/

Santander tentou devolver Banif Bahamas ao Estado por suspeita de ilegalidades

O Banco Santander, novo dono do banco Banif, tentou devolver ao Estado português a filial nas Bahamas devido a suspeitas de que algumas contas tenham sido usadas para movimentar dinheiro resultante de práticas ilegais.

Segundo o jornal Observador, as autoridades dos Estados Unidos, onde o Banif Bahamas tem a sua sede, consideram haver suspeitas de “fuga aos impostos, branqueamento de capitais e outras irregularidades”.

Estas suspeitas terão levado o Santander a tentar reverter parte do negócio de venda de Banif, numa tentativa de devolver a entidade das Bahamas, por considerar que “a situação real era diferente da que tinha sido reportada” durante as negociações da operação.

Em dezembro, o governo português decidiu a resolução do Banif, medida que teve um custo próximo aos 3.000 milhões de euros para o Estado, e vendeu ao banco Santander, por 150 milhões de euros, os seus ativos saudáveis – onde se incluíram os depósitos do Banif Bahamas.

As contas que agora se questionam tinham sido identificadas pelo Banco de Portugal como “poupanças de emigrantes” portugueses nos Estados Unidos, pelo que ficaram protegidas pela medida de resolução aplicada ao Banif.

O governo assegura que está “a acompanhar” a situação para esclarecer todas as questões que possam surgir, enquanto o Santander se prepara para avançar com a liquidação da entidade com sede nas Bahamas, “em linha com o acordado com as autoridades europeias no dia da resolução”.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.