Santana desafia partidos a falar sobre coligações antes das legislativas

Mário Cruz / Lusa

O presidente do partido Aliança, Pedro Santana Lopes, desafiou os líderes partidários a dizerem antes das eleições legislativas deste ano se querem alguma coligação pós-eleitoral e com que partidos.

Uma coligação pré-eleitoral dos partidos do centro-direita seria “uma possibilidade, mas é difícil e, por isso, propus o acordo pós-legislativas, com base nos resultados que surgirem”, mas, “antes das eleições tem que se dizer o que se quer“, disse Santana Lopes aos jornalistas, durante uma visita a uma herdade agrícola no concelho alentejano de Serpa.

“Como António Costa tem que dizer, clarificar de uma vez por todas, que não fique à espera das eleições para ver depois com quem namora, isso é feio”, afirmou. “Tem que se dizer antes de quem é que se gosta.”

“E está na cara de todos de quem é que António Costa gosta pela experiência ainda recente, ou seja, a frente de esquerda, que continue lá”, disse Santana Lopes, referindo que os partidos do centro-direita “também têm que dizer de sua justiça”.

“Eu disse da minha, a Aliança disse da sua, agora temos este ano todo para ir tratando deste assunto e mostrando quem quer coligação pós-eleitoral e como quer“, sublinhou.

Para Pedro Santana Lopes, “não há tempo mais propício para uma coligação das forças do centro-direita do que quando existe uma frente de esquerda”.

Por isso, é necessário “assumir essa bipolarização [esquerda ou direita], propor aos portugueses, de modo claro, quais são os dois caminhos e daí julgo que só virá bem para Portugal e não mal nenhum”, defendeu, frisando que deve haver “clareza de escolhas, de opções” para “os portugueses tomarem a sua decisão na devida altura”.

“Podia haver uma coligação pré-eleitoral [dos partidos do centro-direita] para as legislativas, com base no resultado das europeias”, mas, “pela distância que tenho visto das outras forças políticas deste setor [PSD e CDS-PP], uma em relação à outra ou em relação a todos os que integram este espaço, acho difícil” e, “pelo menos agora, as condições não estão reunidas para que isso aconteça”, disse.

Santana Lopes disse que o Aliança não quer uma coligação pré-eleitoral do centro-direita para as europeias de maio deste ano, porque o partido “por si tem que ir sozinho a umas eleições medir a sua força” e também porque “não faz sentido nenhum”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pure Skies. Empresa desenha cabines dos aviões do pós-pandemia

Desde o início da pandemia, os especialistas têm testado diferentes maneiras de alcançar o distanciamento social em aviões, embora com pouco sucesso. Agora, há uma empresa que está a levar esta ideia até ao próximo …

OE2021. Bloco de Esquerda vota contra na generalidade

O Bloco de Esquerda vai votar contra a proposta do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, anunciou a coordenadora do partido, Catarina Martins. Em declarações aos jornalistas, a bloquista confirmou este domingo que o …

PS ganha eleições nos Açores sem garantia de maioria absoluta

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo entre 37% e 41%, o que não garante a maioria absoluta, segundo a projeção à boca das urnas realizada este domingo pela Universidade Católica …

Extinção da fauna em Madagáscar pode dever-se à presença humana (e a mudanças climáticas)

Grande parte da fauna de Madagáscar e das ilhas Mascarenhas foi eliminada durante o último milénio. Neste sentido, uma equipa de cientistas analisou um registo do clima nos últimos 8000 anos nas ilhas. O resultado …

PAN vai abster-se na generalidade. OE mais próximo da aprovação

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai abster-se na votação na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na próxima quarta-feira, anunciou a líder parlamentar do partido, Inês Sousa Real. Com a abstenção dos três …

O passado tóxico fica para trás. Asbestos, a cidade "amianto", mudou de nome

A cidade canadiana Asbestos (que significa amianto) ganhou um novo nome, quase 11 meses após o anúncio da votação. Wuase metade dos cerca de 6 mil residentes da cidade canadiana marcaram presença numa votação organizada num …

Menino de 12 anos encontra fóssil de dinossauro com 69 milhões de anos

Nathan Hrushkin, aspirante a paleontólogo de 12 anos, encontrou o fóssil de um dinossauro enquanto passeava com o pai em Alberta, no Canadá. Depois de enviarem uma fotografia ao Museu Royal Tyrrell, ficaram a saber …

Autarca de Cascais associa festa privada de luxo a “número muito expressivo” de casos

O presidente da Câmara Municipal de Cascais associou este sábado uma festa privada, organizada num clube de luxo na Avenida de Liberdade, a "um número muito expressivo de casos" registado no concelho. "A festa de aniversário …

João Almeida acaba em 4.º e faz história no Giro. É o melhor português de sempre na prova

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) subiu este domingo ao quarto lugar final da 103.ª edição da Volta a Itália em bicicleta, no contrarrelógio da 21.ª etapa, que 'coroou' o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS). O português …

Santo Stefano paga 8.000 euros por ano a quem quiser viver na vila medieval italiana

Santo Stefano di Sessanio, uma vila medieval em Abruzzo, uma região no lado leste do centro-sul da Itália, está disposta a pagar a quem quiser mudar-se e começar um negócio nesta pequena localidade. Uma pequena vila medieval …