cães com os seus donos pela trela. Neste momento, estão convocados contra protestos de palhaços, de amantes de desportos aquáticos e de automobilistas, para além do “pequeno contra protesto mais fofinho” de todos (leia-se, de crianças acompanhadas dos seus pais) – tudo com o objetivo de combater o ódio com humor, amor e criatividade.

Como resume Cleve Jones, ativista LGBT que este sábado vai passar o dia no parque Golden Gate: “Muitas pessoas gostariam de esmurrar nazis, outras acham que eles devem ser totalmente ignorados. Mas pelo meio há todo o tipo de ideias loucas e criativas”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Já repararam que nunca há manifestações de direita são todas tituladas de manifestações da “extrema direita”. Acredita neste tipo de desinformação quem quer

      • Caro Joaquim, reveja a foto que acompanha a noticia.
        Se tem um minimo de, seja do que for, vê do que se trata.
        Só atrazo mental.

  1. Jorge, em 1º lugar não é atrazo é atraso, em 2º lugar, voce se soubesse ler, teria lido que os manifestantes “vão” ser recebidos, o que indica que é num tempo futuro. Logo a foto usada para a notícia, só pode ser representativa, de outro evento.
    Da próxima vez use no minimo 2 neurónios funcionais antes de comentar

RESPONDER

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …