Salvini perde primeira batalha. Coligação começa a formar-se para afastar Liga

european_parliament / Flickr

Matteo Salvini, vice-primeiro ministro italiano, ministro do Interior e líder da Liga

O Senado italiano rejeitou discutir a moção de censura ao Governo, decidindo apenas convocar o primeiro-ministro, Giuseppe Conte, para falar sobre a crise política que se vive no país.

“O que é mais bonito, mais democrático, mais digno do que dar a escolha ao povo“, disse Matteo Salvini no seu discurso ao Senado. No entanto, uma frente do Movimento 5 Estrelas, Partido Democrático e Livre e Iguais acabou por decidir contra a moção de censura ao Governo.

Assim sendo, Giuseppe Conte vai à câmara alta do parlamento no dia 20 de agosto para discutir a crise política. Na semana passada, o primeiro-ministro italiano já se tinha reunido com o presidente, Sergio Mattarella, para falar sobre o tema.

Depois de Salvini ter ameaçado fazer cair o Governo, começa-se a construir um novo panorama na política italiana. O Movimento 5 Estrelas, o Partido Democrático e o Livres e Iguais começam a estudar uma coligação para travar o vice-primeiro-ministro e líder da Liga, que conta com o apoio do Força Itália e do Irmãos de Itália.

Caso Salvini cumpra a sua palavra e demita os seus ministros, o Governo cai automaticamente, explica o jornal Público. O Movimento 5 Estrelas pode aliar-se ao Partido Democrático, deixando a Liga de fora de uma eventual coligação.

O líder de extrema-direita insiste continuamente em eleições antecipadas, já que sondagens recentes apontam para uma possível vitória do seu partido, com 36% das intenções de voto. Já o Movimento 5 Estrelas ronda os 17%, enquanto o Partido Democrata paira os 23%.

As esperanças de Salvini em contra-atacar com uma coligação também se parecem desvanecer, uma vez que o Força Itália se recusa a integrar uma lista única com o seu partido. “A Força Itália não está disposta a renunciar à sua história, aos seus símbolos e à sua lista nas próximas eleições”, explicou Silvio Berlusconi, antigo primeiro-ministro italiano.

Matteo Renzi, senador do Partido Democrático reforçou a ideia da derrota do líder da Liga. “Salvini falhou e tem de renunciar. É necessário um executivo institucional. Todas as forças responsáveis devem dar vida a um executivo para se evitar o aumento do IVA”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …