SAD do FC Porto prevê queda acentuada de 98,4% nos lucros

fcporto.pt

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

A SAD do FC Porto comunicou nesta quinta-feira à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que prevê um resultado líquido positivo de 150 mil euros em 2019-20, incluindo um saldo favorável de 77,97 milhões de euros no mercado de transferências.

A queda nos lucros é de quase 100%, uma vez que é menos 98,4% do que em 2018-19, um resultado influenciado pela ausência da fase de grupos da Liga dos Campeões e pelos prémios de valor inferior atribuídos na Liga Europa.

Num documento enviado à CMVM, a detalhar propostas que serão submetidas a votação na Assembleia Geral do clube, a 14 de novembro, está um total de seis pontos, que vão desde a remuneração dos órgãos de administração e fiscalização da sociedade à passagem de 12,895 milhões de euros da época transata para a presente.

Para os 150 mil euros de resultado líquido final contribuem proveitos operacionais, excluindo verbas que entram com passes, na ordem dos 113,808 milhões de euros, contra custos de 135,114 milhões.

Nos registos operacionais, o valor cai de 176,3 milhões de euros para 113,8, sobretudo devido à saída da Champions, contra uma redução prevista de 10,2% com os custos operacionais, de 150,5 milhões.

No prato das receitas, os maiores valores provêm da televisão, com 42,561 milhões de euros, além de uma previsão de 16,709 milhões da participação nas provas europeias, proveitos de bilheteira e ainda 24,855 milhões de acordos publicitários.

Nos custos, a maior fatia vai para as despesas com pessoal (80,384 milhões), seguidas do fornecimento e serviços externos (43,934 milhões de euros), além de gastos com amortizações e provisões.

Ao todo, e antes de entrar nas contas o mercado de transferências, há um resultado negativo de 21,306 milhões, num registo que, comparado com o período homólogo anterior, era de 25,7 milhões positivos. Para chegar a um valor líquido positivo, os “azuis e brancos” orçamentaram um encaixe com transferências de jogadores na ordem dos 77,969 milhões, um aumento de 35,3 milhões em relação ao registado no relatório e contas de 2018-19.

A 10 de Outubro, a SAD apresentou as contas finais de 2018-19, com um lucro consolidado de 9,473 milhões no final do exercício, melhor que os 28,4 milhões negativos de 2017-18.

O administrador da SAD para a área financeira, Fernando Gomes, destacou então que, para a obtenção deste resultado, contribuíram cerca de 81 milhões de euros da Liga dos Campeões e o registo do novo contrato dos direitos televisivos.

Fernando Gomes recordou que o clube se encontra há três anos obrigado ao cumprimento de um acordo de “fair play” financeiro com a UEFA e que, nessa área, até tem tido folgas de uma época para a outra.

“Para o próximo ano não podemos ter prejuízo, mas estamos calmos quanto ao cumprimento do ‘fair play’ financeiro com a UEFA”, disse Fernando Gomes, acrescentando que as contas de 2018-19 “deixaram uma almofada de 22,2 milhões de euros”.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

As mudanças climáticas estão a contribuir para a alteração do sabor do café

Há muito tempo que se tem conhecimento que as mudanças climáticas têm tido um impacto negativo no ambiente e na população, o que não se sabia é que este fenómeno também está a afetar o …

Químicos encontrados na comida e no ar ameaçam a fertilidade dos homens

Em apenas algumas gerações, a contagem de espermatozoides humanos pode diminuir para níveis abaixo daqueles considerados adequados para a fertilidade. Esta é a afirmação alarmante feita no novo livro da epidemiologista Shanna Swan, "Countdown", que reúne …

"Nomadland" é aposta na reabertura das salas de cinema

As salas de cinema reabrem já na segunda-feira e a grande aposta é Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao. O premiado filme Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao, é a …

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …

Nos canais de Utrecht, os peixes têm uma "campainha" para passar pela barreira

Quando os peixes desovam pelos canais de Utrecht, nos Países Baixos, costumam ser bloqueados pela eclusa Weerdsluis. Agora, a cidade lançou a primeira campainha para peixes do mundo. De acordo com o Dutch Review, o sistema …