Santana gastou 200 mil euros em contratos com amigos e filhos de aliados

10

André Kosters / Lusa

Desde que regressou à presidência da Câmara Municipal da Figueira da Foz, há cerca de um ano e meio, Pedro Santana Lopes já gastou mais de 200 mil euros em ajustes diretos com amigos, filhos de amigos e colegas do Aliança, o partido que fundou em 2018.

A notícia avançada pela CNN Portugal dá conta de que os contratos podem ser ilegais, visto que o autarca invocou a ausência de recursos próprios para a contratação destas pessoas. No entanto, o município tem cerca de 800 funcionários.

A estação televisiva fala em mais de uma dezena de contratos, todos por ajuste direto, celebrados pelo próprio.

No dia 17 de novembro de 2022, Santana Lopes contratou Ana Oliveira, por 2.500 euros mais IVA por mês, para “desenvolver competências, no âmbito da Inclusão do Município na Redes Nacional de Cuidados Continuados Integrados – RNCCI”.

Ana Oliveira é formada na área de Psicologia Clínica, não tendo formação em serviço social nem em gestão na área da saúde. Apesar de antigo primeiro-ministro garantir que a sua contratação tem experiência em cuidados continuados, a ex-funcionária da Santa Casa da Misericórdia desmente, em declarações à CNN/TVI.

Além disso, Ana Oliveira é presidente da concelhia do PSD na Figueira da Foz.

Santana Lopes elegeu quatro vereadores no movimento “Figueira A Primeira” — os mesmos que o PS. O PSD elegeu apenas um. Perante o empate, explica a reportagem, é o PSD que tem o poder de desempatar.

O autarca foi confrontado com a situação e questionado se isto não pode levantar uma suspeita da compra de um favor político. “Por amor de Deus. Eu não tenho essa formação”, respondeu o antigo líder social-democrata.

As suspeitas não se ficam por aqui. Pedro Santana Lopes contratou ainda Ana Cristina Barraca Pereira para a prestação de serviços de “assessoria de imprensa, para o gabinete de apoio à presidência”, por 13.000 euros mais IVA.

O seu currículo mostra que trabalhou como professora de Línguas durante vários anos, trabalhou num departamento de Auditoria e Qualidade e foi secretária num gabinete de apoio à vereação da câmara da Figueira da Foz. Não há qualquer tipo de experiência em assessoria de imprensa no currículo de Ana Cristina Barraca Pereira.

“Somos muito poucos para todas as tarefas que temos”, justifica Santana Lopes.

Ana Cristina Barraca Pereira é filha de José Duarte Pereira, presidente da Assembleia Municipal, na qual Santana Lopes também não tem maioria.

É mencionado outro contrato, datado de 14 de outubro de 2022, referente à contratação de Gonçalo Bronze, por 15.600 euros, para a prestação de serviços na área da comunicação.

Além de fazer parte da lista de candidatos à Assembleia Municipal pelo movimento “Figueira A Primeira”, é também filho de Maria Santos, conhecida como “Peixeira Zeza”, uma figura conhecida localmente, amiga e apoiante de Santana Lopes.

“Nepotismo a propósito de quê? Não roubo, não me vendo, não violo a lei. Faço aquilo que me parece o mais adequado para a defesa do interesse público”, garante Santana Lopes ao jornalista Emanuel Monteiro.

Por fim, há ainda a contratação de Ana Camilo, contratada para dar “apoio à vereação com o pelouro da Ação Social”, por 3.075 euros mais IVA. Ana Camilo foi a cabeça de lista pelo distrito de Castelo Branco nas eleições de 2019 pelo partido Aliança.

Em menos de um ano e meio de mandato, Santana Lopes já gastou mais de 231 mil euros em contratos suspeitos.

ZAP //

10 Comments

  1. Por estas e por outras é que a Figueira continua uma terra muito pouco interessante.
    Enquanto estes filhos da p não forem apagados do mapa é complicado alguma vez alguma coisa mudar em Portugal.

  2. Bem, que mal terá feito o Santana à CNN/TVI?
    Se forem investigar as contratações públicas e ajustes diretos de todas as Câmaras, existirá alguma onde estas situações não aconteçam?

    • Hahahaaaaaa… nada como estes “anjinhos” a defender um parasita vigarista como o Santana!…
      O cadastro e historial do Santana não anteviam outra coisa!

      • Poderá indicar-me em que parte do meu comentário eu defendi o Santana Lopes?
        O que disse é que isto nem é propriamente uma notícia porque isto acontece em todas, ou quase todas as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia.
        A CNN/TVI se quiser, pode ter um programa diário, com várias temporadas, com um episódio por cada Câmara, mas isso não vai acontecer. Daí a minha curiosidade, porquê o Santana?

  3. É tudo farinha do mesmo saco. Não há um que se aproveite. Quem esta na politica, sobe à custa de amigos, e os favores pagam-se com outros favores, Infelizmente esses favores são em dinheiro e à custa dos contribuintes. Não importa o partido, não importa a orientação politica … Masja perdi a esperança que outros faça, melhor, apenas esperam para ser eles a fazer o mesmo

    • Aqui está um comentário com que concordo liminarmente!! É tudo igual ao litro. Enquanto não houver alterações na forma de escolhermos os candidatos que conheçamos bem, com estes mer… metidos em partidos políticos, vamos continuar nesta pouca vergonha do amiguismo. Por isso há cada vez mais portugueses que não querem votar e, eu pertenço ao grupo dos que nunca mais votará neste país.

      • Ora aí está, o melhor será eleger candidatos que conheçamos bem. Provavelmente o seu primo ou a sua mulher fariam um melhor trabalho, certo?
        Como diz o Renato, é tudo farinha do mesmo saco. Mas somos todos.
        Desde a pessoa que conhece alguém no Hospital e pede a esse alguém para marcar uma consulta para amanhã, enquanto o utente comum espera meses pela consulta.
        À pessoa que vai à Oficina mas não quer fatura para não pagar o IVA.
        Ao pessoal que ‘mexe os cordelinhos’ para os filhos/familiares/amigos ocuparem as vagas a concurso na Função Pública/Empresas.
        Somos todos farinha do mesmo saco.
        E depois ficamos muito indignados porque os políticos não são diferentes de nós.

  4. A propósito da notícia que dá conta que “Santana gastou 200 mil euros em contratos com amigos e filhos de aliados” ficamos finalmente a perceber o lema de campanha que levou Santana a ganhar as eleições ou seja “Figueira a Primeira”.
    De facto “Figueira a Primeira” serve para esta gente imunda se servir sem vergonha nem pudor. Sim repito, gente moralmente imunda sem vergonha nem pudor. No interior da Câmara da Figueira são raros os funcionários que não admitem que sem uma boa Cunha não se vai a lado nenhum. Portanto são todos cúmplices uns porque calam outros porque consentem. O presidente, Santana Lopes, tem como uma das suas principais funções respeitar e fazer respeitar a Constituição e a Declaração Universal dos Direitos do Homem no entanto é ele próprio o primeiro a quebrar com todos os deveres e obrigações a que está sujeito.
    Por mais que uma vez tive a oportunidade de me cruzar na rua com esse ser imundo e uma das coisas que o seu rosto transparece com os transeuntes com quem se cruza é um ar assustado. A consciência deve-lhe ser efectivamente bastante pesada pelo que o receio de ser confrontado deve estar constantemente presente no seu dia a dia . Quem não deve não teme.
    Figueira a Primeira vejam bem! Depois ouvimos os médicos lá do centro de saúde a dizerem aos utentes que não se podem queixar muito porque só têm 15 minutos para serem atendidos. Azar destes utentes que não pertencem ao movimento da Figueira A Primeira.
    Tem vergonha Santana! Desaparece! Metes nojo!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.