/

Rússia vai manipular as nuvens para impedir mau tempo no Dia da Vitória

3

Andrey Belenko / Flickr

Bombardeiros Tupolev TU-160 da Força Aérea da Rússia

Aviões da Força Aérea russa vão sobrevoar Moscovo a partir das 00:00 de terça-feira para dissolverem as nuvens e afastarem o mau tempo durante os festejos do Dia da Vitória sobre os nazis, segundo fonte oficial.

O Ministério da Defesa russo disse hoje que “a partir da meia-noite do dia 9 e durante todo o dia” nove aviões de transporte militar, Antonov-12 e Antonov-26, vão “atacar” as nuvens para melhorar o mau tempo, afastando a chuva e o granizo que pairam sobre Moscovo, para fazer com que o sol brilhe.

O Dia da Vitória, celebrado todos os anos no dia 9 de maio, na Rússia, é a festa mais importante do país e este ano vão desfilar mais de 10 mil soldados e 100 máquinas de guerra, incluindo blindados, na Praça Vermelha, em Moscovo.

Desde a manhã de hoje que chove fortemente na capital e a previsão é de mais chuva, granizo e ventos fortes para as próximas 24 horas.

As tripulações, treinadas para estas tarefas, irão injetar produtos químicos nas nuvens a altitudes entre os três mil e oito mil metros, a uma distância de entre 50 e 150 quilómetros do ponto específico onde se quer garantir o bom tempo.

Dependendo do tipo de nebulosidade, são usados diferentes produtos químicos e, nas nuvens mais carregadas de chuva, é usado iodeto de prata.

A tecnologia de manipulação climatérica, concebida nos tempos soviéticos, é tradicionalmente usada na Rússia em alturas de grandes festejos, como o Dia da Vitória, o Dia da Cidade e, mais recentemente, o Dia da Rússia.

// Lusa

3 Comments

    • Pois, mas fique sabendo que os EUA são bem piores no que toca à “geoengenharia”, para além de ter sido inventada por eles…

  1. Talvez, mas eu não estava a fazer comparações!
    Até porque não faz qualquer sentido comparar um presidente/regime (Putin) com um país ((EUA)!!
    Mas, não acho que os EUA sejam piores, pelo menos com os seus cidadãos, até porque é impossível alguém fazer nos EUA o que Putin faz na Rússia.
    Além de que ele é (oficiosamente!) o homem mais rico do mundo… Enquanto os russos vivem cada vez pior…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.