Santos Silva admite à CNN responsabilidades do Governo no pico da crise

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, admitiu hoje responsabilidades do Governo no agravamento da pandemia de covid-19 em Portugal, no mês de janeiro, pelo relaxamento de medidas no Natal.

Numa entrevista ao programa Connect the World with Becky Anderson, do canal televisivo CNN Internacional, Santos Silva disse acreditar que a estirpe do novo coronavírus inicialmente detetada no Reino Unido foi o principal fator por detrás do pico de novos casos de contágio em Portugal, em janeiro.

Contudo, o chefe da diplomacia portuguesa reconheceu que o relaxamento de medidas de combate à pandemia no Natal também pode ter contribuído para a grave situação da crise sanitária em Portugal.

Quando a jornalista perguntou a Santos Silva se o abrandamento nas medidas de contenção no Natal e no Ano Novo estariam por detrás do pico de contágios e de mortes em janeiro, o ministro corrigiu-a e lembrou que a suavização de restrições apenas aconteceu durante o período natalício, “quando as pessoas puderam ir visitar a família”.

Santos Silva atribuiu o agravamento da situação pandémica ao aparecimento em Portugal da nova estirpe inicialmente detetada no Reino Unido, que “representa cerca de metade dos novos casos” no território, mais do que ao relaxamento das medidas.

“Na altura, julgámos que havia condições para facilitar. Mas, na verdade, acreditamos que a nova variante do Reino Unido foi a principal razão”, acrescentou Santos Silva.

Questionado sobre se, com essa resposta, o ministro dos Negócios Estrangeiros português estava a rejeitar qualquer responsabilidade sobre eventuais “erros cometidos” pelo seu Governo, Santos Silva esclareceu que não estava a demarcar-se de culpas.

“Claro que o Governo assume a responsabilidade”, disse Santos Silva, referindo-se ao facilitar de regras na altura do Natal.

O chefe da diplomacia portuguesa também admitiu o “impacto devastador” da pandemia na economia portuguesa, sobretudo porque a crise sanitária está a “afetar particularmente os setores do turismo e da aviação”.

“Na indústria e na agricultura as coisas estão bem”, disse Santos Silva, mostrando confiança em que a economia portuguesa possa recuperar ainda este ano, embora sabendo das dificuldades que se colocam aos empresários portugueses.

“Sou otimista, mas realista”, disse Santos Silva.

O ministro dos Negócios Estrangeiros também reconheceu que o plano de vacinação em Portugal está atrasado, como no resto da Europa, dizendo que apenas 4% da população foi para já vacinada.

“Mantemos a intenção de ter 70% da população adulta vacinada até setembro”, explicou Santos Silva, atribuindo a responsabilidade pelos atrasos atuais à falta de fornecimento de vacinas por parte das empresas farmacêuticas.

“O fornecimento de vacinas está muito aquém do que foi contratualizado” pela União Europeia, disse Santos Silva, que tem agora também responsabilidades neste processo, no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

Depois de ver imagens de uma peça jornalística sobre as dificuldades dos hospitais portugueses durante o período crítico de janeiro, Augusto Santos Silva disse que o sistema de saúde em Portugal foi sujeito “a uma enorme pressão”, mas acrescentou que “nunca chegou a colapsar”.

O chefe da diplomacia portuguesa disse que os números da pandemia estão agora muito melhores, como resultado do confinamento a que o país foi sujeito desde final de janeiro, mas disse que as medidas de contenção terão de se prolongar “provavelmente, até depois da Páscoa”.

Santos Silva disse ainda que Portugal é um dos países do mundo a realizar mais testes para o novo coronavírus e que está com uma política de controlo da propagação da pandemia muito apertada, nomeadamente através do fecho de fronteiras.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega deverá acabar rapidamente

A comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega vai tomar posse na próxima quinta-feira, mas deverá acabar depressa, uma vez que apenas a Iniciativa Liberal apresentou projeto. A presidência da comissão cabe ao PS, a primeira …

Candidatura ibérica ao Europeu de andebol. Lisboa é a única cidade portuguesa

O campeonato da Europa da modalidade, em 2028, pode ser realizado em diversas cidades espanholas. E na capital portuguesa. A Federação de Andebol de Portugal e Real Federação Espanhola de Andebol confirmaram nesta terça-feira que submeteram …

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …