A maior procura de salsichas será um sinal que as famílias norte-americanas estão a poupar mais na alimentação.
A salsicha pode parecer que nada tem a ver com uma análise macroeconómica. Mas as últimas semanas nos EUA colocaram as salsichas nesse contexto.
A salsicha é um dos vários produtos que está relacionado directamente com uma recessão económica. Quando é comprada em grandes quantidades, há essa relação.
Nos EUA, muitos americanos deixaram de comprar bifes e passaram a incluir mais salsichas na sua lista de compras. Será (mais) um sinal de que a economia nacional está a abrandar.
Há fabricantes a assinalar um crescimento na venda de salsichas, que aparece como uma alternativa mais barata à carne de vaca ou ao frango.
Ou seja, haverá milhares de famílias nos EUA que estão a poupar na alimentação. Estão a gastar menos dinheiro quando compram comida.
“Esta categoria tende a crescer quando a economia enfraquece, uma vez que a salsicha é um bom substituto proteico para as proteínas de preço mais elevado e pode ‘esticar’ os orçamentos alimentares dos consumidores”, afirmou um produtor citado no Business Insider.
É um corte depois de um recorde: em 2022, cerca de 11% do rendimento dos habitantes dos EUA foi gasto em alimentos. É a maior percentagem em 31 anos.
A inflação (que até desceu para 2,9% em Julho) pesa cada vez mais e relatórios de grandes empresas, como McDonald’s ou Amazon, mostram que os norte-americanos estão cada vez mais concentrados na poupança.
Mas há bilhões, e bilhões de dólares para torrar na Ucrânia, e dar de mamar á “administração” de Zalensky, que de certeza não come salsichas.
Em Portugal os Portugueses, nem para mandar cantar um cego, quanto mais para salsichas, e andámos nisto desde 2012 devido às más políticas intencionais praticadas pelos Governos do dr. Pedro Coelho, dr. António Costa, e dr. Luís Esteves.
Políticas intencionais do Dr. PPCoelho???? Simplesmente seguiu o roteiro da Troika, definido por José Sócrates. Depois, em 2015, veio o Habilidoso tentar ocultar os feitos dos governos PS, dizendo que “a culpa é do Passos”. Do actual PM, não se pode ainda dizer muito, pois tem uma mão presa e os pés atados, pelo que consegue fazer pouco. Mas ainda assim, vai fazendo alguma coisa boa. Devia ter tido a destreza de soltar a mão e os pés no pós-eleições. Mas enfim.
E não te esqueças do engenheiro de domingo Sócrates que nos entregou á troika
E depois a culpa foi do Coelho
A bosta e toda igual. Andam ha 50 anos a gamar