Salvador aplaudido de pé no Parlamento

Mário Cruz / Lusa

O músico e vencedor do Festival Eurovisão, Salvador Sobral, acompanhado pela sua irmã Luisa Sobral

O músico e vencedor do Festival Eurovisão, Salvador Sobral, acompanhado pela sua irmã Luisa Sobral

A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira, por unanimidade e com palmas de pé, um voto de saudação a Salvador e Luísa Sobral pela vitória no Festival da Eurovisão, em Kiev, com os dois irmãos a assistirem à votação.

Salvador e Luísa Sobral, que testemunharam a votação entre alunos das várias escolas que assistiram ao plenário, levantaram-se no momento do voto e em sinal de agradecimento.

Os deputados aplaudiram de pé o momento de aprovação do voto. No texto do voto, salientam que “é a primeira vez que Portugal vence este festival, que durante décadas deixou o país preso ao ecrã de televisão, como aliás voltou a suceder agora.

“O reconhecimento do intérprete Salvador Sobral e da compositora Luísa Sobral foi assim também um momento de afirmação da universalidade da música e uma grande vitória para a língua portuguesa”, destaca o voto, que elogia também “o profissionalismo com que a RTP organizou participação portuguesa em Kiev”.

Sobre a edição do próximo ano, que se irá realizar em Portugal, os deputados confiam que o país vai estar “certamente à altura da tradição de bem receber e organizar estes grandes eventos”.

A convite de Ferro Rodrigues, Salvador Sobral e Luísa Sobral – intérprete e autora da música vencedora, respetivamente – assistiram à votação, naquele que é o primeiro convite que aceitam desde que ganharam o festival. Também o presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis, esteve no parlamento.

Aos jornalistas, o músico afirmou que espera que esta vitória na Eurovisão “possa dar uma fatia um bocadito maior do orçamento à Cultura, que tem sido bastante esquecida”.

Mário Cruz / Lusa

Salvador e Luísa foram aplaudidos de pé no Parlamento

Salvador Sobral, 27 anos, venceu o Festival Eurovisão da Canção que se realizou no sábado, em Kiev, com o tema “Amar pelos dois”, escrito pela irmã, Luísa Sobral.

Segundo a agenda já anunciada, o primeiro concerto de Salvador Sobral depois da vitória no festival acontece no sábado, no Marco de Canavezes, no âmbito do Festival Confluências, com entrada gratuita sujeita à lotação do espaço.

Nascido em Lisboa, em 1989, Salvador Sobral participou, ainda criança, no concurso de talentos “Bravo, Bravíssimo”, na SIC, a estação de televisão onde voltaria aos 18 anos, para participar no “Ídolos”.

A visibilidade nacional e internacional do músico surgiu um ano depois de ter editado o álbum de estreia, “Excuse me”, marcado pelo jazz e pela pop e com o qual tem andado em digressão pelo país há vários meses.

No sábado, ainda em Kiev, nas primeiras declarações depois da vitória, Salvador Sobral disse que “a música não é fogo-de-artifício, é sentimento”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

    • Enfim uma vergonha! Homenagear quem nos tão bem representou na cultura!

      Os cantores da Moldávia já foram condecorados e ficaram em 3º lugar!

      Os velhos do Restelo são uma desgraça…

    • E tu? Já fizeste algo de jeito pelo teu país? Salvador fez mais por Portugal e a cambada de inúteis que não sabem fazer mais nada que criticar os que têm sucesso, como está o teu caso!!

  1. Só não percebi o “quase” do título… Dá a ideia que a notícia o vai explicitar mas não…
    Na homenagem, só posso concordar!!
    Não estamos habituados a homenagear os bons, por isso há quem ache mal..

RESPONDER

Queda de helicóptero da TV Globo faz duas vítimas mortais

Um helicóptero da Rede Globo caiu, esta terça-feira, na Praia do Pina, no Recife, provocando duas vítimas mortais. Um helicóptero da TV Globo caiu esta terça-feira na praia do Pina, em Boa Viagem, na zona sul …

Tribunal de Beja pediu exame psiquiátrico a um morto

A Directora de Psiquiatria do Hospital de Beja nem queria acreditar quando recebeu do tribunal da cidade uma solicitação para realizar uma perícia médico-legal psiquiátrica a um morto. "Obviamente, não é possível", foi a resposta. Ana …

Erupção violenta no vulcão Mayon pode estar iminente. 40 mil pessoas procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação. A lava foi projetada até 700 …

Polícia quer enviar cães pisteiros à Casa dos Horrores para procurar cadáveres

A polícia norte-americana quer enviar cães pisteiros nas novas buscas à casa do casal Turpin, acusado de ter mantido em cativeiro durante vários anos os seus 13 filhos, em Perris, na Califórnia, para procurar eventuais …

Portugueses fogem da Venezuela e refazem a vida em Madrid

Madrid é uma cidade de refúgio de muitos luso-venezuelanos, principalmente jovens da segunda e terceira geração de emigrantes portugueses, que falam melhor castelhano e que tiveram de sair da Venezuela. "Viemos para Madrid devido à situação …

Corrida para evitar a nova lei já esgotou os eucaliptos nos viveiros

A semente de eucalipto mais recomendada pelas celuloses, por crescer mais depressa, está esgotada nos viveiros devido à corrida dos proprietários que tentam fazer novas plantações antes da entrada em vigor da nova lei que …

"Tinham que meter Manuel Vicente no processo"

Orlando Figueira, o ex-procurador do Ministério Público (MP) acusado de ter recebido subornos de Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola, negou todas as acusações de que é alvo. Em tribunal, Figueira ilibou Manuel Vicente e …

Nem escondido num porta-bagagens Puigdemont vai poder regressar a Espanha

Espanha montou um sistema de vigilância para assegurar a prisão do líder independentista Carles Puigdemont no caso de este tentar regressar à Catalunha, mesmo que tente voltar escondido num porta-bagagens. O ministro da Administração Interna espanhol, …

Papa Francisco pede desculpa por ter "magoado" vítimas de abusos sexuais

Esta segunda-feira, Papa Francisco pediu desculpa às vítimas por ter usado uma expressão menos feliz ao exigir que apresentem provas de que o bispo chileno Juan Barros encobriu um sacerdote condenado por abusos sexuais. Durante a …

75 famílias afetadas pelos incêndios aceitaram indemnizações propostas

A Provedora da Justiça revelou que 75 famílias afetadas pelos incêndios de junho e outubro aceitaram as indemnizações propostas. De acordo com o Jornal de Notícias, até esta terça-feira, a Provedora de Justiça recebeu 162 requerimentos …