Salvador aplaudido de pé no Parlamento

Mário Cruz / Lusa

O músico e vencedor do Festival Eurovisão, Salvador Sobral, acompanhado pela sua irmã Luisa Sobral

O músico e vencedor do Festival Eurovisão, Salvador Sobral, acompanhado pela sua irmã Luisa Sobral

A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira, por unanimidade e com palmas de pé, um voto de saudação a Salvador e Luísa Sobral pela vitória no Festival da Eurovisão, em Kiev, com os dois irmãos a assistirem à votação.

Salvador e Luísa Sobral, que testemunharam a votação entre alunos das várias escolas que assistiram ao plenário, levantaram-se no momento do voto e em sinal de agradecimento.

Os deputados aplaudiram de pé o momento de aprovação do voto. No texto do voto, salientam que “é a primeira vez que Portugal vence este festival, que durante décadas deixou o país preso ao ecrã de televisão, como aliás voltou a suceder agora.

“O reconhecimento do intérprete Salvador Sobral e da compositora Luísa Sobral foi assim também um momento de afirmação da universalidade da música e uma grande vitória para a língua portuguesa”, destaca o voto, que elogia também “o profissionalismo com que a RTP organizou participação portuguesa em Kiev”.

Sobre a edição do próximo ano, que se irá realizar em Portugal, os deputados confiam que o país vai estar “certamente à altura da tradição de bem receber e organizar estes grandes eventos”.

A convite de Ferro Rodrigues, Salvador Sobral e Luísa Sobral – intérprete e autora da música vencedora, respetivamente – assistiram à votação, naquele que é o primeiro convite que aceitam desde que ganharam o festival. Também o presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis, esteve no parlamento.

Aos jornalistas, o músico afirmou que espera que esta vitória na Eurovisão “possa dar uma fatia um bocadito maior do orçamento à Cultura, que tem sido bastante esquecida”.

Mário Cruz / Lusa

Salvador e Luísa foram aplaudidos de pé no Parlamento

Salvador Sobral, 27 anos, venceu o Festival Eurovisão da Canção que se realizou no sábado, em Kiev, com o tema “Amar pelos dois”, escrito pela irmã, Luísa Sobral.

Segundo a agenda já anunciada, o primeiro concerto de Salvador Sobral depois da vitória no festival acontece no sábado, no Marco de Canavezes, no âmbito do Festival Confluências, com entrada gratuita sujeita à lotação do espaço.

Nascido em Lisboa, em 1989, Salvador Sobral participou, ainda criança, no concurso de talentos “Bravo, Bravíssimo”, na SIC, a estação de televisão onde voltaria aos 18 anos, para participar no “Ídolos”.

A visibilidade nacional e internacional do músico surgiu um ano depois de ter editado o álbum de estreia, “Excuse me”, marcado pelo jazz e pela pop e com o qual tem andado em digressão pelo país há vários meses.

No sábado, ainda em Kiev, nas primeiras declarações depois da vitória, Salvador Sobral disse que “a música não é fogo-de-artifício, é sentimento”.

ZAP // Lusa

9 COMENTÁRIOS

    • Enfim uma vergonha! Homenagear quem nos tão bem representou na cultura!

      Os cantores da Moldávia já foram condecorados e ficaram em 3º lugar!

      Os velhos do Restelo são uma desgraça…

    • E tu? Já fizeste algo de jeito pelo teu país? Salvador fez mais por Portugal e a cambada de inúteis que não sabem fazer mais nada que criticar os que têm sucesso, como está o teu caso!!

  1. Só não percebi o “quase” do título… Dá a ideia que a notícia o vai explicitar mas não…
    Na homenagem, só posso concordar!!
    Não estamos habituados a homenagear os bons, por isso há quem ache mal..

RESPONDER

Catalunha aplaude referendo curdo. Erdogan pode fazê-los "passar fome"

Os curdos iraquianos votaram esta segunda-feira de forma massiva no referendo sobre a sua independência, mas esta possibilidade alimentada há um século arrisca provocar uma escalada nas tensões regionais. O parlamento em Bagdade, na presença dos …

Enfermeiros exigem aumento mínimo de 400 euros. Ministro da Saúde considera "incomportável"

Os enfermeiros podem voltar à greve a 16 de outubro caso o Governo não satisfaça um conjunto de reivindicações esta terça-feira entregues à tutela e que incluem um aumento mínimo de 400 euros para todos …

João Lourenço põe Portugal fora da lista dos principais parceiros

O novo Presidente angolano, João Lourenço, excluiu esta terça-feira Portugal da lista de principais parceiros, no seu discurso de tomada de posse, sublinhando que Angola considerará todos que "respeitem" a soberania nacional. A posição foi assumida …

MP desvalorizou indícios de maus tratos contra menino que morreu na Guarda

A mãe da criança de 7 anos que morreu no sábado, na Guarda, depois de cair de um terceiro andar, está acusada dos crimes de violência doméstica e de exposição ou abandono. O alerta dado …

Casa do presidente da Câmara de Lisboa também vai ser alojamento local

"É tão absurdo como Marcelo Rebelo de Sousa concessionar o Palácio de Belém para um hotel de charme." A crítica é do candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa, Ricardo Robles, sobre …

Marcelo Rebelo de Sousa assobiado na tomada de posse de João Lourenço

João Lourenço, de 63 anos, foi esta terça-feira investido, pelas 12:15, no cargo de Presidente da República de Angola, o terceiro que o país conhece desde a independência, em novembro de 1975. Marcelo Rebelo de …

Centeno e Governador do Banco de Portugal à beira da ruptura

As declarações do Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, sobre as "tentações" do Governo de reduzir a independência dos bancos centrais, caíram mal no seio das Finanças que exigem a Governador que se "retrate". "A …

Fraude massiva com medicamentos potencialmente letais leva centenas à prisão

123 países estiveram envolvidos na operação Pangea X, uma ação a nível internacional coordenada pela Interpol que pretendia combater medicamentos falsificados e os perigos associados à compra de medicamentos pela internet. No âmbito da operação Pangea …

Quase 60 mil pessoas retiradas devido a "erupção iminente" de vulcão em Bali

Mais de 57 mil pessoas fugiram das zonas em torno do vulcão de Monte Agung, na ilha indonésia de Bali, perante registo de atividade sísmica sem precedentes no local. O centro de vulcanologia da ilha …

Governo alarga concurso de regularização da função pública a precários em tempo parcial

Os trabalhadores do Estado em tempo parcial vão poder participar nos concursos para integração de precários. A proposta do PS vai ao encontro do que defendem o BE e o PCP e é votada na …