Rússia vai manipular as nuvens para impedir mau tempo no Dia da Vitória

Andrey Belenko / Flickr

Bombardeiros Tupolev TU-160 da Força Aérea da Rússia

Aviões da Força Aérea russa vão sobrevoar Moscovo a partir das 00:00 de terça-feira para dissolverem as nuvens e afastarem o mau tempo durante os festejos do Dia da Vitória sobre os nazis, segundo fonte oficial.

O Ministério da Defesa russo disse hoje que “a partir da meia-noite do dia 9 e durante todo o dia” nove aviões de transporte militar, Antonov-12 e Antonov-26, vão “atacar” as nuvens para melhorar o mau tempo, afastando a chuva e o granizo que pairam sobre Moscovo, para fazer com que o sol brilhe.

O Dia da Vitória, celebrado todos os anos no dia 9 de maio, na Rússia, é a festa mais importante do país e este ano vão desfilar mais de 10 mil soldados e 100 máquinas de guerra, incluindo blindados, na Praça Vermelha, em Moscovo.

Desde a manhã de hoje que chove fortemente na capital e a previsão é de mais chuva, granizo e ventos fortes para as próximas 24 horas.

As tripulações, treinadas para estas tarefas, irão injetar produtos químicos nas nuvens a altitudes entre os três mil e oito mil metros, a uma distância de entre 50 e 150 quilómetros do ponto específico onde se quer garantir o bom tempo.

Dependendo do tipo de nebulosidade, são usados diferentes produtos químicos e, nas nuvens mais carregadas de chuva, é usado iodeto de prata.

A tecnologia de manipulação climatérica, concebida nos tempos soviéticos, é tradicionalmente usada na Rússia em alturas de grandes festejos, como o Dia da Vitória, o Dia da Cidade e, mais recentemente, o Dia da Rússia.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Pois, mas fique sabendo que os EUA são bem piores no que toca à “geoengenharia”, para além de ter sido inventada por eles…

  1. Talvez, mas eu não estava a fazer comparações!
    Até porque não faz qualquer sentido comparar um presidente/regime (Putin) com um país ((EUA)!!
    Mas, não acho que os EUA sejam piores, pelo menos com os seus cidadãos, até porque é impossível alguém fazer nos EUA o que Putin faz na Rússia.
    Além de que ele é (oficiosamente!) o homem mais rico do mundo… Enquanto os russos vivem cada vez pior…

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …