/

Sampdoria e Fiorentina registam novos casos. Regresso está comprometido

1

Quatro jogadores da Sampdoria, da liga italiana de futebol, tiveram hoje testes positivos para covid-19, num dia em que já se tinha conhecido três resultados positivos na Fiorentina, do mesmo campeonato.

Para a formação de Génova, trata-se de três casos novos e a recaída de um dos que já tinha estado doente e fora dado como recuperado.

“No decurso dos testes a que os jogadores foram submetidos [no regresso aos treinos individuais] três novos casos positivos e uma recaída apareceram”, assumiu a Sampdoria, que agora não revela os nomes. Antes, tinham sido dados por infetados, e mais tarde como curados, Omar Colley, Albin Ekdal, Morten Thorsby, Antonio La Gumina e Manolo Gabbiadini, além do médico do clube.

Mais cedo, fora a Fiorentina a divulgar seis casos positivos, entre os quais três jogadores, nos testes realizados na quarta-feira.

Na nota publicada, a equipa ‘viola’ refere que “foram identificados três atletas e três elementos do staff sanitário infetados com a covid-19”, os quais foram “colocados em isolamento, de acordo com o protocolo definido”.

Já os restantes elementos do plantel vão realizar testes na sexta-feira, de forma a “retomarem os treinos facultativos no relvado”.

Na quarta-feira, o Torino também registou um caso de infeção num jogador do plantel, que se encontra assintomático e foi colocado em quarentena.

Vários clubes do futebol italiano iniciaram os treinos individuais esta semana, seguindo a autorização do governo transalpino e cumprindo as normas de segurança sanitária definidas. Contudo, o regresso aos treinos coletivos apenas deverá acontecer em 18 de maio, depois de jogadores e técnicos serem testados de novo.

Ainda assim, há equipas que se mostram contra a retoma do futebol em Itália, como é o caso do Brescia, cujo ‘capitão’, Daniele Gastaldello, disse hoje que todo o plantel se opõe a um recomeço da ‘Serie A’, devido à crise mundial de saúde pública.

Já esta semana, o ministro do Desporto de Itália, Vincenzo Spadafora, voltou a revelar algum ceticismo quanto a esta questão, considerando que é impossível adiantar uma data certa para um eventual regresso do campeonato italiano e salientando que “o futebol não permite distância de segurança, nem o uso de medidas de proteção”.

A Serie A, liderada pela Juventus, que conta com o internacional português Cristiano Ronaldo, foi interrompida a 9 de março, face à propagação do novo coronavírus.

Países Baixos e França já cancelaram os respetivos campeonatos de futebol, devido à pandemia de covid-19, ao contrário de Portugal e Alemanha, que retomam as provas este mês. Inglaterra, Espanha e Itália ainda ensaiam o regresso das competições, sem data marcada.

Itália, que regista um total de 29.958 mortos e perto de 216 mil casos de infeção confirmados, é o terceiro país do mundo mais afetado pela pandemia de covid-19, depois dos Estados Unidos e do Reino Unido.

// Lusa

1 Comment

  1. Em Portugal, os campeonatos da II Liga e do Campeonato de Portugal, foram dados por terminados porque o vírus anda por aí. O campeonato da I Liga mantiveram-no, porque o vírus nesses não entra. Isto são uns governantes de carácacá. Que ridículo. Vê-se tão bem aonde querem chegar. Estão a ver o cofre do Estado a baixar e por isso, sub-reticiamente, querem pôr a economia a funcionar a todo o gás. O dinheiro fala mais alto que a vida. Oxalá que isto não venha a dar para o torto.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.