Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Massimo Percossi / EPA

Matteo Salvini

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana “Gregoretti”, em julho de 2019.

Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu arquivar o processo contra o ex-ministro do Interior italiano Matteo Salvini, acusado de impedir o desembarque do navio “Gregoretti”, que tinha a bordo 131 migrantes resgatados em julho de 2019.

Salvini foi acusado do crime de “sequestro de pessoas”, que se enquadravam na sua rígida política de portos encerrados à imigração, mas o tribunal da Catânia decidiu arquivar o caso, também solicitado pelo Ministério Público, segundo fontes próximas ao líder do partido de extrema-direita Liga.

Por outro lado, o tribunal de Palermo, num outro caso, decidiu em 17 de abril permitir a continuidade do processo e o julgamento de Salvini por factos semelhantes: por ter impedido o desembarque de cerca de 150 migrantes salvos pelo navio da organização espanhola Open Arms em agosto de 2019.

Ao deixar o tribunal, Salvini disse “estar feliz” e dedicou o veredicto aos filhos, “aos bons italianos e estrangeiros” e às forças da ordem.

O político também declarou que, como ministro, só queria “defender a dignidade e as fronteiras italianas” com as suas políticas destinadas a conter o fluxo migratório do Mediterrâneo a partir de África e prometeu que se voltar ao Governo fará “exatamente o mesmo”.

No caso de Catânia, Salvini foi acusado de impedir como Ministro do Interior o desembarque de migrantes resgatados no Mediterrâneo e que estavam a bordo do navio da Guarda Costeira italiana “Gregoretti”.

Em sua defesa, sempre declarou que essa política era partilhada e pactuada por toda a coligação governamental da época, formada pelo seu partido e pelo Movimento Cinco Estrelas – partido do ex-primeiro-ministro Giuseppe Conte.

O próprio Conte testemunhou sobre o “Caso Gregoretti”, assim como os então ministros da Defesa, Elisabetta Trenta; das Infraestruturas, Danilo Toninelli; do Interior, Luciana Lamorgese, e dos Negócios Estrangeiros Exterior, Luigi Di Maio [os dois últimos ainda em exercício].

A advogada de Salvini, Giulia Bongiorno, expressou a sua satisfação pelo arquivamento deste segundo caso e disse que o juiz de Catânia instruiu o caso de uma forma preliminar “muito mais profunda” do que o de Palermo, o que permitiu a realização de um julgamento.

“Este juiz foi extremamente rigoroso e atencioso porque desde o início não quis julgar superficialmente”, disse a advogada.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

NASA vai construir telescópio espacial capaz de detetar asteroides ameaçadores

A NASA aprovou a produção de um telescópio espacial infravermelho para detetar asteroides que possam representar uma ameaça para a Terra. A agência está a desenvolver o telescópio espacial Near-Earth Object Surveyor - ou NEO Surveyor …

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …