FIFA mantém sedes dos próximos Mundiais na Rússia e no Qatar

Marcello Casal Jr. / ABr

O Presidente da FIFA, Joseph Blatter

O Presidente da FIFA, Joseph Blatter

A FIFA anunciou que não vai reabrir os processos de atribuição da organização dos Mundiais de futebol de 2018 e 2022, por considerar o relatório elaborado sobre os casos não indicia uma violação das regras.

Segundo a FIFA, o relatório exaustivo elaborado pelo seu Comité de Ética, apresentado esta quinta-feira, da não indicia “nenhuma violação ou incumprimento de regras”.

Em comunicado, o presidente da Comissão de Ética, Hans-Joachim Eckert, refere que “os eventuais incidentes que possam ter ocorrido não comprometeram a integridade dos processos de candidaturas dos Mundiais de 2018 e 2022”.

No entanto, o comunicado refere que a Comissão de Ética “tem total independência para iniciar processos contra indivíduos concretos”.

Após o comunicado, a FIFA mostrou-se “satisfeita com o desfecho do caso” e garantiu que “vão prosseguir os preparativos dos Mundiais da Rússia e do Qatar”, cujas candidaturas foram escolhidas em dezembro de 2010.

O organismo máximo do futebol mundial referiu que vai ter em conta “as recomendações feitas pela comissão no que diz respeito a futuros processos de candidatura”.

Entretanto, o comité de organização do Mundial 2022 reagiu ao comunicado da FIFA, garantindo que sempre esteve confiante, porque a sua candidatura “não continha qualquer irregularidade”.

“Estávamos confiantes de que uma investigação neutra iria mostrar que a nossa candidatura era forte e não continha qualquer irregularidade”, afirmou o presidente do comité organizador, Thawadi Hassan, à agência AFP.

O Qatar foi escolhido para anfitrião Mundial 2022 após quatro votações. Após as sucessivas eliminações da Austrália, Japão e Coreia do Sul, o Qatar venceu a candidatura dos Estados Unidos por 14 votos contra

A Rússia ganhou a corrida à organização do Campeonato do Mundo 2018 numa segunda votação, depois de a Inglaterra ter sido eliminada na primeira, com um total de 13 votos, contra sete da candidatura ibérica (Portugal e Espanha) e dois do projeto conjunto entre a Holanda e a Bélgica.

No final de setembro, a FIFA informou que o elaborado pela Comissão de Ética sobre a atribuição dos Mundiais de futebol de 2018 e 2022 iria manter-se secreto, a fim de garantir a confidencialidade das fontes, explicando que apenas iria ser divulgado um comunicado sobre o assunto.

ZAP / Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano. De acordo com a edição desta quinta-feira do …

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …