/

Musk impediu ataques da Ucrânia a navios russos (e acha que fez bem)

6

Tesla

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

Sistema de satélites Starlink desligado. Receio de um ataque nuclear e o Starlink “não foi feito para guerras, mas sim para ver Netflix”.

A Starlink é um projecto da SpaceX, a empresa aeroespacial fundada por Elon Musk.

O objectivo principal do Starlink é desenvolver uma rede de satélites em órbita baixa da Terra (LEO – Low Earth Orbit) para fornecer acesso à Internet de alta velocidade, baixa latência e acessível a áreas onde a conectividade é limitada, inexistente ou demasiado cara.

Esse sistema de satélites de comunicações tem sido utilizado na guerra na Ucrânia.

Os terminais de internet via satélite Starlink têm sido uma fonte vital de comunicações para os militares ucranianos. Os soldados conseguem permanecer em contacto mesmo quando as redes de telemóveis e a internet são destruídas na guerra com a Rússia.

Mas, no ano passado, a SpaxeX avisou que não podia continuar a financiar o serviço na Ucrânia.

E agora sabe-se que Musk mandou mesmo desligar o sistema Starlink para que os drones submarinos ucranianos não atingissem navios de guerra russos, na Crimeia.

Ao longo do último ano, o Starlink foi desligado para travar os drones ucranianos, cita o canal Euronews.

A novidade aparece numa nova biografia – oficial – de Elon Musk, que será apresentada na próxima terça-feira.

Musk confirma a decisão e explica-se: tinha receio que a Rússia respondesse ao ataque com armas nucleares.

E o dono da SpaceX avisa: “O Starlink não foi feito para guerras, mas sim para coisas pacíficas como frequentar a escola online, ou ver Netflix”.

Mas Mykhailo Podolyak não ficou convencido. O conselheiro de Volodymyr Zelenskyy escreveu na X que esta medida permitiu aos russos dispararem contra cidades ucranianas e matarem civis e crianças.

Podolyak acha que este erro “foi mais do que um erro” e considera que Elon Musk é um “cocktail de ignorância e tem um grande ego”.

ZAP //

6 Comments

  1. Musk apoia a Ucrânia. Mas os seus advogados devem-no ter aconselhado a fazer isto para o proteger de possíveis represálias do Kremlin sobre as suas empresas. Eles sabem que estão a lidar com um estado mafioso e todo o cuidado é pouco.

  2. Musk só apoia o seu proprio umbigo. Se o Tiago acha q em algum momento essa pessoa iria mm ter empatia por algum povo em detrimento dos seus lucros acorde q isso n está a acontecer..

  3. É este o poder dos média, conseguem transformar o vilão no bom e o bom no vilão, se bem que aqui todos tem culpa, principalmente aqueles de que não se fala porque os meios de comunicação estão controlados, os avisos já vinham desde 2007, ter Moscovo ao alcance dos misseis da Nato a 5 minutos era algo que a Rússia não ia aceitar, e já agora a China punha uma base militar no México.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.