Sagres pede desculpa a Rui Patrício e retira vídeo do frango

A Sagres retirou esta segunda-feira o anúncio publicitário que parodiou com o golo sofrido por Rui Patrício na visita do Sporting ao Belenenses, no sábado, na 21.ª jornada da I Liga, após repúdio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Fonte oficial da FPF disse à agência Lusa que o organismo expressou desagrado pelo vídeo publicitário, referente ao dérbi lisboeta, que terminou empatado 1-1, em que, entre outras expressões, dizia que aos 46 minutos “Rui Patrício começa a temperar o frango“, antes de registar, aos 70, o golo de Rui Fonte, seguindo-se a frase “frango servido no Restelo!”.

A mesma fonte federativa acrescentou à Lusa que a Sagres, que patrocina as selecções nacionais, prometeu retirar o anúncio das várias plataformas em que foi divulgado, nomeadamente a sua página oficial no Facebook, no qual a cervejeira se justifica.

“Este domingo publicámos, aqui na nossa página, um vídeo que não foi interpretado da forma com que o criámos e pensámos. Compreendemos o ponto de vista daqueles que podem considerar este conteúdo ofensivo e por isso mesmo decidimos remover o vídeo em questão. Não foi nunca nosso intuito ofender, denegrir ou gozar com os intervenientes de um desporto que nos é tão querido”, lê-se na página da empresa.

A Sagres acrescenta ainda que este vídeo fazia parte de uma campanha a lançar até ao final da temporada, para “retratar em 60 segundos um jogo de 90 minutos do ponto de vista do adepto”.

“E pretendia faze-lo de uma forma descontraída, imparcial e até cómica. Fosse qual fosse o clube, fossem quais fossem os intervenientes”, assegura a cervejeira, assumindo ter retirado o vídeo “não para o esconder”, porque “uma vez publicado nunca o deixará de estar. Retirámos porque não pretendemos ferir susceptibilidades de nenhum adepto de futebol”.

E, por reconhecer que o “futebol mexe profundamente com emoções”, a Sagres apresenta as suas desculpas a Rui Patrício, à FPF, ao Sporting, aos sportinguistas e a todos os adeptos.

Não é a primeira vez que uma marca de bebidas marca um auto-golo por pretender parodiar nas redes sociais e usar os novos media para ganhar popularidade junto de uma determinada faixa de adeptos – normalmente, perdendo-a noutra.

Em 2013, a PEPSI viu-se obrigada a pedir “sinceras e profundas desculpas” a Cristiano Ronaldo e à Seleção Portuguesa de Futebol, por imagens publicadas na página Facebook da marca na Suécia, antes do histórico jogo em que o português calou os suecos com um hat-trick que levou Portugal ao Brasil.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu gostava de poder dizer “Ai é? Então agora é que nunca mais bebo Sagres!”.
    Infelizmente, eu já só bebia Superbock.
    Mas pelo menos, agora tenho mais uma razão.

  2. Os “criativos”, e quem autorizou o vídeo da cerveja em questão devia ser despedido pois se achava ” que não queria ferir susceptibilidades ” , é totalmente idiota e não têm noção do que é criatividade . Vão sempre pela piada fácil e pouco inteligente!

  3. O que a cervejeira fez é inqualificável.
    Crer que achincalhando um profissional de futebol, cujo clube é patrocinado pela marca concorrente, cujo clube é rival de outro clube que essa pp marca patrocina, é próprio de miseráveis e alienados.
    Mas por outro lado também traz uma conclusão – quer a cervejeira quer o clube, estão bem uns para os outros.
    Enquanto uns fazem folclore… os outros vão somando cenas tristes e desprezíveis.

  4. Os idiotas da “dita cuja” cervejeira fizeram um enorme favor à concorrente do Norte, oferecendo-lhe milhares de consumidores sem esta ter gasto um cêntimo em publicidade – os idiotas fizeram um trabalho à altura do perfil e dos modos cultivados pelos muitos adeptos daquelas cores.

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …