Santana Lopes defende seguro de saúde generalizado

António Cotrim / Lusa

O presidente do Aliança, Pedro Santana Lopes

O presidente do Aliança, Pedro Santana Lopes, defendeu a generalização dos seguros de saúde para todos os portugueses, considerando “insustentável que só os ricos possam aceder ao sistema privado”.

Pedro Santa Lopes lançou esta intenção no encontro da direção de campanha eleitoral do seu partido que reuniu ontem, em Tomar, os cabeças de lista às eleições legislativas e os coordenadores distritais, acentuando que “todos devem ter o seu seguro de saúde”, segundo avançou o ECO.

Sem referir quais, Pedro Santana Lopes defendeu apoios aos “cerca de metade dos portugueses que não têm sequer rendimentos que lhe permitam pagar IRS”, pelo que no acesso aos seguros de saúde esse “apoio” devia existir.

Segundo o presidente do Aliança, “temos de generalizar os seguros de saúde” e “mudar a estrutura de financiamento do Serviço Nacional de Saúde”, concluindo que este, “assim como está, não dá”.

Assunção Cristas, presidente do CDS-PP, havia defendido o modelo de seguro de saúde, defendendo que estas despesas devem ser dedutíveis no IRS das famílias.

TP, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pois, por que é que a ADSE é apenas para funcionários públicos ? Que democracia é esta ? Por que é que quem não for servidor do Estado tem que levar toda a vida um chuto no cu ? Está na altura de alargar a ADSE a todos os portugueses que aceitem as suas condições. O regime dito democrático tem que ser para todos, não apenas para privilegiados. Faz-se justiça, finalmente.

  2. e para ele bilhetes vip de borla pró concerto. ele que faça e pague o seguro dele que da minha vida trato eu e dispenso as preocupações do marialva os meus bois agarro eu pelos kornos.

  3. Agora todos prometem, ms quando chegam ao poleiro o que prometeram madam as malvas, este porque não fez o que agora diz que quer que é o seguro para todos por mim os partidos do arco da Governação vão de carrinho, seita de mafiosos

  4. A ADSE não é um seguro de saúde. Querem transformá-la num seguro de saúde. A ADSE foi criada em 1963, sendo por isso muito anterior ao SNS. A ADSE comparticipa algumas despesas de saúde, o SNS é tendencialmente gratuito. As seguradoras visam o lucro, o SNS visa a saúde dos portugueses, de modo universal e inclusivo. Se não existisse o SNS talvez fosse razoável pensar-se num seguro de saúde obrigatório, com SNS não parece fazer grande sentido. Fará sentido sim, investir no SNS, de modo a cumprir o designo de assegurar o acesso a cuidados de saúde a todos os portugueses. Os seguros já existem e devem ser supletivos ou complementares para quem quiser investir neles, mas é preciso estar ciente que o objetivo de um seguro não é a saúde dos portugueses. Por isso, o que faz sentido é investir forte no Serviço Nacional de Saúde.

  5. Existe um País e uma Constituição da República Portuguesa, ao contrário do que andam a propalar desde que me lembro.
    Todas as pessoas que pretendam aceder à ADSE deveriam poder fazê-lo, independentemente da sua entidade patronal. Isso é discriminação, portanto, é inconstitucional!
    O resto são tretas e histórias da carochinha.

    P.S.: Não voto, nem nunca votei, no Santana. Nas próximas eleições não Votarei nos partidos do arco da governação (cuja família aumentou há 4 anos), nem no PAN que não passa de um grupo de oportunistas.
    Considero-me de esquerda, mas paciência de “santo” também acaba…
    Mas garanto que vou votar!

RESPONDER

Consumo moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro

Um novo estudo sugere que até mesmo o consumo leve ou moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro. No entanto, as conclusões não são consensuais na comunidade científica. Nem só o …

Fim da guerra comercial à vista. Estados Unidos e China chegam a acordo

Falta apenas a assinatura do presidente dos Estados Unidos para que o entendimento possa pôr um ponto final na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. De acordo com a Bloomberg, os negociadores …

Recuperados seis dos oito corpos das vítimas de erupção de vulcão na Nova Zelândia

Uma equipa militar neozelandesa recuperou esta sexta-feira seis dos oito corpos dos turistas que permaneciam desaparecidos após a erupção, na segunda-feira, do vulcão Whakaari, numa ilha desabitada da Nova Zelândia. A operação, que envolveu oito membros …

Plantas também "gritam" quando estão sob stress

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem "gritar" quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel …

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …