Sadinos gritam pela readmissão na I Liga. Aves não enviou recurso

Rui Minderico / Lusa

Centenas de adeptos do Vitória de Setúbal concentraram-se durante uma manifestação na Praça de Bocage em protesto contra a decisão da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) de excluir a equipa das provas profissionais.

Cerca de dois mil adeptos do Vitória de Setúbal juntaram-se hoje para exigir a readmissão do clube na I Liga. O Desportivo das Aves não enviou o recurso e deverá descer ao Campeonato de Portugal.

Com mote ‘Pelo Vitória, por Setúbal’, a concentração serviu para protestar contra o impedimento do clube em inscrever-se nas competições profissionais, depois de a Comissão de Auditoria da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) ter reprovado o seu processo de licenciamento.

Em causa está o incumprimento de “inexistência de dívidas a sociedades desportivas, jogadores, treinadores e funcionários”, da “regularidade da situação contributiva perante a Autoridade Tributária e a Segurança Social” ou do “compromisso de entrega das contas”, lê-se num comunicado da LPFP.

A manifestação tinha sido agendada no sábado, dia em que cerca de 200 adeptos já se tinham reunido com o mesmo intuito, poucas horas depois de terem lançado o repto na rede social Facebook.

Inconformados com a decisão da LPFP, vitorianos e setubalenses compareceram vestidos a rigor, com camisolas, cachecóis e bandeiras junto da estátua de Bocage, que tem na sua base dezenas de cachecóis que os adeptos têm aí depositado desde o fim de semana.

Durante a concentração, que decorreu sempre de forma ordeira, sob o olhar atento de alguns elementos das forças policiais, os vitorianos gritaram pelo Vitória, cantaram a marcha do clube e entoaram cânticos semelhantes aos que fazem nos dias dos jogos.

Entre as cerca de duas mil pessoas que passaram pela principal praça setubalense esteve José Soares, de 53 anos, que não escondeu satisfação pela moldura humana que compareceu em nome do Vitória.

“É bonito ver que os setubalenses compareceram para apoiar o seu clube num momento difícil. É numa situação como esta que se vêm os verdadeiros adeptos. Os senhores que tomam as decisões têm de ouvir a nossa voz e perceber que não podem nos seus escritórios tirar-nos uma coisa que conseguimos dentro do campo”, vincou.

Além do Vitória de Setúbal, a LPFP excluiu também das provas profissionais o Desportivo das Aves, que tinha sido despromovido à II Liga, depois de ter terminado na 18.ª e última posição, enquanto os setubalenses tinham assegurado a permanência, ao terminarem no 16.º lugar.

O Aves, por sua vez, falhou a entrega do recurso ao impedimento de se inscrever nas competições profissionais e deverá mesmo ser relegado ao Campeonato de Portugal, o terceiro escalão do futebol português.

O jornal O JOGO escreve que o recurso não foi entregue até à meia-noite de ontem, restando apenas saber se foi enviado por correio e ainda não tenha chegado ao destino. O diário desportivo salienta que o emblema da Vila das Aves teve dificuldades em reunir a documentação necessária para apresentar o recurso.

A Liga de clubes convidou o Portimonense, que tinha sido 17.º posicionado e despromovido, a manter-se na I Liga e o Cova da Piedade e o Casa Pia a manterem-se na II Liga, depois de terem sido despromovidos administrativamente, com o cancelamento do segundo escalão, devido à pandemia de covid-19.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Setubal ficar na 1ª liga é uma vergonha para o futebol português. Todos os anos a mesma coisa, falham sempre na situação contribuitiva e financeira e todos os anos no fim andam aflitos e com as calças na mão a pedirem pelas alminhas para não os descerem de divisão. Cumpram como os outros!!!!

RESPONDER

Estudo prevê menos de 2 mil novos casos diários no Natal

No Natal, Portugal deverá registar menos de dois mil novos casos diários de covid-19, segundo uma projeção da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa divulgada hoje. Neste momento regista-se uma redução de 2,7% de novos …

A brilhar na seleção e sem lugar no Sporting, Plata é pretendido pelo Leicester

Depois de somar um par de boas exibições ao serviço da seleção equatoriana, Gonzalo Plata está a ser sondado pelo Leicester. O jovem de 20 anos não tem sido opção no Sporting. Gonzalo Plata tem atraído …

"É impensável um relaxamento". Entre novas medidas, Itália impõe quarentena a turistas nacionais e estrangeiros no Natal

O governo de Itália aprovou a quarentena obrigatória para cidadãos italianos que estejam no estrangeiro entre 21 de dezembro e 6 de janeiro e regressem ao país e para turistas, para prevenir uma "terceira vaga" …

Esta à porta mais um fim de semana de restrições. Concelhos “fecham” a partir das 23h

Entre as 23h00 desta sexta-feira e as 23h59 de terça-feira estão proibidas as deslocações para fora do concelho de residência habitual, salvo algumas exceções previstas na lei. Nesta sexta-feira, o Parlamento prepara-se para dar “luz verde” …

Lucas Veríssimo tem dado dores de cabeça ao Benfica, mas "poderá sair de graça em janeiro"

O presidente do Santos, Orlando Rollo, avisa que há o sério risco de Lucas Veríssimo sair a custo zero já em janeiro. O SL Benfica está ainda a estudar a sua contratação. O negócio de Lucas …

Tabelas do IRS podem significar aumento do salário mínimo até 685 euros

A divulgação das novas tabelas de retenção na fonte de IRS sugere que o salário mínimo nacional possa aumentar até aos 685 euros. O valor a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS …

Arquipélago na "Atlântida britânica" sobreviveu a tsunami há 8 mil anos

Cientistas acreditam que uma parte de Doggerland, uma antiga civilização conhecida como a "Atlântida britânica", tenha sobrevivido ao tsunami que inundou a região há 8 mil anos. Doggerland foi uma civilização antiga no Mar do Norte, …

Plano de vacinação pode prolongar-se até março de 2022. Normalidade pode regressar já no próximo verão

Portugal vai receber 22,8 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 que chegam para imunizar toda a população, mas o processo vai decorrer em três fases, a última das quais poderá prolongar-se até ao …

Partidos concordam com o alívio no Natal (mas plano de vacinação não satisfaz Marcelo)

Com o voto favorável do PSD assegurado, o Parlamento vai aprovar, esta sexta-feira, o decreto presidencial com a segunda renovação do estado de emergência desta segunda fase da pandemia. Depois da reunião no Infarmed, Marcelo Rebelo …

Vespas "buraco de fechadura" conseguem fazer um avião despenhar-se

Conhecidas como vespas "buraco de fechadura", estes insetos constroem os seus ninhos em sítios minúsculos. Em alguns casos raros, podem mesmo levar a que um avião se despenhe. As Pachodynerus nasidens, mais conhecidas por vespas "buraco …