Santana Lopes desafia Rio e Cristas para coligação contra a “frente esquerda”

Pedro Santana Lopes considera que a única forma de derrotar a aliança de esquerda nas próximas eleições legislativas é formar uma “frente centro-direita” com PSD, CDS e Aliança juntos.

Declarações efectuadas pelo presidente do Aliança em entrevista ao jornal Sol, onde considerou que o seu partido pode ser relevante para atrapalhar os planos do PS ou uma possível “geringonça II” nas próximas eleições legislativas.

“Qualquer um por cento ou meio por cento ou 2 por cento podem fazer falta para uma maioria absoluta“, constata Santana Lopes, notando que “o caminho deve ser o da convergência de esforços”.

É tudo “uma questão de vontade política”, atira o político que abandonou o PSD depois de ter perdido as eleições para presidir ao partido social-democrata.

Santana Lopes realça que o Aliança defende uma coligação pós-legislativas, mas destaca que até pode fazer sentido antecipar essa ideia para antes do sufrágio, “com base nos resultados das eleições europeias”. Perante “o discurso cada vez mais radical da esquerda”, pode ser “mais mobilizador se houver um entendimento” pré-eleitoral, reforça.

Não nos podemos resignar, nem dar como dado adquirido que a frente esquerda vai ganhar”, atira o ex-presidente da Santa Casa da Misericórdia.

As pessoas dizem-me: juntem-se, juntem-se“, constata também, tratando de realçar que “a Aliança não tem receio de disputar sozinha as eleições legislativas”, mas que “sem uma coligação pré-eleitoral é muito difícil vencer a frente de esquerda”.

Na entrevista ao Sol, Santana Lopes aproveita para criticar o Governo e os seus aliados, realçando que “a esquerda diz muita coisa interessante, mas aquilo que eles defendem está a cair em ruínas“.

“O Serviço Nacional de Saúde não responde aos mais pobres”, nota, a título de exemplo, citando também problemas “na justiça, nas estradas, na protecção civil, na segurança”.

Santana Lopes trata ainda de frisar que o deram “como morto politicamente”. “Já está mais do que provado que não morri. Não tenho contas a ajustar”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ahahahahahah… Que palhaço meu Deus! Sempre foi um patetinha e sempre o será! Quer dizer, primeiro contribui por capricho pessoal e por puro narcisismo para a fragmentação do PSD com a sua dissidência que arrastou diversos militantes dos outros partidos de direita e agora depois de ser o causador dessa fragmentação da direita, vem pedir coligação. Se isto não é o maior palerma que a militância política já gerou em Portugal, não sei o que é.

    Parece aquelas crianças… Primeiro brinca com os brinquedos de forma destrutiva e parte tudo. Depois diz que não está partido… Diz que é de encaixar… Ou tenta remendar com H-Cuspo. Imbecil…

  2. Simplesmente engraçado! Este nunca me convenceu e cada vez menos, fala muito por fora mas mete o rabinho entre as pernas quando está lá dentro e se vê apertado!

  3. Este labrego ao dizer que todos tinhamos de ter seguro de saúde como os americanos… já mostrou ao que vinha… mas ainda há gentinha que alinha com esta gente? “gajos das armas”, tratem de desfazer a merda que fizeram!!

RESPONDER

Parlamento Europeu aprova 37,5 milhões para Portugal enfrentar pandemia

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta terça-feira, em sessão plenária, um pacote de 37,5 milhões de euros, mobilizados através do Fundo de Solidariedade Europeu (FSUE), para Portugal “fazer face à emergência sanitária de covid-19”. Os fundos …

Prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19

O prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19, visando apenas aqueles que exerceram atos diretamente relacionados com a doença no primeiro estado de emergência. A atribuição de prémios de desempenho aos profissionais …

Eleições presidenciais vão ser a 24 de janeiro

Marcelo Rebelo de Sousa marcou esta terça-feira as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2021. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou a data das eleições presidenciais: vão realizar-se no dia 24 de …

Tubarão pré-histórico escondia os maiores dentes já alguma vez encontrados na espécie

Os primeiros tubarões viveram há cerca de 400 milhões de anos, mas tinham uma caraterística muito especial: é que eles não baixavam apenas as suas mandíbulas, mas também as giravam para fora ao abrirem a …

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …