Sagres pede desculpa a Rui Patrício e retira vídeo do frango

A Sagres retirou esta segunda-feira o anúncio publicitário que parodiou com o golo sofrido por Rui Patrício na visita do Sporting ao Belenenses, no sábado, na 21.ª jornada da I Liga, após repúdio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Fonte oficial da FPF disse à agência Lusa que o organismo expressou desagrado pelo vídeo publicitário, referente ao dérbi lisboeta, que terminou empatado 1-1, em que, entre outras expressões, dizia que aos 46 minutos “Rui Patrício começa a temperar o frango“, antes de registar, aos 70, o golo de Rui Fonte, seguindo-se a frase “frango servido no Restelo!”.

A mesma fonte federativa acrescentou à Lusa que a Sagres, que patrocina as selecções nacionais, prometeu retirar o anúncio das várias plataformas em que foi divulgado, nomeadamente a sua página oficial no Facebook, no qual a cervejeira se justifica.

“Este domingo publicámos, aqui na nossa página, um vídeo que não foi interpretado da forma com que o criámos e pensámos. Compreendemos o ponto de vista daqueles que podem considerar este conteúdo ofensivo e por isso mesmo decidimos remover o vídeo em questão. Não foi nunca nosso intuito ofender, denegrir ou gozar com os intervenientes de um desporto que nos é tão querido”, lê-se na página da empresa.

A Sagres acrescenta ainda que este vídeo fazia parte de uma campanha a lançar até ao final da temporada, para “retratar em 60 segundos um jogo de 90 minutos do ponto de vista do adepto”.

“E pretendia faze-lo de uma forma descontraída, imparcial e até cómica. Fosse qual fosse o clube, fossem quais fossem os intervenientes”, assegura a cervejeira, assumindo ter retirado o vídeo “não para o esconder”, porque “uma vez publicado nunca o deixará de estar. Retirámos porque não pretendemos ferir susceptibilidades de nenhum adepto de futebol”.

E, por reconhecer que o “futebol mexe profundamente com emoções”, a Sagres apresenta as suas desculpas a Rui Patrício, à FPF, ao Sporting, aos sportinguistas e a todos os adeptos.

Não é a primeira vez que uma marca de bebidas marca um auto-golo por pretender parodiar nas redes sociais e usar os novos media para ganhar popularidade junto de uma determinada faixa de adeptos – normalmente, perdendo-a noutra.

Em 2013, a PEPSI viu-se obrigada a pedir “sinceras e profundas desculpas” a Cristiano Ronaldo e à Seleção Portuguesa de Futebol, por imagens publicadas na página Facebook da marca na Suécia, antes do histórico jogo em que o português calou os suecos com um hat-trick que levou Portugal ao Brasil.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu gostava de poder dizer “Ai é? Então agora é que nunca mais bebo Sagres!”.
    Infelizmente, eu já só bebia Superbock.
    Mas pelo menos, agora tenho mais uma razão.

  2. Os “criativos”, e quem autorizou o vídeo da cerveja em questão devia ser despedido pois se achava ” que não queria ferir susceptibilidades ” , é totalmente idiota e não têm noção do que é criatividade . Vão sempre pela piada fácil e pouco inteligente!

  3. O que a cervejeira fez é inqualificável.
    Crer que achincalhando um profissional de futebol, cujo clube é patrocinado pela marca concorrente, cujo clube é rival de outro clube que essa pp marca patrocina, é próprio de miseráveis e alienados.
    Mas por outro lado também traz uma conclusão – quer a cervejeira quer o clube, estão bem uns para os outros.
    Enquanto uns fazem folclore… os outros vão somando cenas tristes e desprezíveis.

  4. Os idiotas da “dita cuja” cervejeira fizeram um enorme favor à concorrente do Norte, oferecendo-lhe milhares de consumidores sem esta ter gasto um cêntimo em publicidade – os idiotas fizeram um trabalho à altura do perfil e dos modos cultivados pelos muitos adeptos daquelas cores.

RESPONDER

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …