SAD do FC Porto prevê queda acentuada de 98,4% nos lucros

fcporto.pt

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

A SAD do FC Porto comunicou nesta quinta-feira à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que prevê um resultado líquido positivo de 150 mil euros em 2019-20, incluindo um saldo favorável de 77,97 milhões de euros no mercado de transferências.

A queda nos lucros é de quase 100%, uma vez que é menos 98,4% do que em 2018-19, um resultado influenciado pela ausência da fase de grupos da Liga dos Campeões e pelos prémios de valor inferior atribuídos na Liga Europa.

Num documento enviado à CMVM, a detalhar propostas que serão submetidas a votação na Assembleia Geral do clube, a 14 de novembro, está um total de seis pontos, que vão desde a remuneração dos órgãos de administração e fiscalização da sociedade à passagem de 12,895 milhões de euros da época transata para a presente.

Para os 150 mil euros de resultado líquido final contribuem proveitos operacionais, excluindo verbas que entram com passes, na ordem dos 113,808 milhões de euros, contra custos de 135,114 milhões.

Nos registos operacionais, o valor cai de 176,3 milhões de euros para 113,8, sobretudo devido à saída da Champions, contra uma redução prevista de 10,2% com os custos operacionais, de 150,5 milhões.

No prato das receitas, os maiores valores provêm da televisão, com 42,561 milhões de euros, além de uma previsão de 16,709 milhões da participação nas provas europeias, proveitos de bilheteira e ainda 24,855 milhões de acordos publicitários.

Nos custos, a maior fatia vai para as despesas com pessoal (80,384 milhões), seguidas do fornecimento e serviços externos (43,934 milhões de euros), além de gastos com amortizações e provisões.

Ao todo, e antes de entrar nas contas o mercado de transferências, há um resultado negativo de 21,306 milhões, num registo que, comparado com o período homólogo anterior, era de 25,7 milhões positivos. Para chegar a um valor líquido positivo, os “azuis e brancos” orçamentaram um encaixe com transferências de jogadores na ordem dos 77,969 milhões, um aumento de 35,3 milhões em relação ao registado no relatório e contas de 2018-19.

A 10 de Outubro, a SAD apresentou as contas finais de 2018-19, com um lucro consolidado de 9,473 milhões no final do exercício, melhor que os 28,4 milhões negativos de 2017-18.

O administrador da SAD para a área financeira, Fernando Gomes, destacou então que, para a obtenção deste resultado, contribuíram cerca de 81 milhões de euros da Liga dos Campeões e o registo do novo contrato dos direitos televisivos.

Fernando Gomes recordou que o clube se encontra há três anos obrigado ao cumprimento de um acordo de “fair play” financeiro com a UEFA e que, nessa área, até tem tido folgas de uma época para a outra.

“Para o próximo ano não podemos ter prejuízo, mas estamos calmos quanto ao cumprimento do ‘fair play’ financeiro com a UEFA”, disse Fernando Gomes, acrescentando que as contas de 2018-19 “deixaram uma almofada de 22,2 milhões de euros”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …