Açúcar ou adoçante? Altas doses de sacarina não causam diabetes em adultos saudáveis

Um novo estudo sugere que a sacarina, um substituto do açúcar, pode não desempenhar qualquer papel na causa de diabetes em adultos saudáveis.

Quando se trata de tentar viver um estilo de vida mais saudável, escolher entre o açúcar e os adoçantes artificiais pode não ser uma tarefa fácil.

Um novo estudo, liderado por cientistas do The Ohio State University Wexner Medical Center e do The Ohio State University College of Medicine, nos Estados Unidos, sugere que a sacarina não causa o desenvolvimento de diabetes em adultos saudáveis. O artigo científico foi recentemente publicado na Microbiome.

“As descobertas dos estudos anteriores não estão erradas, simplesmente não controlaram adequadamente as condições de saúde subjacentes, escolhas de dieta e hábitos de vida”, explicou George Kyriazis, professor de química biológica e farmacologia, citado pelo EurekAlert.

“Ao estudar o adoçante artificial sacarina em adultos saudáveis, a nossa equipa isolou os seus efeitos e não encontrou nenhuma mudança no microbioma intestinal dos participantes ou nos perfis metabólicos, como foi sugerido anteriormente”, acrescentou.

Açúcar ou adoçante?

O uso de adoçantes artificiais aumentou dramaticamente na última década devido à crescente consciencialização sobre os riscos para a saúde associados ao consumo exagerado de açúcar.

“Estudos anteriores sugeriram que o consumo de adoçantes artificiais está associado à síndrome metabólica, ganho de peso, obesidade e doença hepática gordurosa não alcoólica”, disse Joan Serrano, investigadora do departamento de química biológica e farmacologia.

Nesta nova investigação, os cientistas analisaram 46 adultos saudáveis, ​​com idades entre os 18 e os 45 anos. Os participantes tiveram de ingerir a quantidade diária máxima aceitável de sacarina, lactisol (um inibidor do recetor de sabor doce), sacarina com lactisol ou um placebo.

A quantidade diária máxima aceitável de sacarina é de 400 miligramas por dia, muito mais do que qualquer pessoa consumiria regularmente, uma vez que o adoçante artificial é significativamente mais doce do que o açúcar.

Os resultados mostraram que o adoçante artificial não afetou a tolerância à glicose, nem causou alterações significativas na microbiota intestinal ou efeitos adversos à saúde. O açúcar, por outro lado, contribui para a obesidade, doenças cardíacas e diabetes.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mais 500 pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas em La Palma

500 pessoas juntaram-se, esta quinta-feira, às milhares que já foram obrigadas a abandonar as suas casas na ilha espanhola de La Palma, quando um rio de lava se aproximou de uma povoação junto à costa, …

Messi no PSG

"Messi, dá-me a tua camisola e eu dou-te a minha mãe"

Grande jogo em Paris, golo de André Silva, bis de Messi, mas uma criança também foi o centro das atenções. Os nomes das equipas já prometiam espectáculo e houve mesmo: o Paris Saint-Germain ganhou em casa …

Portugal com mais oito mortes e 865 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais oito mortes e 865 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 865 novos …

O empresário John Textor

Direcção do Benfica e John Textor em reunião

Benfica informou que houve um encontro entre o empresário e dois vice-presidentes do clube, que querem saber mais sobre as intenções do norte-americano. John Textor esteve no Estádio da Luz, nesta quinta-feira. O empresário foi recebido …

BE e PCP fazem pressão e Carlos César questiona: "Sentem-se melhor a fazer oposição ou a fazer acordos?"

O presidente do PS defendeu, esta quinta-feira, que Bloco e PCP têm de esclarecer "o que os move" nas negociações orçamentais: se preferem fazer oposição a um Governo de direita ou fazer acordos com um …

Apenas 14% das vacinas prometidas aos países mais pobres foram efetivamente entregues

Apesar das promessas deixadas por muitos dos países mais ricos e desenvolvidos, número de vacinas que chegou aos territórios é ainda muito baixo, o que pode comprometer os avanços já conseguidos. Apenas uma em sete doses …

Presidente da Coreia do Sul anuncia fracasso da colocação de satélite em órbita

O primeiro foguetão espacial fabricado pela Coreia do Sul falhou a colocação em órbita da sua carga, um satélite simulado de 1,5 toneladas, apesar de o lançamento ter tido sucesso, disse o Presidente do país. O …

Juízes recusam suspender julgamento de Ricardo Salgado

O juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, recusou suspender o julgamento, depois de a defesa ter alegado o facto de ter sido diagnosticado Alzheimer …

Quadro de Van Gogh, que esteve nas mãos dos nazis, vai a leilão. Deverá render 25 milhões de euros

Uma pintura de Vincent van Gogh vai ser leiloada no próximo mês, depois de mais de um século sem ser vista em público. Estima-se que o preço de venda chegue aos 25 milhões de euros. O …

Coreia do Sul lança com êxito o seu primeiro foguetão espacial

A Coreia do Sul lançou hoje o seu primeiro foguetão de fabrico próprio, segundo as imagens transmitidas pela televisão, tornando-se o décimo país do mundo com capacidade para desenvolver e lançar veículos espaciais. O veículo coreano …