Santos Silva assume “contactos” para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Manuel de Almeida / Lusa

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há “contactos” com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento de Estado para 2021.

Em entrevista ao jornal Público e à Renascença, Auusto Santos Silva voltou a falar do diferendo diplomático sobre a opção estratégica portuguesa entre Estados Unidos e China, criado pelo embaixador norte-americano em entrevista ao semanário Expresso. “Não houve necessidade de redenção. As circunstâncias estão ultrapassadas. Trabalhamos bem [com os EUA] e continuaremos a trabalhar bem”, garantiu o ministro.

Numa entrevista à TVI24, na terça-feira, o governante já tinha dito que eram “circunstâncias completamente ultrapassadas”.

Na entrevista ao Público e Renascença, Santos Silva assumiu que há “contactos” no dossiê das Lajes para um reforço da presença dos Estados Unidos, embora, por razões diplomáticas, não possa falar enquanto o processo não estiver concluído.

Relativamente às atuais negociações à esquerda para o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021), Santos Silva desdramatizou a situação: “A nossa interação com os parceiros parlamentares é todos os dias” e, por isso, nada está perdido junto de Bloco de Esquerda e PCP.

“As vossas perguntas estão a obrigar-me a dramatizar numa área em que a dramatização não faz sentido“, disse Santos Silva.

“Vamos enfrentar esta crise sem recorrer a nenhum dos instrumentos de austeridade propriamente dita, ou seja, continuando a aumentar o salário mínimo, criando uma nova prestação social, investindo fortemente no SNS, aumentando o investimento público, mobilizando um conjunto de fundos que o país nunca teve. Portanto, nós vamos avançar”, assegurou o ministro, acrescentando: “Não peço ao PSD que deixe a oposição”.

Tal como na entrevista à TVI24, o governante afastou-se de um possível apoio do PS a Ana Gomes, candidata a Belém, ao falar sobre os extremismos à esquerda.

“Há extremismos na vida política. Já temos bem presente no debate político um extremismo que põe como objectivo mudar o regime e num sentido não democrático e trazer para Portugal discussões moralmente repugnantes. Esse extremismo deve ser combatido com a força da moderação. Espero que surja uma candidatura suficientemente abrangente para que a grande maioria do eleitorado se reveja”, disse.

Santos Silva garantiu ainda que “o país lucrou imenso” com o “equilíbrio” entre uma maioria de esquerda no Parlamento e “um Presidente que vinha da direita”. Para o ministro, o PS deve ter isso em conta quando decidir qual a “voz avisada e serena” que deve ocupar a cadeira em Belém.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …

Novo estudo diz que Remdesivir não tem "impacto significativo" nos doentes com covid-19

Ao contrário do que se pensava, o medicamento antiviral remdesivir não reduz as mortes entre os pacientes com covid-19, sobretudo quando comparado com o tratamento padrão, de acordo com os resultados de um estudo internacional. Em …

Bebés alimentados por biberões ingerem milhões de micro plásticos por dia, sugere estudo

Um novo estudo vem agora alertar para os perigos da puericultura moderna. De acordo com a pesquisa, os bebés que são alimentados com biberões engolem milhões de partículas de micro plástico por dia. Normalmente os biberões …