Santa Casa contratou Paulo Pedroso como consultor por 3700 euros

O ex-ministro socialista Paulo Pedroso, actual director da campanha presidencial de Ana Gomes, foi contratado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em Setembro passado, com um ordenado de 3700 euros e efeitos retroactivos a Abril. Nessa altura, também assinou contrato com a Mutualista Montepio.

Pedroso exerce funções de consultor externo tanto na SCML como na Associação Mutualista Montepio. De notar que as duas entidades são accionistas do Banco Montepio.

O ex-ministro do Trabalho e Segurança Social deixou de ser militante do PS no início de 2020, sem querer avançar as razões da saída. Mas aconteceu numa altura em que Pedroso fez várias críticas ao partido.

Em Abril, saiu a notícia de que tinha sido contratado como consultor pela Associação Mutualista Montepio, o que gerou algum burburinho pelo facto de aumentar a influência de elementos ligados ao PS no seio da instituição, numa altura em que as contas estão mais complicadas.

Agora, a revista Sábado avança que Pedroso foi também contratado como consultor pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). O contrato terá sido assinado em Setembro passado, mas o ex-ministro terá o salário de 3700 euros mensais brutos pago com retroactivos a Abril, como destaca a publicação.

“Atrasos processuais de natureza administrativa” terão atrasado a formalização da contratação, como nota à Sábado a SCML.

A instituição refere à revista que foi o Provedor Edmundo Martinho quem propôs a contratação de Pedroso “atendendo à sua experiência profissional e académica de longos anos e reconhecidas e únicas competências na área social”.

Pedroso e Martinho e Pedroso “conhecem-se há mais de 20 anos”, nota a Sábado, lembrando que quando o primeiro foi ministro da Solidariedade e Segurança Social no Governo de António Guterres, o segundo era presidente do Instituto para o Desenvolvimento Social, tendo depois dirigido o Instituto da Segurança Social.

Os dois terão colaborado “na criação e formulação do então Rendimento Mínimo, hoje Rendimento Social de Inserção”, aponta ainda a Sábado.

Pedroso integra o grupo de trabalho sobre Políticas Públicas na Longevidade, “um fórum que tem contado com a participação de inúmeros especialistas das mais variadas áreas” e que pretende “contribuir para a criação de uma Estratégia Nacional no âmbito desta temática”, como destaca a SCML.

A entidade assegura que já há uma primeira versão desta estratégia “que já foi entregue ao Governo, nomeadamente ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social”.

“Se não é destes temas que eu percebo, então é de quais?”, reage Pedroso em declarações à Sábado.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Depois do Santana provedor, temos o Pedroso consultor!…
    Aquela Casa é mesmo Santa!…
    Certamente que não havia ninguém mais qualificado para o lugar/cargo….

    • Não digas verdades!!!. Desenha-as porque o povo esquerdalha súcialixo troglodita da Tugalândia mesmo desenhado nem ENXERGA, quanto mais escrito…!!!!!!!!!! Uau… e de pedófilos nem merece a pena falar…..

  2. Em tudo na vida não culpo aqueles que se aproveitam das circunstâncias para tirar proveito desta ou daquela situação, o mal está em quem CONSOME. A sociedade tem muitos cancros que, infelizmente consome rios de dinheiro directo ou indirectamente, que nós, contribuintes, alimentamos e acabamos muitas das vezes pagar por más gestões daqueles que deveriam defender o interesse do estado/público.
    “Para o homem, o mundo gira à volta do dinheiro, se não existir dinheiro o mundo não existe”. Como o dinheiro é a mola da vida então, estimula-se os vícios do homem injetando dinheiro nisto ou naquilo para alimentar no dia a dia o CONSUMISMO. O maior cancro da sociedade é o consumismo, o tabaco, bebidas alcoólicas e espiritosas, drogas, pronto a vestir, desporto, sexo, tráfico humano e de armas, programas televisivos tipo show off, bigbrather’s e afins, …….tudo serve para enriquecer o ego dos homens, e os que zelosamente investem milhões e milhões por esse mundo fora, agradecem.
    Havendo quem consuma aquilo que os grandes e pequenos investidores tanto se empenham em semear eles, multiplicam o seu poder financeiro, muitas vezes em detrimento da saúde e bem estar dos que sem logica tanto consomem.
    Depois, o poder político como não vive sem a referida mola (dinheiro) até manda criar este e aquele decreto para legalização das múltiplas actividades logo, quem cria a mencionada legislação, são os muito entendidos e experientes doutores de direito e economia pois, sem eles, não era possível criar este mundo belo a dois tempos em que vivemos, o muito rico e o muito pobre.
    Votar na corrupção? Não obrigado.

RESPONDER

Ninguém sabe do paradeiro dos Evangelhos Garima, um dos maiores tesouros do mundo cristão

Depois de terem sobrevivido a 1.500 anos de história num mosteiro remoto, os Evangelhos Garima enfrentam agora a sua ameaça mais grave. Um dos maiores tesouros do mundo cristão, guardado durante mais de 1.500 anos no …

"Estou preocupado". Ex-piloto da Marinha dos EUA diz que via OVNIs "todos os dias"

Um antigo piloto da Marinha dos Estados Unidos diz que, durante anos, viu Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) "todos os dias". Depois de anos a ignorar a questão, uma task force do Pentágono prepara-se para revelar …

Peru está a investigar se a lixívia pode curar a covid-19

O congresso do Peru votou para investigar se beber ou injetar uma lixívia industrial poderia curar a covid-19. A moção foi aprovada com 49 votos a favor e 39 votos contra. Está a ser criado um …

Há vestígios de ouro nesta imagem de satélite

As operações de mineração num dos maiores depósitos de ouro da Rússia, em Aldan, incluem um método que deixa rastos na paisagem. E são visíveis do Espaço. A imagem de satélite, tirada em setembro de 2019, …

Dezenas de corpos de vítimas de covid-19 encontrados nas margens do rio Ganges

Ciclone Tauktae faz pelo menos 33 mortos na Índia (e paralisa vacinação contra covid-19)

Pelo menos 33 pessoas morreram e quase cem estão desaparecidas na Índia, devido ao impacto do ciclone Tauktae, esta terça-feira. O país também registou o maior número de mortes diárias provocadas pela covid-19. Centenas de milhares …

Cientistas criam dispositivos de testagem que produzem resultados em tempo recorde

Cientistas criaram dispositivos que permitem detetar infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 num segundo ou em menos de 30 minutos, conforme a técnica usada, revelam dois estudos distintos divulgados esta terça-feira na imprensa da especialidade. Investigadores das …

CP está a vender bilhetes com 80% de desconto

A CP tem uma nova campanha, que entra em vigor esta terça-feira, através da qual disponibiliza cerca de 17.920 viagens com descontos até 80% nos comboios intercidades. De acordo com o jornal Público, os bilhetes abrangidos …

Mais de 40 pessoas, quase todas crianças, no hospital de Beja com vómitos

Um total de 35 crianças e seis adultos oriundos de diversas escolas do concelho de Beja deram esta terça-feira entrada no Hospital José Joaquim Fernandes, naquela cidade alentejana. A notícia foi avançada por fonte hospitalar, que …

Novo Banco. "Não era um banco bom, foi preciso fazer dele um bom banco", diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, afirmou esta terça-feira que o Novo Banco “não era um banco bom” e “foi preciso fazer dele um bom banco”, recordando o “legado do BES” que marca …

Ensino superior com vagas especiais para lusodescendentes

O Governo alargou o contingente especial de acesso ao ensino superior dirigido a emigrantes e seus familiares permitindo que, no próximo ano letivo, se possam candidatar todos os lusodescendentes, de nacionalidade portuguesa e residentes no …