Salvini perde primeira batalha. Coligação começa a formar-se para afastar Liga

european_parliament / Flickr

Matteo Salvini, vice-primeiro ministro italiano, ministro do Interior e líder da Liga

O Senado italiano rejeitou discutir a moção de censura ao Governo, decidindo apenas convocar o primeiro-ministro, Giuseppe Conte, para falar sobre a crise política que se vive no país.

“O que é mais bonito, mais democrático, mais digno do que dar a escolha ao povo“, disse Matteo Salvini no seu discurso ao Senado. No entanto, uma frente do Movimento 5 Estrelas, Partido Democrático e Livre e Iguais acabou por decidir contra a moção de censura ao Governo.

Assim sendo, Giuseppe Conte vai à câmara alta do parlamento no dia 20 de agosto para discutir a crise política. Na semana passada, o primeiro-ministro italiano já se tinha reunido com o presidente, Sergio Mattarella, para falar sobre o tema.

Depois de Salvini ter ameaçado fazer cair o Governo, começa-se a construir um novo panorama na política italiana. O Movimento 5 Estrelas, o Partido Democrático e o Livres e Iguais começam a estudar uma coligação para travar o vice-primeiro-ministro e líder da Liga, que conta com o apoio do Força Itália e do Irmãos de Itália.

Caso Salvini cumpra a sua palavra e demita os seus ministros, o Governo cai automaticamente, explica o jornal Público. O Movimento 5 Estrelas pode aliar-se ao Partido Democrático, deixando a Liga de fora de uma eventual coligação.

O líder de extrema-direita insiste continuamente em eleições antecipadas, já que sondagens recentes apontam para uma possível vitória do seu partido, com 36% das intenções de voto. Já o Movimento 5 Estrelas ronda os 17%, enquanto o Partido Democrata paira os 23%.

As esperanças de Salvini em contra-atacar com uma coligação também se parecem desvanecer, uma vez que o Força Itália se recusa a integrar uma lista única com o seu partido. “A Força Itália não está disposta a renunciar à sua história, aos seus símbolos e à sua lista nas próximas eleições”, explicou Silvio Berlusconi, antigo primeiro-ministro italiano.

Matteo Renzi, senador do Partido Democrático reforçou a ideia da derrota do líder da Liga. “Salvini falhou e tem de renunciar. É necessário um executivo institucional. Todas as forças responsáveis devem dar vida a um executivo para se evitar o aumento do IVA”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …