Salvini perde primeira batalha. Coligação começa a formar-se para afastar Liga

european_parliament / Flickr

Matteo Salvini, vice-primeiro ministro italiano, ministro do Interior e líder da Liga

O Senado italiano rejeitou discutir a moção de censura ao Governo, decidindo apenas convocar o primeiro-ministro, Giuseppe Conte, para falar sobre a crise política que se vive no país.

“O que é mais bonito, mais democrático, mais digno do que dar a escolha ao povo“, disse Matteo Salvini no seu discurso ao Senado. No entanto, uma frente do Movimento 5 Estrelas, Partido Democrático e Livre e Iguais acabou por decidir contra a moção de censura ao Governo.

Assim sendo, Giuseppe Conte vai à câmara alta do parlamento no dia 20 de agosto para discutir a crise política. Na semana passada, o primeiro-ministro italiano já se tinha reunido com o presidente, Sergio Mattarella, para falar sobre o tema.

Depois de Salvini ter ameaçado fazer cair o Governo, começa-se a construir um novo panorama na política italiana. O Movimento 5 Estrelas, o Partido Democrático e o Livres e Iguais começam a estudar uma coligação para travar o vice-primeiro-ministro e líder da Liga, que conta com o apoio do Força Itália e do Irmãos de Itália.

Caso Salvini cumpra a sua palavra e demita os seus ministros, o Governo cai automaticamente, explica o jornal Público. O Movimento 5 Estrelas pode aliar-se ao Partido Democrático, deixando a Liga de fora de uma eventual coligação.

O líder de extrema-direita insiste continuamente em eleições antecipadas, já que sondagens recentes apontam para uma possível vitória do seu partido, com 36% das intenções de voto. Já o Movimento 5 Estrelas ronda os 17%, enquanto o Partido Democrata paira os 23%.

As esperanças de Salvini em contra-atacar com uma coligação também se parecem desvanecer, uma vez que o Força Itália se recusa a integrar uma lista única com o seu partido. “A Força Itália não está disposta a renunciar à sua história, aos seus símbolos e à sua lista nas próximas eleições”, explicou Silvio Berlusconi, antigo primeiro-ministro italiano.

Matteo Renzi, senador do Partido Democrático reforçou a ideia da derrota do líder da Liga. “Salvini falhou e tem de renunciar. É necessário um executivo institucional. Todas as forças responsáveis devem dar vida a um executivo para se evitar o aumento do IVA”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …