Açúcar ou adoçante? Altas doses de sacarina não causam diabetes em adultos saudáveis

Um novo estudo sugere que a sacarina, um substituto do açúcar, pode não desempenhar qualquer papel na causa de diabetes em adultos saudáveis.

Quando se trata de tentar viver um estilo de vida mais saudável, escolher entre o açúcar e os adoçantes artificiais pode não ser uma tarefa fácil.

Um novo estudo, liderado por cientistas do The Ohio State University Wexner Medical Center e do The Ohio State University College of Medicine, nos Estados Unidos, sugere que a sacarina não causa o desenvolvimento de diabetes em adultos saudáveis. O artigo científico foi recentemente publicado na Microbiome.

“As descobertas dos estudos anteriores não estão erradas, simplesmente não controlaram adequadamente as condições de saúde subjacentes, escolhas de dieta e hábitos de vida”, explicou George Kyriazis, professor de química biológica e farmacologia, citado pelo EurekAlert.

“Ao estudar o adoçante artificial sacarina em adultos saudáveis, a nossa equipa isolou os seus efeitos e não encontrou nenhuma mudança no microbioma intestinal dos participantes ou nos perfis metabólicos, como foi sugerido anteriormente”, acrescentou.

Açúcar ou adoçante?

O uso de adoçantes artificiais aumentou dramaticamente na última década devido à crescente consciencialização sobre os riscos para a saúde associados ao consumo exagerado de açúcar.

“Estudos anteriores sugeriram que o consumo de adoçantes artificiais está associado à síndrome metabólica, ganho de peso, obesidade e doença hepática gordurosa não alcoólica”, disse Joan Serrano, investigadora do departamento de química biológica e farmacologia.

Nesta nova investigação, os cientistas analisaram 46 adultos saudáveis, ​​com idades entre os 18 e os 45 anos. Os participantes tiveram de ingerir a quantidade diária máxima aceitável de sacarina, lactisol (um inibidor do recetor de sabor doce), sacarina com lactisol ou um placebo.

A quantidade diária máxima aceitável de sacarina é de 400 miligramas por dia, muito mais do que qualquer pessoa consumiria regularmente, uma vez que o adoçante artificial é significativamente mais doce do que o açúcar.

Os resultados mostraram que o adoçante artificial não afetou a tolerância à glicose, nem causou alterações significativas na microbiota intestinal ou efeitos adversos à saúde. O açúcar, por outro lado, contribui para a obesidade, doenças cardíacas e diabetes.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Eis o "estado redemoinho", um novo tipo de matéria que desafia as leis da Física

Uma nova investigação revelou que, no nível mais básico, o comportamento de grupo como, por exemplo, cardumes de peixes, enxames de insetos e bandos de pássaros, forma um novo tipo de matéria ativa, chamado …

Descoberto "gasoduto" espacial que alimenta uma galáxia gigante

Um recente estudo forneceu a primeira evidência direta de "gasodutos" de gás frio que alimentaram as primeiras galáxias massivas do Universo. Uma equipa de astrónomos norte-americanos, liderada pela Universidade de Iowa, observou evidências de fluxos de gás …

A icónica tapeçaria "Guernica" de Picasso foi retirada da ONU. Rockfeller pediu-a de volta

A icónica tapeçaria "Guernica", de Pablo Picasso, foi retirada do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) onde estava há mais de 30 anos. A pintura “Guernica”, considerada uma das obras-primas de Picasso …

Este robô-tartaruga não precisa de circuitos eletrónicos para andar. Basta ar

O robô macio de quatro patas, criado por uma equipa da Universidade da Califórnia, não precisa de nenhum circuito eletrónico para funcionar. Os robôs macios têm captado a atenção dos cientistas e o mais recente, criado …

Norte-americano cria secretária para manter crianças seguras durante os tiroteios nas escolas

Um norte-americano desenvolveu uma secretária à prova de bala para assegurar um lugar seguro às crianças dos Estados Unidos em situações de tiroteio. Passaram três anos desde que, a 14 de fevereiro de 2018, Nikolas Cruz entrou …

A Cidade do México proibiu tampões menstruais com aplicador. Agora, as mulheres estão furiosas

A Cidade do México já tinha proibido outros objetos compostos por plástico, como é o caso de copos e palhinhas, mas agora foi mais longe e resolveu banir os tampões menstruais que contém aplicadores. No …

Benfica 2-0 Rio Ave | Águia volta a voar

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS, três jogos depois. A formação “encarnada” recebeu e venceu o Rio Ave por 2-0, com os dois golos apontados por Haris Seferovic e Pizzi numa segunda parte …

Criança de dois anos cai do 12º andar (mas acaba por ser salva por estafeta)

No passado domingo, em Honói, na capital do Vietname, um estafeta salvou a vida de uma criança de dois anos que caiu do 12° andar de um prédio. Nguyen Ngoc Manh é agora conhecido como …

Em França, livrarias e lojas de discos são agora "comércio essencial"

O decreto de lei do Governo francês, publicado na última sexta-feira, incluiu as livrarias e lojas de discos na lista do chamado "comércio essencial", podendo permanecer abertas em caso de confinamento. Em declarações à agência France-Presse, …

Icebergue maior que Nova Iorque parte-se perto de estação de investigação na Antártida

Um icebergue gigante partiu-se esta sexta-feira na plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, perto de um posto de investigação do British Antartic Survey (BAS). O bloco de gelo, com 1.270 quilómetros quadrados, será ainda maior …