/

Médicos russos autorizam transferência de Navalny para a Alemanha

Vladimir Varfolomeev / Flickr

Alexei Navalny numa marcha de apoio a presos políticos

Os médicos do hospital de Omsk, na Sibéria, autorizaram a transferência do opositor russo para a Alemanha para receber tratamento, a pedido da família, afirmando que o seu estado é agora “estável”.

O estado do paciente é estável e, tendo em conta o pedido da família para autorizar a sua transferência, decidimos que, neste momento, não nos opomos à sua transferência para o centro hospitalar indicado pelos familiares”, disse o diretor-adjunto do hospital de Omsk, Anatoli Kalinichenko, à imprensa no local.

Alexei Navalny, de 44 anos, está internado, desde quinta-feira, em Omsk, numa unidade de cuidados intensivos, em coma e ligado a um ventilador, depois de se ter sentido mal durante um voo, o que a sua equipa suspeita ter sido causado por envenenamento.

A ONG alemã “Cinema for Peace” enviou um avião-ambulância, com uma equipa de médicos especializados no tratamento de doentes em coma, que aterrou esta manhã em Omsk. A organização pretende transferir Navalny para o hospital universitário Charité, em Berlim, o que é aprovado pela sua família e colaboradores.

Esta manhã, os médicos do hospital de Omsk tinham recusado a transferência de Navalny, argumentando que o seu estado era “grave e instável”. Ao longo do dia, o hospital autorizou os médicos alemães a examinarem o opositor russo, o que tinha negado num primeiro momento.

Os médicos também descartaram a hipótese de ter sido envenenado. “Até agora, nenhum veneno foi identificado no sangue e na urina, não há vestígios da sua presença”, afirmou um dos responsáveis do hospital.

Segundo a ONG e a porta-voz de Navalny, os médicos alemães consideraram que Navalny pode ser transportado em segurança para a Alemanha. “A equipa médica no local disse-nos que ele pode e que gostaria de transportar Navalny para Berlim, que é também a vontade da família”, anunciou a ONG em comunicado.

A mesma informação foi avançada pela porta-voz do opositor russo, Kira Yarmish, que escreveu no Twitter que “os médicos alemães, especialistas em cuidados intensivos, depois de examinarem Alexei Navalny, concluíram que está em condições de ser transportado”.

Antes da visita dos médicos alemães, o Kremlin assegurou que a recusa de transferência era uma decisão “puramente médica” e que os médicos russos estavam a fazer “todos os possíveis para determinar a causa do problema e para o tratar”.

A mulher do opositor pediu, hoje, ao Presidente russo, Vladimir Putin, que autorizasse a transferência do marido para a Alemanha e a equipa de Navalny recorreu ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos para conseguir a autorização para o seu transporte.

Navalny, um dos mais ferozes críticos do Kremlin, voava de Tomsk para Moscovo quando desmaiou, na quinta-feira. O avião teve de fazer uma aterragem de emergência em Omsk, na Sibéria ocidental.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.