/

Santuário de Fátima repleto na primeira peregrinação sem restrições

Paulo Cunha / Lusa

Peregrinação de outubro no Santuário de Fátima

A peregrinação internacional aniversária de outubro ao Santuário de Fátima, que hoje termina, está a decorrer “dentro da normalidade” e sem registo de incidentes, informou a GNR.

Esta é a primeira que se realiza sem restrições devido à pandemia. A peregrinação de outubro fica assim marcada pelo regresso das peregrinações organizadas.

Cerca de 48 grupos, maioritariamente de países europeus, marcaram presença em Fátima, com destaque para França, Espanha e Itália.

Continuam, no entanto, a faltar as peregrinações do continente americano e da Ásia, ansiosamente esperadas e desejadas pelo sector hoteleiro de Fátima, que depende em muito da estadia desses peregrinos nos vários hotéis da cidade, onde alguns continuam ainda de portas fechadas, refere o Expresso.

Com o regresso dos peregrinos em massa, as autoridades revelam que as celebrações estão a decorrer de forma ordeira. “Está a decorrer dentro da normalidade. Ainda há pessoas a chegar para as cerimónias”, disse à agência Lusa pelas 10:20 o comandante do Destacamento de Tomar da Guarda Nacional Republicana, capitão Dias Inácio.

Segundo este responsável da GNR, “há alguma afluência e concentração de autocarros”, estando os parques a norte do Santuário de Fátima com uma “ocupação praticamente a 100%”, quer os parques para viaturas pesadas, quer para os veículos ligeiros.

Dias Inácio salientou ainda que “não há incidentes nem ocorrências”.

A GNR tem desde terça-feira uma operação no âmbito da peregrinação a Fátima, que visa a segurança das pessoas, controlo de tráfego e prevenção criminal no Santuário e áreas envolventes.

A operação “Trindade 2021 – Segurança da Peregrinação Internacional em Fátima” é desenvolvida através do Comando Territorial de Santarém e conta com a participação de várias especialidades da GNR, nomeadamente meios do dispositivo territorial, de trânsito, da estrutura de investigação criminal, de patrulhamento ciclo e a cavalo, de ordem pública e do sistema de videovigilância.

A peregrinação internacional de 12 e 13 de outubro ao Santuário de Fátima é presidida pelo arcebispo de Salvador da Bahia e primaz do Brasil, cardeal Sérgio da Rocha.

A peregrinação internacional aniversária deste 12 e 13 outubro acabou por ser ensombrada pelo tema que, desde há vários dias, paira como uma nuvem sobre a Igreja Católica: a pedofilia em França, e as ondas de choque que acabam por fazer-se sentir no resto do mundo.

ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.