Médicos russos autorizam transferência de Navalny para a Alemanha

Vladimir Varfolomeev / Flickr

Alexei Navalny numa marcha de apoio a presos políticos

Os médicos do hospital de Omsk, na Sibéria, autorizaram a transferência do opositor russo para a Alemanha para receber tratamento, a pedido da família, afirmando que o seu estado é agora “estável”.

O estado do paciente é estável e, tendo em conta o pedido da família para autorizar a sua transferência, decidimos que, neste momento, não nos opomos à sua transferência para o centro hospitalar indicado pelos familiares”, disse o diretor-adjunto do hospital de Omsk, Anatoli Kalinichenko, à imprensa no local.

Alexei Navalny, de 44 anos, está internado, desde quinta-feira, em Omsk, numa unidade de cuidados intensivos, em coma e ligado a um ventilador, depois de se ter sentido mal durante um voo, o que a sua equipa suspeita ter sido causado por envenenamento.

A ONG alemã “Cinema for Peace” enviou um avião-ambulância, com uma equipa de médicos especializados no tratamento de doentes em coma, que aterrou esta manhã em Omsk. A organização pretende transferir Navalny para o hospital universitário Charité, em Berlim, o que é aprovado pela sua família e colaboradores.

Esta manhã, os médicos do hospital de Omsk tinham recusado a transferência de Navalny, argumentando que o seu estado era “grave e instável”. Ao longo do dia, o hospital autorizou os médicos alemães a examinarem o opositor russo, o que tinha negado num primeiro momento.

Os médicos também descartaram a hipótese de ter sido envenenado. “Até agora, nenhum veneno foi identificado no sangue e na urina, não há vestígios da sua presença”, afirmou um dos responsáveis do hospital.

Segundo a ONG e a porta-voz de Navalny, os médicos alemães consideraram que Navalny pode ser transportado em segurança para a Alemanha. “A equipa médica no local disse-nos que ele pode e que gostaria de transportar Navalny para Berlim, que é também a vontade da família”, anunciou a ONG em comunicado.

A mesma informação foi avançada pela porta-voz do opositor russo, Kira Yarmish, que escreveu no Twitter que “os médicos alemães, especialistas em cuidados intensivos, depois de examinarem Alexei Navalny, concluíram que está em condições de ser transportado”.

Antes da visita dos médicos alemães, o Kremlin assegurou que a recusa de transferência era uma decisão “puramente médica” e que os médicos russos estavam a fazer “todos os possíveis para determinar a causa do problema e para o tratar”.

A mulher do opositor pediu, hoje, ao Presidente russo, Vladimir Putin, que autorizasse a transferência do marido para a Alemanha e a equipa de Navalny recorreu ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos para conseguir a autorização para o seu transporte.

Navalny, um dos mais ferozes críticos do Kremlin, voava de Tomsk para Moscovo quando desmaiou, na quinta-feira. O avião teve de fazer uma aterragem de emergência em Omsk, na Sibéria ocidental.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

NASA vai construir telescópio espacial capaz de detetar asteroides ameaçadores

A NASA aprovou a produção de um telescópio espacial infravermelho para detetar asteroides que possam representar uma ameaça para a Terra. A agência está a desenvolver o telescópio espacial Near-Earth Object Surveyor - ou NEO Surveyor …

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …