/

Operação Marquês. Salgado quer pagar para não ir a julgamento

António Cotrim / Lusa

Ricardo Salgado estará a tentar evitar ir a julgamento na Operação Marquês, na qual é acusado de três crimes de abuso de confiança.

Ricardo Salgado quer pagar os 10,7 milhões de euros que a acusação diz ter desviado no BES, no âmbito deste processo. A notícia foi avançada este sábado pelo Correio da Manhã.

Sem saber se será considerado culpado ou inocente, Salgado quer pagar para não ir a julgamento – e propõe fazê-lo com bens que estão congelados pela Justiça.

Segundo o diário, o antigo banqueiro quer utilizar o seu património arrestado pela Justiça – pensão de 1,5 milhões; contas bancárias na Suíça de 8,5 milhões, bens móveis de 726 mil euros, tudo isto somado às cauções que prestou – para fazer o pagamento.

Num requerimento ao juiz Carlos Alexandre, a defesa pede a revogação das cauções que prestou nos casos Monte Branco e Universo Espírito Santo, assim como o descongelamento de outros bens. Além disso, alega já não subsistirem os perigos que justificaram a aplicação e manutenção da medida de coação (de fuga e perturbação do inquérito).

“Durante sete anos desde a aplicação da primeira medida de coação no processo Monte Branco, nunca o arguido demonstrou, sequer, o mínimo indício de representar um perigo de fuga. Jamais se furtou a qualquer diligência judicial”, justifica.

O Ministério Público (MP) tem agora de se pronunciar e só depois de saber a posição é que Carlos Alexandre decidirá. A última palavra é do coletivo de juízes presidido por Francisco Henriques, que está a julgar o caso.

O CM avança ainda que, por considerar que o requerimento não é “muito urgente” como alega a defesa de Salgado, Carlos Alexandre só vai decidir em setembro, após as férias judiciais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.