Santana Lopes desafia Rio e Cristas para coligação contra a “frente esquerda”

Pedro Santana Lopes considera que a única forma de derrotar a aliança de esquerda nas próximas eleições legislativas é formar uma “frente centro-direita” com PSD, CDS e Aliança juntos.

Declarações efectuadas pelo presidente do Aliança em entrevista ao jornal Sol, onde considerou que o seu partido pode ser relevante para atrapalhar os planos do PS ou uma possível “geringonça II” nas próximas eleições legislativas.

“Qualquer um por cento ou meio por cento ou 2 por cento podem fazer falta para uma maioria absoluta“, constata Santana Lopes, notando que “o caminho deve ser o da convergência de esforços”.

É tudo “uma questão de vontade política”, atira o político que abandonou o PSD depois de ter perdido as eleições para presidir ao partido social-democrata.

Santana Lopes realça que o Aliança defende uma coligação pós-legislativas, mas destaca que até pode fazer sentido antecipar essa ideia para antes do sufrágio, “com base nos resultados das eleições europeias”. Perante “o discurso cada vez mais radical da esquerda”, pode ser “mais mobilizador se houver um entendimento” pré-eleitoral, reforça.

Não nos podemos resignar, nem dar como dado adquirido que a frente esquerda vai ganhar”, atira o ex-presidente da Santa Casa da Misericórdia.

As pessoas dizem-me: juntem-se, juntem-se“, constata também, tratando de realçar que “a Aliança não tem receio de disputar sozinha as eleições legislativas”, mas que “sem uma coligação pré-eleitoral é muito difícil vencer a frente de esquerda”.

Na entrevista ao Sol, Santana Lopes aproveita para criticar o Governo e os seus aliados, realçando que “a esquerda diz muita coisa interessante, mas aquilo que eles defendem está a cair em ruínas“.

“O Serviço Nacional de Saúde não responde aos mais pobres”, nota, a título de exemplo, citando também problemas “na justiça, nas estradas, na protecção civil, na segurança”.

Santana Lopes trata ainda de frisar que o deram “como morto politicamente”. “Já está mais do que provado que não morri. Não tenho contas a ajustar”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ahahahahahah… Que palhaço meu Deus! Sempre foi um patetinha e sempre o será! Quer dizer, primeiro contribui por capricho pessoal e por puro narcisismo para a fragmentação do PSD com a sua dissidência que arrastou diversos militantes dos outros partidos de direita e agora depois de ser o causador dessa fragmentação da direita, vem pedir coligação. Se isto não é o maior palerma que a militância política já gerou em Portugal, não sei o que é.

    Parece aquelas crianças… Primeiro brinca com os brinquedos de forma destrutiva e parte tudo. Depois diz que não está partido… Diz que é de encaixar… Ou tenta remendar com H-Cuspo. Imbecil…

  2. Simplesmente engraçado! Este nunca me convenceu e cada vez menos, fala muito por fora mas mete o rabinho entre as pernas quando está lá dentro e se vê apertado!

  3. Este labrego ao dizer que todos tinhamos de ter seguro de saúde como os americanos… já mostrou ao que vinha… mas ainda há gentinha que alinha com esta gente? “gajos das armas”, tratem de desfazer a merda que fizeram!!

RESPONDER

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …

Bolsonaro alarga veto para uso de máscaras no Brasil

Jair Bolsonaro vetou, esta segunda-feira, a obrigatoriedade do uso de máscaras em prisões durante a pandemia, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União. A decisão do Presidente brasileiro incluiu também o fim da obrigatoriedade de …

Carruagens compradas pela CP à espanhola Renfe vão ter espaço para bicicletas

As 51 carruagens que a CP - Comboios de Portugal vai comprar à espanhola Renfe por 1,6 milhões de euros permitirão o transporte de bicicletas, revelou o ministro Pedro Nuno Santos, garantindo que serão gastos …