Salvini ameaça fazer cair o Governo italiano

Angelo Carconi / EPA

Matteo Salvini

O ministro do Interior de Itália e líder da Liga, Matteo Salvini, ameaçou fazer cair o governo e voltou a pedir novas eleições legislativas. “É inútil continuar com litígios”, disse.

Matteo Salvini ameaçou esta quinta-feira com eleições antecipadas se persistirem as diferenças e tensões com o parceiro de coligação, o Movimento 5 Estrelas. A Liga emitiu hoje um comunicado em que afirma constatar “desde há algum tempo, em temas fundamentais, visões diferentes” do parceiro de coligação.

Sob o perigo de colapso do Governo, o primeiro-ministro, Giuseppe Conte, e o presidente, Sergio Mattarella, reuniram-se esta quinta-feira para discutir a situação política do país. O conteúdo da conversa não foi revelado por nenhuma das partes. No entanto, sabe-se que as constantes divergências levaram a um aumento de tensões.

O partido de Salvini exemplifica com posições diferentes em relação a “grandes obras, infraestruturas, desenvolvimento económico, redução fiscal, aplicação das autonomias, energia, reforma da justiça e relação com a União Europeia”.

O mais recente conflito entre os dois partidos do governo foi a propósito da linha de comboio de alta velocidade entre Turim e a cidade francesa de Lyon, numa votação realizada na quarta-feira no parlamento.

O Movimento 5 Estrelas (M5S), liderado por Luigi di Maio, sempre se opôs à construção da linha e apresentou esta semana no hemiciclo uma moção para avaliar a melhor forma de romper o tratado assinado com França e assim travar a construção.

“É inútil continuar com litígios. Uma remodelação não serve de nada, a única alternativa a este Governo são novas eleições”, afirmou Salvini, citado pelo jornal Público.

O líder de extrema-direita insiste continuamente nas eleições, já que sondagens recentes apontam para uma possível vitória do seu partido, com 38% das intenções de voto. Já o Movimento 5 Estrelas ronda os 17%, enquanto o Partido Democrata paira os 22%.

Segundo a Reuters, Salvini quer ainda trocar alguns ministros do Governo, incluindo o ministro das Finanças, Giovanni Tria. Isto porque o ministro é assumidamente contra a política fiscal expansionista de Salvini.

Nas eleições europeias de maio passado, no entanto, a Liga passou a partido mais votado de Itália, com perto de 35% dos votos, e o M5S caiu para o terceiro lugar, atrás dos socialistas do Partido Democrático, com 17% dos votos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …