Sampaio da Nóvoa disposto a tudo para novo ciclo político

SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

António Sampaio da Nóvoa

António Sampaio da Nóvoa no último Congresso do PS

O ex-reitor da Universidade de Lisboa Sampaio da Nóvoa disse hoje, em Abrantes, estar “disposto a tudo” para contribuir para um novo ciclo político em Portugal, embora tenha assegurado não ser candidato a nada.

“Nunca fui, nem sou, candidato a nada, e tenho dito muitas vezes que não tenho vida política, mas também tenho dito que estou disposto a tudo para configurar uma solução de mudança e um novo ciclo político em Portugal, que é absolutamente essencial”, disse Sampaio da Nóvoa à agência Lusa, à margem de uma conferência da Juventude Socialista de Santarém.

Segundo o professor universitário, “o novo ciclo político passa pelas legislativas, e depois pelas presidenciais, mas passa, sobretudo, por uma nova atitude em relação à política”.

Questionado sobre a possibilidade de ser candidato à Presidência da República, em Janeiro de 2016, Sampaio da Nóvoa disse não ser “uma coisa que procure ou deseje”, reiterando querer “contribuir para a mudança e para a transformação do país, não excluindo nem incluindo uma futura candidatura” à sucessão de Cavaco Silva.

Para tal acontecer, observou, “é preciso que haja uma mobilização das pessoas, que inclua os partidos, enquanto estruturas fundamentais da vida politica e democrática”, tendo defendido ser “chegada a altura de ir além dos partidos”.

“É preciso reconhecer a importância das forças sociais, dos movimentos sociais e de muita coisa importante que acontece hoje na sociedade portuguesa e que eu denomino, de forma redundante, ‘democracia democrática’, uma democracia que vá para além das estruturas formais da democracia”, disse Sampaio da Nóvoa.

Nesse contexto, de modo a “reinventarmos uma ideia de futuro” para Portugal, “estou disponível para participar, com outros e com outras pessoas, seja em primeiro ou em último lugar”, afirmou.

Uma sondagem do semanário Expresso revela que Sampaio da Nóvoa, enquanto candidato da esquerda, perderia nas eleições presidenciais frente aos três candidatos da direita (38,9% contra 61,1% de Marcelo, 41,7% contra 58,3% de Santana Lopes e 43,5% contra 56,5% de Rui Rio).

António Guterres ganharia as eleições presidenciais em todos os cenários (contra Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Rio ou Santana Lopes) mas António Vitorino também venceria nos três cenários e conseguiria até melhores resultados que Guterres frente a Santana Lopes, revela o estudo da Eurosondagem, publicado na edição de hoje do Expresso.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Prazo para limpar terrenos termina hoje. Proprietários voltam a arriscar coimas

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina hoje, após ter sido prorrogado devido à pandemia e às condições climatéricas, pelo que os proprietários em incumprimento ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 …

Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera "competente" e "trabalhador" à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a …

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que vivem mais de 105 anos

Uma equipa de investigadores descobriu que os idosos que vivem mais de 105 anos tendem a possuir uma base genética única que torna os seus corpos mais eficazes na reparação de ADN. Esta é a primeira …

Quem já teve covid-19 pode agendar vacina em junho. No verão, vacinados podem vir a deixar máscara

Os doentes recuperados há mais de seis meses de infeção por SARS-CoV-2 vão poder marcar a sua vacinação através do portal de auto-agendamento a partir da primeira semana de junho, confirmou fonte da task force …

Governo aprova 11 milhões de euros para SIRESP de indemnização compensatória

A indemnização compensatória foi aprovada no dia em que o Presidente da República promulgou o decreto-lei que define o modelo transitório de gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede de comunicações do Estado SIRESP. O …

Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto? Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado …

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …