Rússia vai reduzir para seis o número de estrangeiros nos clubes de futebol

ФК Зенит / Facebook

Hulk a jogar no Zenit de São Petersburgo, na Rússia

O brasileiro Hulk é um dos jogadores estrangeiros do Zenit São Petersburgo

O governo da Rússia quer reduzir para seis o número de futebolistas estrangeiros nos clubes do país, como forma de potenciar a progressão dos jogadores russos, anunciou o ministro do Desporto, Vitaly Mutko.

Mundial 2018

Atualmente atuam na Rússia futebolistas portugueses como Luís Neto e Danny (ambos no Zenit São Petersburgo, orientado por André Villas Boas), Manuel Fernandes (Lokomotiv de Moscovo), Hugo Vieira e Márcio Abreu (Torpedo de Moscovo).

O líder do campeonato russo, o Zenit São Petersburgo, por exemplo, conta com 12 estrangeiros no seu plantel: além dos dois portugueses, a equipa inclui o brasileiro Hulk, os belgas Witsel e Nicolas Lombaerts, o espanhol Javi García, o argentino Ezequiel Garay, o ucraniano Anatoliy Tymoshchuk, o colombiano Salomón Rondón bem como o sérvio Milan Rodic.

O ministro russo explicou que está em preparação uma lei para reduzir o número de jogadores estrangeiros nos vários campeonatos em todo o país.

“Queremos que os desportistas russos tenham um papel de primeiro plano nos clubes do país”, indicou Vitaly Mutko, esta quarta-feira, à agência de notícias russa ITAR-TASS.

Nos clubes de futebol a ideia é reduzir o número de estrangeiros a seis. Nos clubes de hóquei no gelo, voleibol e basquetebol a três estrangeiros.

Em maio, o selecionador de futebol da Rússia, o italiano Fabio Capello, declarou que o número elevado de estrangeiros nas equipas russas estava a reduzir significativamente o “viveiro” de jogadores russos selecionáveis para as competições internacionais.

De acordo com o ministro do Desporto, a lei deverá estar pronta no início do próximo ano e visa, sobretudo, um objetivo: tornar a seleção nacional russa mais competitiva, com vista ao campeonato do mundo da FIFA que o país vai organizar em 2018.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Coronavírus. EUA pedem mais transparência ao Governo chinês

O secretário da Saúde dos EUA, Alex Azar, pediu hoje ao Governo chinês maior "transparência" na gestão da epidemia do novo coronavírus, que já provocou mais de cem mortes na China. “Dissemos à China que mais …

"Amigo" de António Joaquim entregou carta ao tribunal a dizer que viu Luís Grilo a ser morto

Há uma carta que pode baralhar a investigação do caso da morte do triatleta Luís Grilo cuja viúva, Rosa Grilo, é a principal suspeita de o ter assassinado. Um homem que alega ser "amigo" de …

Sismo de magnitude 7,7 entre Cuba e Jamaica lança alerta de tsunami

Um terramoto de magnitude 7,7 fez-se sentir esta terça-feira em Cuba e na Jamaica. Os países estão agora em alerta de tsunami, que também se estende às Ilhas Caimão. Esta terça-feira foi detetado um terramoto de …

"Apagaram um continente". Ativista do Uganda foi eliminada de fotografia com Greta Thunberg

Vanessa Nakate, uma ativista do Uganda, posou com outras quatro ativistas pelo clima, incluindo a sueca Greta Thunberg, para uma fotografia em Davos, na Suíça. Porém, a agência de notícias Associated Press (AP) cortou Vanessa …

PSD assegura que sem contrapartidas proposta de redução do IVA da eletricidade "não será votada"

O deputado do PSD Duarte Pacheco assegurou hoje que a proposta do partido para reduzir o IVA da eletricidade para consumo doméstico "não será votada" se não lhe estiver associada qualquer contrapartida de compensação da …

Português nos EUA queixa-se de roubo de raspadinha de 4 milhões de dólares

Imigrante pensava que o bilhete só valia quatro mil euros e alega ter sido enganado por duas mulheres. Um português imigrante em New Bedford, Estados Unidos, queixa-se em tribunal de ser vítima de um "esquema de …

Diego Miranda é o primeiro português a atuar no palco principal do Tomorrowland

Diego Miranda vai ser o primeiro DJ português a atuar no palco principal do festival de música eletrónica Tomorrowland. Este será a quinta presença consecutiva do artista. O DJ e produtor Diego Miranda vai ser o …

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …

China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou …

Antero Henrique perto de se mudar para o Manchester United

Depois de passar pelo FC Porto e pelo Paris Saint-Germain, Antero Henrique está perto de assumir um cargo na direção desportiva do Manchester United. Antero Henrique, antigo diretor desportivo do Paris Saint-Germain, pode estar perto de …