Santa Casa contratou Paulo Pedroso como consultor por 3700 euros

O ex-ministro socialista Paulo Pedroso, actual director da campanha presidencial de Ana Gomes, foi contratado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em Setembro passado, com um ordenado de 3700 euros e efeitos retroactivos a Abril. Nessa altura, também assinou contrato com a Mutualista Montepio.

Pedroso exerce funções de consultor externo tanto na SCML como na Associação Mutualista Montepio. De notar que as duas entidades são accionistas do Banco Montepio.

O ex-ministro do Trabalho e Segurança Social deixou de ser militante do PS no início de 2020, sem querer avançar as razões da saída. Mas aconteceu numa altura em que Pedroso fez várias críticas ao partido.

Em Abril, saiu a notícia de que tinha sido contratado como consultor pela Associação Mutualista Montepio, o que gerou algum burburinho pelo facto de aumentar a influência de elementos ligados ao PS no seio da instituição, numa altura em que as contas estão mais complicadas.

Agora, a revista Sábado avança que Pedroso foi também contratado como consultor pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). O contrato terá sido assinado em Setembro passado, mas o ex-ministro terá o salário de 3700 euros mensais brutos pago com retroactivos a Abril, como destaca a publicação.

“Atrasos processuais de natureza administrativa” terão atrasado a formalização da contratação, como nota à Sábado a SCML.

A instituição refere à revista que foi o Provedor Edmundo Martinho quem propôs a contratação de Pedroso “atendendo à sua experiência profissional e académica de longos anos e reconhecidas e únicas competências na área social”.

Pedroso e Martinho e Pedroso “conhecem-se há mais de 20 anos”, nota a Sábado, lembrando que quando o primeiro foi ministro da Solidariedade e Segurança Social no Governo de António Guterres, o segundo era presidente do Instituto para o Desenvolvimento Social, tendo depois dirigido o Instituto da Segurança Social.

Os dois terão colaborado “na criação e formulação do então Rendimento Mínimo, hoje Rendimento Social de Inserção”, aponta ainda a Sábado.

Pedroso integra o grupo de trabalho sobre Políticas Públicas na Longevidade, “um fórum que tem contado com a participação de inúmeros especialistas das mais variadas áreas” e que pretende “contribuir para a criação de uma Estratégia Nacional no âmbito desta temática”, como destaca a SCML.

A entidade assegura que já há uma primeira versão desta estratégia “que já foi entregue ao Governo, nomeadamente ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social”.

“Se não é destes temas que eu percebo, então é de quais?”, reage Pedroso em declarações à Sábado.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Depois do Santana provedor, temos o Pedroso consultor!…
    Aquela Casa é mesmo Santa!…
    Certamente que não havia ninguém mais qualificado para o lugar/cargo….

    • Não digas verdades!!!. Desenha-as porque o povo esquerdalha súcialixo troglodita da Tugalândia mesmo desenhado nem ENXERGA, quanto mais escrito…!!!!!!!!!! Uau… e de pedófilos nem merece a pena falar…..

  2. Em tudo na vida não culpo aqueles que se aproveitam das circunstâncias para tirar proveito desta ou daquela situação, o mal está em quem CONSOME. A sociedade tem muitos cancros que, infelizmente consome rios de dinheiro directo ou indirectamente, que nós, contribuintes, alimentamos e acabamos muitas das vezes pagar por más gestões daqueles que deveriam defender o interesse do estado/público.
    “Para o homem, o mundo gira à volta do dinheiro, se não existir dinheiro o mundo não existe”. Como o dinheiro é a mola da vida então, estimula-se os vícios do homem injetando dinheiro nisto ou naquilo para alimentar no dia a dia o CONSUMISMO. O maior cancro da sociedade é o consumismo, o tabaco, bebidas alcoólicas e espiritosas, drogas, pronto a vestir, desporto, sexo, tráfico humano e de armas, programas televisivos tipo show off, bigbrather’s e afins, …….tudo serve para enriquecer o ego dos homens, e os que zelosamente investem milhões e milhões por esse mundo fora, agradecem.
    Havendo quem consuma aquilo que os grandes e pequenos investidores tanto se empenham em semear eles, multiplicam o seu poder financeiro, muitas vezes em detrimento da saúde e bem estar dos que sem logica tanto consomem.
    Depois, o poder político como não vive sem a referida mola (dinheiro) até manda criar este e aquele decreto para legalização das múltiplas actividades logo, quem cria a mencionada legislação, são os muito entendidos e experientes doutores de direito e economia pois, sem eles, não era possível criar este mundo belo a dois tempos em que vivemos, o muito rico e o muito pobre.
    Votar na corrupção? Não obrigado.

  3. Santa Casa…Pia.
    O que mais me intriga é a “saída” do PS. Terá sido estrategicamente combinada?
    O provedor pode dizer que até foi contratado um independente.

RESPONDER

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …