Marcha de extrema-direita vai ser recebida em São Francisco com flores… e cocó de cão

Os californianos, mais propriamente os habitantes de São Francisco, nos EUA, preparam-se para receber a marcha nazi convocada para este sábado com um “campo minado” dos dejetos dos seus animais de estimação.

Segundo o The Guardian, quando um grupo de extrema direita for a São Francisco este sábado, vai ser recebido por ativistas pacíficos com flores no cabelo. Além disso, vão ser recebidos por cocó. Muito, muito cocó de cão.

Centenas de habitantes de São Francisco preparam Crissy Field, a pitoresca praia, na sombra da Golden Gate Bridge, onde o grupo de extrema direita Patriot Prayer – “Oração Patriota”, em português – se vai juntar, com uma “generosa” (palavras do The Guardian) carpete de excrementos.

Tuffy Tuffington passeava os seus dois cães, Bob e Chuck, Patterdale terriers, quando começou a imaginar “extremistas de direita a pisar cocó”. Depois disso, não conseguiu imaginar nada melhor para os receber. “Estaríamos a enfrentá-los e nem precisávamos de os encarar”.

Depois da ideia, veio a execução. O artista de 45 anos criou um evento no facebook baseado na ideia que tinha tido e os donos de cães de São Francisco responderam em massa. Muitos deles demonstraram até intenção de armazenar os dejetos caninos durante alguns dias para depois os “distribuir”.

Posto isto, que ninguém se preocupe com o estado de Crissy Field depois de ser coberto com um manto de cocó: domingo será dia de “limpar a porcaria e trocar abraços”, como dita o convite de Facebook.

A marcha pôs as autoridades de São Francisco em alerta máximo, depois de políticos locais terem tentado, sem sucesso, que o Serviço Nacional de Parques impedisse o grupo de se manifestar em Crissy Field. Segundo fontes oficiais, o departamento da polícia já destacou todos os agentes disponíveis para estes protestos.

Para muitos habitantes da cidade, a visita indesejada da “alt-right” é uma oportunidade de lutar contra a xenofobia, com a ajuda dos seus amigos de quatro patas e imbuídos do espírito flower power e transformismo que caracteriza São Francisco.

“Com supremacistas brancos e neonazis entre nós, vamos voltar a ligar a frequência do amor e responder ao ódio deles com flores no cabelo“, descreve Shannon Bolt, cientista comportamental e uma das organizadoras do evento. Mas, e se a polícia impedir os dois grupos de se aproximarem? “Então teremos de oferecer-lhes as flores contra o fascismo, simbolicamente.”

Mas que não se espere apenas um ajuntamento de cães com os seus donos pela trela. Neste momento, estão convocados contra protestos de palhaços, de amantes de desportos aquáticos e de automobilistas, para além do “pequeno contra protesto mais fofinho” de todos (leia-se, de crianças acompanhadas dos seus pais) – tudo com o objetivo de combater o ódio com humor, amor e criatividade.

Como resume Cleve Jones, ativista LGBT que este sábado vai passar o dia no parque Golden Gate: “Muitas pessoas gostariam de esmurrar nazis, outras acham que eles devem ser totalmente ignorados. Mas pelo meio há todo o tipo de ideias loucas e criativas”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Já repararam que nunca há manifestações de direita são todas tituladas de manifestações da “extrema direita”. Acredita neste tipo de desinformação quem quer

      • Caro Joaquim, reveja a foto que acompanha a noticia.
        Se tem um minimo de, seja do que for, vê do que se trata.
        Só atrazo mental.

  1. Jorge, em 1º lugar não é atrazo é atraso, em 2º lugar, voce se soubesse ler, teria lido que os manifestantes “vão” ser recebidos, o que indica que é num tempo futuro. Logo a foto usada para a notícia, só pode ser representativa, de outro evento.
    Da próxima vez use no minimo 2 neurónios funcionais antes de comentar

RESPONDER

Modelo matemático de Alan Turing explica os misteriosos "círculos de fada" da Namíbia

Os impressionantes padrões de vegetação dos "círculos de fada" australianos surgem de acordo com a teoria de 1952 enunciada pelo célebre matemático britânico Alan Turing. Em 1952, quando o matemático britânico Alan Turing publicou o seu …

Cientistas descobrem novo tipo de supercondutor

Uma equipa de cientistas identificou, pela primeira vez, um supercondutor de onda G. A investigação marca um grande desenvolvimento nesta área da Física. Investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, encontraram um novo tipo de …

Astrónomos provam que há água "presa" na poeira interestelar

As partículas de poeira no Espaço estão cobertas de gelo. Esta descoberta facilita as tentativas futuras de identificar a estrutura e composição da poeira em diferentes ambientes astrofísicos. O meio interestelar é composto por gás e …

Rochas antigas de Vénus apontam para origem vulcânica

Uma equipa internacional de investigadores descobriu que alguns dos terrenos mais antigos de Vénus, conhecidos como "tesserae", têm camadas que parecem consistentes com atividade vulcânica. A descoberta pode fornecer informações sobre a enigmática história geológica …

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …