Santana Lopes defende seguro de saúde generalizado

António Cotrim / Lusa

O presidente do Aliança, Pedro Santana Lopes

O presidente do Aliança, Pedro Santana Lopes, defendeu a generalização dos seguros de saúde para todos os portugueses, considerando “insustentável que só os ricos possam aceder ao sistema privado”.

Pedro Santa Lopes lançou esta intenção no encontro da direção de campanha eleitoral do seu partido que reuniu ontem, em Tomar, os cabeças de lista às eleições legislativas e os coordenadores distritais, acentuando que “todos devem ter o seu seguro de saúde”, segundo avançou o ECO.

Sem referir quais, Pedro Santana Lopes defendeu apoios aos “cerca de metade dos portugueses que não têm sequer rendimentos que lhe permitam pagar IRS”, pelo que no acesso aos seguros de saúde esse “apoio” devia existir.

Segundo o presidente do Aliança, “temos de generalizar os seguros de saúde” e “mudar a estrutura de financiamento do Serviço Nacional de Saúde”, concluindo que este, “assim como está, não dá”.

Assunção Cristas, presidente do CDS-PP, havia defendido o modelo de seguro de saúde, defendendo que estas despesas devem ser dedutíveis no IRS das famílias.

TP, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pois, por que é que a ADSE é apenas para funcionários públicos ? Que democracia é esta ? Por que é que quem não for servidor do Estado tem que levar toda a vida um chuto no cu ? Está na altura de alargar a ADSE a todos os portugueses que aceitem as suas condições. O regime dito democrático tem que ser para todos, não apenas para privilegiados. Faz-se justiça, finalmente.

  2. e para ele bilhetes vip de borla pró concerto. ele que faça e pague o seguro dele que da minha vida trato eu e dispenso as preocupações do marialva os meus bois agarro eu pelos kornos.

  3. Agora todos prometem, ms quando chegam ao poleiro o que prometeram madam as malvas, este porque não fez o que agora diz que quer que é o seguro para todos por mim os partidos do arco da Governação vão de carrinho, seita de mafiosos

  4. A ADSE não é um seguro de saúde. Querem transformá-la num seguro de saúde. A ADSE foi criada em 1963, sendo por isso muito anterior ao SNS. A ADSE comparticipa algumas despesas de saúde, o SNS é tendencialmente gratuito. As seguradoras visam o lucro, o SNS visa a saúde dos portugueses, de modo universal e inclusivo. Se não existisse o SNS talvez fosse razoável pensar-se num seguro de saúde obrigatório, com SNS não parece fazer grande sentido. Fará sentido sim, investir no SNS, de modo a cumprir o designo de assegurar o acesso a cuidados de saúde a todos os portugueses. Os seguros já existem e devem ser supletivos ou complementares para quem quiser investir neles, mas é preciso estar ciente que o objetivo de um seguro não é a saúde dos portugueses. Por isso, o que faz sentido é investir forte no Serviço Nacional de Saúde.

  5. Existe um País e uma Constituição da República Portuguesa, ao contrário do que andam a propalar desde que me lembro.
    Todas as pessoas que pretendam aceder à ADSE deveriam poder fazê-lo, independentemente da sua entidade patronal. Isso é discriminação, portanto, é inconstitucional!
    O resto são tretas e histórias da carochinha.

    P.S.: Não voto, nem nunca votei, no Santana. Nas próximas eleições não Votarei nos partidos do arco da governação (cuja família aumentou há 4 anos), nem no PAN que não passa de um grupo de oportunistas.
    Considero-me de esquerda, mas paciência de “santo” também acaba…
    Mas garanto que vou votar!

RESPONDER

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …