Santos Silva assume “contactos” para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Manuel de Almeida / Lusa

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há “contactos” com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento de Estado para 2021.

Em entrevista ao jornal Público e à Renascença, Auusto Santos Silva voltou a falar do diferendo diplomático sobre a opção estratégica portuguesa entre Estados Unidos e China, criado pelo embaixador norte-americano em entrevista ao semanário Expresso. “Não houve necessidade de redenção. As circunstâncias estão ultrapassadas. Trabalhamos bem [com os EUA] e continuaremos a trabalhar bem”, garantiu o ministro.

Numa entrevista à TVI24, na terça-feira, o governante já tinha dito que eram “circunstâncias completamente ultrapassadas”.

Na entrevista ao Público e Renascença, Santos Silva assumiu que há “contactos” no dossiê das Lajes para um reforço da presença dos Estados Unidos, embora, por razões diplomáticas, não possa falar enquanto o processo não estiver concluído.

Relativamente às atuais negociações à esquerda para o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021), Santos Silva desdramatizou a situação: “A nossa interação com os parceiros parlamentares é todos os dias” e, por isso, nada está perdido junto de Bloco de Esquerda e PCP.

“As vossas perguntas estão a obrigar-me a dramatizar numa área em que a dramatização não faz sentido“, disse Santos Silva.

“Vamos enfrentar esta crise sem recorrer a nenhum dos instrumentos de austeridade propriamente dita, ou seja, continuando a aumentar o salário mínimo, criando uma nova prestação social, investindo fortemente no SNS, aumentando o investimento público, mobilizando um conjunto de fundos que o país nunca teve. Portanto, nós vamos avançar”, assegurou o ministro, acrescentando: “Não peço ao PSD que deixe a oposição”.

Tal como na entrevista à TVI24, o governante afastou-se de um possível apoio do PS a Ana Gomes, candidata a Belém, ao falar sobre os extremismos à esquerda.

“Há extremismos na vida política. Já temos bem presente no debate político um extremismo que põe como objectivo mudar o regime e num sentido não democrático e trazer para Portugal discussões moralmente repugnantes. Esse extremismo deve ser combatido com a força da moderação. Espero que surja uma candidatura suficientemente abrangente para que a grande maioria do eleitorado se reveja”, disse.

Santos Silva garantiu ainda que “o país lucrou imenso” com o “equilíbrio” entre uma maioria de esquerda no Parlamento e “um Presidente que vinha da direita”. Para o ministro, o PS deve ter isso em conta quando decidir qual a “voz avisada e serena” que deve ocupar a cadeira em Belém.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …