“Sangue nas nossas mãos”. Cidade associada à paz vai investir 35 milhões em base para empresa de armas

Saffron Walden, em Essex, é uma cidade mercantil medieval que, devido à sua herança quaker, é há muito tempo associada à paz e ao pacifismo. Agora, a cidade planeia investir 35 milhões de libras de dinheiro público no desenvolvimento de uma nova base de manufatura para uma empresa global de armas.

De acordo com o jornal britânico The Independent, o conselho distrital de Uttlesford vai investir 35 milhões de libras dos contribuintes numa instalação de 56 mil quilómetros quadrados, como parte de um novo portfólio de propriedades com o objetivo de gerar receitas futuras.

A autoridade de Essex vai financiar a construção do complexo, localizado em Tewkesbury, Gloucestershire, e alugá-lo-á durante mais de 35 anos a uma empresa de defesa, que se recusou a identificar publicamente.

Os opositores do projeto apontam que a empresa será a fabricante norte-americana Moog, que recentemente aclamou a sua nova base de Tewkesbury “de última geração”, com inauguração prevista para 2023.

Moradores de Uttlesford expressaram horror sobre o acordo que efetivamente levará o seu imposto municipal a financiar uma empresa que vende armas de guerra em todo o mundo e que, no seu site, se orgulha de desenvolver tecnologia de “um tiro, uma morte”.

Segundo o jornal britânico, há quem aponte que a Moog, especializada em mísseis e caças, já vendeu produtos para países como a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos – duas autocracias do Médio Oriente acusadas de massacrar civis na guerra no Iémen.

O projeto, chamado de “Oportunidade de Investimento 12”, fará com que a autoridade use o seu estatuto de classificação soberana para emprestar 35 milhões de libras a taxas extremamente baixas oferecidas apenas a órgãos públicos.

Em seguida, fará uma parceria com a Barberry Industrial e investirá esse dinheiro no desenvolvimento das instalações de Tewkesbury. Depois de concluído, Moog mudar-se-á para o local e pagará o aluguer ao município sob um contrato de arrendamento de 35 anos.

A nova instalação – descrita como “uma fábrica aeroespacial de última geração e instalação de design” – já tem permissão de planeamento do Tewkesbury Borough Council. A construção está prevista para começar nos próximos meses.

Os opositores lançaram uma petição, exigindo que o conselho – administrado pelo grupo local Residents For Uttlesford – cancele estes planos.

“Há tantas propriedades e negócios em que poderíamos investir, de modo que formar uma parceria eficaz com uma empresa de armas que lida com alguns dos regimes mais abomináveis ​​do mundo é nada menos do que escandaloso”, disse Daniel Brett, conselheiro paroquial e responsável pela petição.

“O conselho tem feito o possível para manter isto em sigilo, porque sabe muito bem que as pessoas ficariam enojadas se o dinheiro estivesse a ser usado dessa forma. Como um distrito, isso colocaria sangue nas nossas mãos – é tão simples quanto isso”, disse.

Num lugar com ligações tão específicas aos movimentos quakers – grupos religiosos conhecidos pela defesa do pacifismo e da simplicidade -, a mudança “era especialmente insensível”, acrescentou Brett.

Paul Fairhurst, líder do Partido Verde no Conselho Distrital de Uttlesford, está entre os que pedem que a decisão seja reconsiderada.

“É totalmente inapropriado”, disse. “Órgãos públicos que lidam com o dinheiro das pessoas precisam de obedecer a um padrão ético muito alto e não acho que alguém possa argumentar que investir neste tipo de indústria faz isso.”

Os Verdes e o partido Lib Dem local já tinham apresentado uma moção para o conselho implementar imediatamente uma nova política de investimento ético.

A empresa é descrita pela Campanha Contra o Comércio de Armas como a “93.ª maior empresa de armas e serviços militares fora da China”.

Em resposta aos planos do conselho, a Campanha Contra o Comércio de Armas disse estar preocupada. “O CAAT acredita que a pressão financeira, incluindo o desinvestimento, pode ser uma ferramenta valiosa para se opor às atividades prejudiciais da indústria de armas”, disse um porta-voz.

“Instamos qualquer autoridade local que decidir a sua política de investimento a considerar o impacto prejudicial do comércio de armas, do qual a Moog participa, sobre a paz global e os direitos humanos, e evitar investir nisso e desfazer-se de participações existentes na indústria de armas”, concluiu.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …