Rússia está a desenvolver uma vacina contra a covid-19 para animais

A Rússia anunciou, este domingo, estar a trabalhar no desenvolvimento de uma vacina para proteger os animais contra a covid-19. 

De acordo com o Diário de Notícias, Sergei Dankvert, presidente dos serviços de vigilância veterinária e fitossanitária da Rússia, anunciou que esta vacina para animais deverá ficar disponível em finais de janeiro do próximo ano.

Segundo o DN, o mesmo responsável explicou que os testes já estão na fase 3 e que “a vacina vai ser testada em visons, gatos e roedores“. Dankvert disse também que a União Europeia, os Estados Unidos e Singapura já manifestaram o seu interesse.

Para além de já ter atingido muitos milhões de pessoas, o novo coronavírus também já foi detetado em animais de estimação como cães e gatos, bem como em leopardos das neves e visons.

No caso dos visons (ou martas), foram registados vários surtos de covid-19 em quintas de criação espalhadas por vários países europeus, como nos Países Baixos e na Dinamarca, o que levou ao abate de milhões de animais.

Na Dinamarca, a situação levou mesmo a uma crise política que originou a demissão do ministro da Agricultura, Mogens Jensen, depois deste admitir que a ordem do Governo de matar todos os visons do país não tinha base legal.

Em agosto deste ano, a Rússia tornou-se o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus: a Sputnik V.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.