Rússia queixa-se de “roubo descarado” de 20 mil milhões

9

Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia

Sergey Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia

Em causa um apoio dado à Ucrânia através da devolução dos juros dos ativos russos congelados devido às sanções ocidentais.

Os Estados Unidos anunciaram na terça-feira a libertação de 20 mil milhões de dólares (19 mil milhões de euros) para a Ucrânia, no âmbito de um empréstimo de 50 mil milhões de dólares prometido por países do G7, em colaboração com o Banco Mundial.

“Os Estados Unidos cumpriram o seu compromisso de outubro (…), transferindo estes fundos” para a iniciativa do Banco Mundial dedicada à Ucrânia, “através da qual serão disponibilizados” a Kiev, explicou o Departamento do Tesouro norte-americano, num comunicado.

Esta contribuição dos Estados Unidos — para um fundo aprovado pelo conselho executivo do Banco Mundial, em outubro, para apoiar a Ucrânia com contribuições dos Estados Unidos, Canadá e Japão — será reembolsada através da devolução dos juros dos ativos russos congelados devido às sanções ocidentais.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia não gostou desta decisão.

O Kremlin indica que este auxílio ao “falido regime de Kiev” vai ser feito com recursos que “foram roubados pelos países do G7” e é “nada mais nada menos do que um roubo descarado”.

“A legislação penal de qualquer país que se declare civilizado define o roubo como a apreensão ilegal de bens pessoais por um grupo organizado de pessoas mediante acordo prévio. Em linguagem simples, o G7 roubou dinheiro russo como parte dos preparativos para assumir o controlo de todos os ativos soberanos russos armazenados no Ocidente”, continua o comunicado.

E ficam novos avisos: “Nenhum truque pseudo-cool, ricamente temperado com hipocrisia e padrões duplos, ficará sem resposta. (…) O roubo de ativos russos atingirá os próprios EUA e os seus satélites, desestabilizando a já desvanecida “ordem mundial baseada em regras””, lê-se.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

9 Comments

  1. Hipocrisia corre forte na russia…. Queixa se os mesmos que se apropriaram dos bens das empresas estrangeiras incluindo países que investiram biliões em projectos na russia em que nada tem a ver com a Guerra quero dizer operação especial de 3 dias como o Qatar e amigos.

    9
    3
    • Hipocrisia é um bom adjetivo, pode ser aplicado por exemplo ao ocidente, esse expoente máximo da democracia, liberdade e direitos humanos que apoia o maior crime do século, o genocídio em territórios Palestinianos, cometido pelo estado terrorista de Israel que violando dezenas de resoluções da ONU ocupa, rouba, tortura, há décadas, sem que esse farol da humanidade que é o ocidente faça alguma coisa…a verdade é que o ocidente deprimente não faz nada para responsabilizar e julgar esses terroristas israelitas como ainda lhes fornece armamento para a ajudar á matança de milhares de crianças e mulheres.
      Nenhuma nação no mundo se dá ao luxo de violar tantas resoluções da ONU, de matar tantas crianças e mulheres, tanto pessoal de organizações humanitárias, de matar tantos jornalistas, tantos medicos, de ter encarcerados e sujeitos a tortura milhares de palestinianos muitos deles menores, de impedir que seja distribuída ajuda humanitária…não há nenhum crime que o estado terrorista de israel não tenha cometido sobre os palestinianos, faz isso há decades, ocupa território, constrói colunatos…e continua a ter apoio politico e militar ocidental, haja vergonha….

      3
      1
      • Nunca li tanta propaganda num só comentário, como agora…. Devias ler uns livros de história e se estás infeliz podes imigrar, ninguém te impede já que vives num país livre… Podes começar a ler revolução francesa, os 8 anos em que a França foi o primeiro país ateus e completamente comunista no mundo… depois vai ler o que União sovietica fez aos países europeus que ocupou depois da segunda guerra mundial e os milhões que imigraram para a Sibéria num bilhete só de ida e a seguir vai ler o que o Mao fez ao povo chinês e os levou 70 a 100 milhões a felicidade … Podes ler como Vietname, Camboja, coreia do norte se tornaram marcos na história de felicidade e bem estar….

      • Já agora se calhar consegues me dizer, qual a moeda palestiniana? E que ano foi fundada a Palestina, quem foi o primeiro presidente ou rei? Sabes onde posso encontrar uma embaixada da palestina? Sabes alguma empresa palestiniana que seja cotada na bolsa para comprar acções? Falas de um nome usado por dois colonizadores e nunca usado por os que viviam lá. Porque não chamas a Jordânia de palestina ou ao deserto que Arabia saudita ficou? Ou a parte que o Egipto ficou? Ou a Síria como palestina? Ou na Turquia como Palestina? Ou no Iraque como Palestina? Porque queres chamar o que sobrou que é do tamanho do Algarve como palestina por uns árabes que apareceram na zona a 50 anos dizem ter direito?

  2. A russia deve pagar a reconstrução da Ucrânia, deve pagar o custo dos refugiados por todo lado e deve pagar uma indemnização por danos imateriais, nem falando ainda do custo da defesa contra a sua agressão a um estado com fronteiras demarcadas.
    Ainda deve começar a pagar os estragos da sua intervenção de pirataria e estragos informáticos.
    Deve ser um país rico, ou deve ter sido.

    8
    3
  3. Antes de se falar da Russia devemos primeiro pensar nos Milhões que a Alemanha roubou aos JUDEUS e nunca os devolveu, como se diz na Giria, Faz o que eu digo não o que eu Faço…

    3
    5

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.