Santa Casa contratou Paulo Pedroso como consultor por 3700 euros

O ex-ministro socialista Paulo Pedroso, actual director da campanha presidencial de Ana Gomes, foi contratado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em Setembro passado, com um ordenado de 3700 euros e efeitos retroactivos a Abril. Nessa altura, também assinou contrato com a Mutualista Montepio.

Pedroso exerce funções de consultor externo tanto na SCML como na Associação Mutualista Montepio. De notar que as duas entidades são accionistas do Banco Montepio.

O ex-ministro do Trabalho e Segurança Social deixou de ser militante do PS no início de 2020, sem querer avançar as razões da saída. Mas aconteceu numa altura em que Pedroso fez várias críticas ao partido.

Em Abril, saiu a notícia de que tinha sido contratado como consultor pela Associação Mutualista Montepio, o que gerou algum burburinho pelo facto de aumentar a influência de elementos ligados ao PS no seio da instituição, numa altura em que as contas estão mais complicadas.

Agora, a revista Sábado avança que Pedroso foi também contratado como consultor pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). O contrato terá sido assinado em Setembro passado, mas o ex-ministro terá o salário de 3700 euros mensais brutos pago com retroactivos a Abril, como destaca a publicação.

“Atrasos processuais de natureza administrativa” terão atrasado a formalização da contratação, como nota à Sábado a SCML.

A instituição refere à revista que foi o Provedor Edmundo Martinho quem propôs a contratação de Pedroso “atendendo à sua experiência profissional e académica de longos anos e reconhecidas e únicas competências na área social”.

Pedroso e Martinho e Pedroso “conhecem-se há mais de 20 anos”, nota a Sábado, lembrando que quando o primeiro foi ministro da Solidariedade e Segurança Social no Governo de António Guterres, o segundo era presidente do Instituto para o Desenvolvimento Social, tendo depois dirigido o Instituto da Segurança Social.

Os dois terão colaborado “na criação e formulação do então Rendimento Mínimo, hoje Rendimento Social de Inserção”, aponta ainda a Sábado.

Pedroso integra o grupo de trabalho sobre Políticas Públicas na Longevidade, “um fórum que tem contado com a participação de inúmeros especialistas das mais variadas áreas” e que pretende “contribuir para a criação de uma Estratégia Nacional no âmbito desta temática”, como destaca a SCML.

A entidade assegura que já há uma primeira versão desta estratégia “que já foi entregue ao Governo, nomeadamente ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social”.

“Se não é destes temas que eu percebo, então é de quais?”, reage Pedroso em declarações à Sábado.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Depois do Santana provedor, temos o Pedroso consultor!…
    Aquela Casa é mesmo Santa!…
    Certamente que não havia ninguém mais qualificado para o lugar/cargo….

    • Não digas verdades!!!. Desenha-as porque o povo esquerdalha súcialixo troglodita da Tugalândia mesmo desenhado nem ENXERGA, quanto mais escrito…!!!!!!!!!! Uau… e de pedófilos nem merece a pena falar…..

  2. Em tudo na vida não culpo aqueles que se aproveitam das circunstâncias para tirar proveito desta ou daquela situação, o mal está em quem CONSOME. A sociedade tem muitos cancros que, infelizmente consome rios de dinheiro directo ou indirectamente, que nós, contribuintes, alimentamos e acabamos muitas das vezes pagar por más gestões daqueles que deveriam defender o interesse do estado/público.
    “Para o homem, o mundo gira à volta do dinheiro, se não existir dinheiro o mundo não existe”. Como o dinheiro é a mola da vida então, estimula-se os vícios do homem injetando dinheiro nisto ou naquilo para alimentar no dia a dia o CONSUMISMO. O maior cancro da sociedade é o consumismo, o tabaco, bebidas alcoólicas e espiritosas, drogas, pronto a vestir, desporto, sexo, tráfico humano e de armas, programas televisivos tipo show off, bigbrather’s e afins, …….tudo serve para enriquecer o ego dos homens, e os que zelosamente investem milhões e milhões por esse mundo fora, agradecem.
    Havendo quem consuma aquilo que os grandes e pequenos investidores tanto se empenham em semear eles, multiplicam o seu poder financeiro, muitas vezes em detrimento da saúde e bem estar dos que sem logica tanto consomem.
    Depois, o poder político como não vive sem a referida mola (dinheiro) até manda criar este e aquele decreto para legalização das múltiplas actividades logo, quem cria a mencionada legislação, são os muito entendidos e experientes doutores de direito e economia pois, sem eles, não era possível criar este mundo belo a dois tempos em que vivemos, o muito rico e o muito pobre.
    Votar na corrupção? Não obrigado.

RESPONDER

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …

Marcelo reeleito com 55% a 62% dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, após vencer as eleições deste domingo com 55% a 62% dos votos.  Segundo as primeiras projeções, Ana Gomes deverá ficar em …

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …

Polícia desmantela rede de tráfico internacional de armas (e descobre santuário dedicado a Hitler)

Em dezembro, as autoridades espanholas conseguiram desmantelar uma rede ilegal de armas que operava em toda a Europa, e acabou por capturar os traficantes. O que a polícia não esperava era encontrar um armazém cheio …