/

Russos estão a usar satélites da Starlink? Kiev garante que sim

dmoberhaus / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

A Ucrânia disse, este domingo, que a Rússia está a usar inapropriadamente, na frente de batalha, satélites da Starlink do magnata norte-americano Elon Musk. Kremlin e bilionário negam.

A Starlink é um projeto da SpaceX – empresa aeroespacial fundada por Elon Musk.

Como é explicado neste artigo do ZAP, o objetivo principal do Starlink é desenvolver uma rede de satélites em órbita baixa da Terra (LEO – Low Earth Orbit) para fornecer acesso à Internet de alta velocidade, baixa latência e acessível a áreas onde a conectividade é limitada, inexistente ou demasiado cara.

Esse sistema de satélites de comunicações tem sido utilizado na guerra na Ucrânia – exclusivamente pelos ucranianos… ou talvez não.

Este domingo, os serviços de informações militares ucranianos denunciaram que as tropas russas se estão a servir da rede de satélites Starlink, de Elon Musk – que deveria ser um sistema para garantir a conectividade e comunicações apenas dos ucranianos.

“A direção principal de Informações do Ministério da Defesa da Ucrânia confirma o uso de sistemas de comunicação por satélite Starlink pelos ocupantes russos na frente [de batalha]”, escreveram os serviços de informações militares ucranianos, GUR, no seu canal na rede Telegram.

O porta-voz do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações da Ucrânia, Andri Yusov, disse ao jornal RBC Ucrânia que esta situação “está a começar a assumir um caráter sistémico”.

É totalmente falso“, diz Musk

A SpaceX, que controla a empresa Starlink e que também pertence a Elon Musk, garantiu que a Starlink “não está ativa na Rússia, o que significa que o serviço não funcionará naquele país”.

“A SpaceX nunca vendeu ou comercializou Starlink na Rússia, nem enviou equipamentos para locais na Rússia. Se as lojas russas afirmam vender Starlink para oferecer serviços naquele país, estão a enganar os clientes”, disse.

No entanto, apenas se referiu à Rússia e não aos territórios ucranianos que esta ocupa atualmente.

“Se a SpaceX tomar conhecimento de que uma parte sancionada ou não autorizada está a usar um terminal Starlink, investigaremos a reclamação e tomaremos medidas para desativar o terminal, se confirmado”, assegurou.

“Trata-se de um sistema que não está certificado no nosso país, por isso não pode ser fornecido oficialmente aqui e não é fornecido oficialmente”, disse aos jornalistas o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov.

É totalmente falso. Tanto quanto sabemos, nenhum terminal Starlink foi vendido direta ou indiretamente à Rússia”, declarou Musk na rede social X, de que é proprietário.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.