Salvador “jogou sujo”. Não se admite, dizem os espanhóis

Sergey Dolzhenko / EPA

Salvador Sobral com a irmã Luísa Sobral, autora da música que venceu o Festival da Eurovisão 2017

Salvador Sobral com a irmã Luísa Sobral, autora da música que venceu o Festival da Eurovisão 2017

“Desde o início que o plano de Portugal era jogar sujo”. É o que diz um cronista espanhol sobre a vitória de Portugal no Festival da Eurovisão. Mas não se trata de uma crítica – pelo contrário, é um tremendo elogio de nuestros hermanos, que estão entre os europeus que mais se renderam a Salvador Sobral.

O texto de Manuel de Lorenzo publicado pelo jornal El Español aborda com ironia o fracasso do concorrente de Espanha no Festival da Eurovisão, Manel Navarro, último com apenas 5 pontos – que lhe foram atribuídos pelo público português – e considera que”Amar pelos dois”, de Salvador Sobral, “salta as regras” da má qualidade que tem sido habitual no concurso.

“Desde o início que o plano de Portugal era jogar sujo”, escreve o cronista, frisando que a RTP levou a concurso uma “canção bem escrita, de harmonias sedosas, uma melodia delicada e versos inspirados”, logo fugindo à tradição festivaleira dos últimos anos.

“Se participas na Eurovisão, participas com todas as consequências. Levar o festival a sério e ganhar é uma infâmia”, aponta Manuel de Lorenzo, sublinhando que a música de Salvador Sobral e da irmã Luísa Sobral não é um “vulgar e antiquado karaoke”.

“A lição de Salvador Sobral”

Também a escritora e jornalista espanhola Elvira Lindo elogia a canção “Amar pelos dois”, notando num artigo no El País que é “um hino de amor à música” e que a “mágica história” de Salvador Sobral “é uma chamada de atenção: o povo não tem que estar condenado ao vulgar”.

No El País, o cronista Fernando Navarro fala ainda da “lição de Salvador Sobral no disparate da Eurovisão”, realçando que “o português conseguiu que triunfasse a música sobre o espectáculo televisivo”.

“Com o seu estilo desalinhado e o seu fato acima do tamanho, Salvador Sobral era visto, por muitos, como um erro que não encaixava na parafernália televisiva da Eurovisão”, escreve Navarro, frisando que “na festa do extravagante, da purpurina e do pop vácuo, o bicho raro era ele”.

Mas “nenhum erro valeu tanto a pena”, conclui o cronista espanhol, salientando que “oxalá” que a vitória de Portugal “seja um ponto de inflexão e não uma mera anedota para o futuro” da Eurovisão.

Por outro lado, Navarro nota que Espanha é “o exemplo contrário a Portugal” com “o intranscendente Manel Navarro” e o seu “pop pegajoso”, “cantado sem tom, nem som, em inglês e em espanhol”. “É como dizer que o burrito de paella que já se vende em qualquer lugar do planeta é típica comida espanhola”, atira o cronista que ouve a identidade portuguesa, e nomeadamente os sons do fado, na música de Salvador Sobral.

De resto, muitos espanhóis ficaram encantados com “Amar pelos dois”, como revela o resultado do televoto de Espanha que deu os 12 pontos a Portugal e muitas manifestações de elogio pelas redes sociais.

Entre os espanhóis famosos que aplaudiram o tema português está Sara Carbonero, mulher do guarda-redes portista Iker Casillas, que partilhou no seu perfil do Instagram as palavras proferidas por Salvador Sobral, na altura da vitória na Eurovisão.

“A música não é fogo de artíficio”, mas “sentimento”, nota Sara Carbonero, que também felicitou Portugal porque “ganhou a música e a simplicidade”.

Sara Carbonero elogia Salvador Sobral
E também o ex-concorrente espanhol da Eurovisão Daniel Diges, que representou o país em 2010, deu os parabéns a Portugal e a Salvador Sobral com a sua própria versão de “Amar pelos dois”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. Acho piada ao titulo sensacionalista do ZAP, para gerar emoções logo na leitura do titulo!
    Em vez de: “Salvador “jogou sujo”. Não se admite, dizem os espanhóis”
    Deviam ter escrito: “Salvador “jogou sujo”. Não se admite, dizem os espanhóis, ironizando”
    O objetivo de um meio de comunicação é informar de forma transparente e não jogar com a interpretação de uma frase para enganar quem lê!
    Os leitores não gostam de ser manipulados! Atenção!
    A noticia espanhola jogava com a ironia do inicio ao fim, compreende-se, agora vocês estão a dar uma noticia de uma noticia, deixa de haver desculpa para a manipulação que tentaram fazer.
    Não vos fica bem!

  2. Atenção ao título das vossas notícias. Não é a primeira vez que o fazem. Escrevem uma coisa que significa outra. Jornalismo não isto!

    • Caro amigo. Isto das notícias convém ler tudo ou o senhor é daqueles que fica geralmente pelo título? Ler faz bem. Leia mais!

      • Por ter lido tudo, é que escrevi o que leu. O título de qualquer notícia tem de corresponder EXACTAMENTE ao conteúdo da mesma. Não tem de servir de chamariz nem de manipulação. Jornalismo a sério é uma coisa, sensacionalismo barato é outra. Quanto a ler, não se preocupe: sou do tempo em que se liam LIVROS.

  3. Concordo com a observação de Rui Esteves. Infelizmente e em assuntos muito mais graves os Jornais colocam títulos que são apenas para induzir em erro quem lê apenas os títulos e não os textos das notícias. Outras vezes é o próprio lead que é enganoso. Realmente tudo serve para vender e o pior para enganar os menos atentos.

  4. Acho que o ZAP devia deixar de dar troco a certo tipo de comentários.
    Uma das coisas que mais me agrada neste espaço é que não nos nivelam por baixo, não substimam a nossa inteligência, não nos tratam como atrasados mentais. Esta notícia é inspiradora, tem piada, está bem escrita e completa, e deixa-nos bem dispostos.
    A boa disposição passa-nos quando tropeçamos em meia dúzia de infelizes pseudo-indignados que não sabem mais do que destilar a sua bílis a pretexto de um purismo balofo que acerta ao lado, que o assunto não justifica, e que a notícia nem merecia.
    Não me revejo nessa gente, revejo-me nos certamente muitos que leram a notícia, e, tendo ou não percebido a ironia do título, daqui saíram bem informados e bem dispostos.
    Portanto, obrigado ZAP. E não se esqueçam: não se dá de comer aos trolls, coisa que vocês têm o escusado hábito de fazer.

RESPONDER

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …