Sabores de Portugal e Cuba juntos em restaurante único em Miami

Restaurante Lisboa-Habana em Miami (foto: lisboahabana.com)

Restaurante Lisboa-Habana em Miami (foto: lisboahabana.com)

Lisboa-Habana é o nome do “único restaurante do mundo” que junta a culinária portuguesa com a cubana e fica em Miami, nos Estados Unidos.

O espaço fica na zona de Hialeah e é propriedade do cubano David Gonzalez e do português Armando Areias.

Areias, de 37 anos, nasceu em Guimarães e emigrou para os Estados Unidos em 1994. Depois de estudar gestão de empresas na Universidade de St. Thomas, trabalhou no restaurante “Old Lisbon” até 2011.

“Comecei como moço de recados, passei a servir às mesas e cheguei finalmente a gerente”, explica à agência Lusa.

Foi nesse restaurante que conheceu o sócio David Gonzales.

“Ele era nosso cliente e eu também o costumava visitar no seu restaurante, o Boater’s Grill. Foi durante essas visitas que começámos a falar como apreciávamos a comida do outro país e que devíamos fazer algo juntos”, lembra Areias.

Foi assim que, em Setembro do ano passado, abriu o “Lisboa-Habana”, com capacidade para 100 pessoas, decorado com um mural do Mosteiro dos Jerónimos, de um lado, e do El Capitolia, do outro.

“Não conheço nenhum restaurante que junta as duas culinárias, tenho a certeza que somos os únicos no mundo”, diz.

Na ementa, explica Armando Areias, “juntam-se os sabores de duas das melhores cozinhas do mundo”.

Há pratos tradicionais portugueses (como o bacalhau à Gomes de Sá, amêijoas à Bulhão Pato, sardinhas grelhadas), pratos cubanos (porco assado, peixe frito, Yuca com Mojo) e depois pratos criados pelos sócios que juntam os sabores dos dois países.

“Fazemos o nosso bacalhau com natas de forma diferente, por exemplo. Usamos batatas, mas também juntamos plátano, o que dá um sabor maravilhoso”, explica Armando Areias.

Na carta de vinhos, também se encontram vinhos dos dois países.

O português garante que, na sociedade multicultural de Miami, a fórmula é um sucesso.

“Abrimos há cerca de um ano e já temos uma clientela fixa. Tem sido um sucesso. Estamos numa zona onde quase não existem portugueses, mas existem muitos cubanos. A maioria dos nossos clientes são cubanos e brasileiros. Mas também temos americanos e portugueses”, disse.

Armando Areias diz que o governador do estado, Jerry Brown, já visitou o Lisboa-Habana várias vezes que o sítio se está a tornar uma referência para a comunidade cubana, sendo várias vezes visitado pelo trompetista Arturo Sandoval.

“As pessoas estranham a combinação das duas cozinhas e perguntam sempre o motivo. Nós fazemos questão de contar a história. Depois de provarem a comida, todos concordam connosco”, diz Armando Areias.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …

Vitória SC 1-2 FC Porto | "Dragão" vence com final louco

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães na Pedreira por 2-1 e é finalista da Taça da Liga portuguesa, marcando encontro com o Sporting de Braga (que venceu o Sporting na terça-feira) na final …

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …

Daniel Podence a caminho do Wolverhampton

Daniel Podence deverá ser anunciado em breve como novo reforço dos Wolves, equipa inglesa orientada por Nuno Espírito Santo e na qual já jogam outros sete portugueses. De acordo com o jornal O Jogo, Daniel Podence …