Salários e regalias de Mexia na EDP ainda estão “por determinar”, considera MP

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da EDP, António Mexia. Ao lado deste, João Manso Neto, presidente executivo da EDP Renováveis

O Ministério Público (MP) considera que os salários, prémios e regalias recebidos por António Mexia e João Manso Neto na EDP ainda estão por calcular na sua totalidade. Em causa está o processo de investigação às rendas da empresa e a pagamentos recebidos pelo ex-ministro da Economia Manuel Pinho.

Segundo noticiou o Correio da Manhã (CM), citado pelo Expresso, num despacho dos procuradores Casimiro Nunes e Hugo Neto, responsáveis pelo processo, é referido que o que saiu da EDP para os seus gestores está “por determinar”.

“Os arguidos João Conceição e Manuel Pinho conseguiram ainda, como pretendiam e se comprometeram com os arguidos João Manso Neto e António Mexia, que estes dois últimos se mantivessem à frente da EDP até hoje, permitindo-lhes receber durante todos estes anos os inerentes salários, prémios e regalias de vários milhões de euros, ainda concretamente por determinar”, lia-se no despacho.

O documento refere os factos imputados a João Conceição, antigo assessor de Pinho no Governo, quando foi interrogado, em novembro de 2019.

De acordo com o CM, a partir dos relatórios e contas da empresa, António Mexia recebeu já 22 milhões de euros, enquanto João Manso Neto – à frente da EDP Renováveis – uma quantia acima de 14 milhões.

No relatório e contas relativas a 2018, analisados pelo CM, estão as remunerações brutas de Mexia: de janeiro a abril tinha o salário fixo de 249.863 euros, com a atribuição da remuneração variável anual relativa a 2017 no montante total de 601.751 euros. Já no novo mandato, depois de abril, recebeu um salário bruto de 720.350 euros.

Ao todo, continuou o Expresso, estão em causa 2,2 milhões de euros brutos recebidos em 2018, ainda sujeitos ao pagamento de impostos. Não há referência a regalias, constando nas remunerações do presidente executivo da EDP os montantes relativos ao plano poupança reforma. Manso Neto ganhou 1,47 milhões de euros brutos no mesmo ano, entre remunerações fixas e variáveis.

Mexia e Manso Neto estão na administração da EDP desde março de 2006, altura em que Manuel Pinho era ministro da Economia do Governo de José Sócrates. Os mandatos de ambos foram renovados até ao final deste ano.

O objetivo da investigação do MP é averiguar possíveis benefícios atribuídos à EDP pelo Governo. O processo, aberto em 2012, levou a que Mexia e Manso Neto fossem constituídos arguidos, em junho de 2017. As contas bancárias e as informações fiscais dos administradores da EDP já foram alvo de averiguação judicial no âmbito deste caso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Redes sociais apertam Trump. Facebook elimina publicação, Twitter deixa ultimato

A rede social Facebook apagou esta quarta-feira, pela primeira vez, uma publicação do Presidente norte-americano, Donald Trump, alegando que em causa estava um conteúdo com afirmações falsas sobre a covid-19. Em causa está um vídeo …

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa

A atriz e encenadora faleceu, esta quinta-feira, aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação. "É com profundo pesar e imensa tristeza que a …

PJ acredita ter detido homem que ateou fogo que matou animais em canil de Santo Tirso

A Polícia Judiciária (PJ) está "convencida" de que o autor do fogo que teve origem em Valongo e se estendeu a Santo Tirso, onde dezenas de animais morreram, é um eletricista que foi esta quarta-feira …

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …