Salvini ameaça fazer cair o Governo italiano

Angelo Carconi / EPA

Matteo Salvini

O ministro do Interior de Itália e líder da Liga, Matteo Salvini, ameaçou fazer cair o governo e voltou a pedir novas eleições legislativas. “É inútil continuar com litígios”, disse.

Matteo Salvini ameaçou esta quinta-feira com eleições antecipadas se persistirem as diferenças e tensões com o parceiro de coligação, o Movimento 5 Estrelas. A Liga emitiu hoje um comunicado em que afirma constatar “desde há algum tempo, em temas fundamentais, visões diferentes” do parceiro de coligação.

Sob o perigo de colapso do Governo, o primeiro-ministro, Giuseppe Conte, e o presidente, Sergio Mattarella, reuniram-se esta quinta-feira para discutir a situação política do país. O conteúdo da conversa não foi revelado por nenhuma das partes. No entanto, sabe-se que as constantes divergências levaram a um aumento de tensões.

O partido de Salvini exemplifica com posições diferentes em relação a “grandes obras, infraestruturas, desenvolvimento económico, redução fiscal, aplicação das autonomias, energia, reforma da justiça e relação com a União Europeia”.

O mais recente conflito entre os dois partidos do governo foi a propósito da linha de comboio de alta velocidade entre Turim e a cidade francesa de Lyon, numa votação realizada na quarta-feira no parlamento.

O Movimento 5 Estrelas (M5S), liderado por Luigi di Maio, sempre se opôs à construção da linha e apresentou esta semana no hemiciclo uma moção para avaliar a melhor forma de romper o tratado assinado com França e assim travar a construção.

“É inútil continuar com litígios. Uma remodelação não serve de nada, a única alternativa a este Governo são novas eleições”, afirmou Salvini, citado pelo jornal Público.

O líder de extrema-direita insiste continuamente nas eleições, já que sondagens recentes apontam para uma possível vitória do seu partido, com 38% das intenções de voto. Já o Movimento 5 Estrelas ronda os 17%, enquanto o Partido Democrata paira os 22%.

Segundo a Reuters, Salvini quer ainda trocar alguns ministros do Governo, incluindo o ministro das Finanças, Giovanni Tria. Isto porque o ministro é assumidamente contra a política fiscal expansionista de Salvini.

Nas eleições europeias de maio passado, no entanto, a Liga passou a partido mais votado de Itália, com perto de 35% dos votos, e o M5S caiu para o terceiro lugar, atrás dos socialistas do Partido Democrático, com 17% dos votos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …