Rússia quer proibir venda de cigarros a pessoas nascidas depois de 2014

Um plano que está a ser estudado pelo Ministério da Saúde quer proibir todas as pessoas que tenham nascido a partir de 2014 de comprar cigarros, mesmo após atingirem a idade legal para o fazer.

A serem postas em prática, as novas restrições só entrarão em vigor em 2033, quando os cidadãos russos afetados forem maiores de idade. Assim, como a venda de tabaco é proibida a menores de 18 anos na Rússia, a lei pretende garantir que quem nasceu depois de 2014 nunca possa adquiri-los legalmente.

“Este objetivo é ideologicamente correto”, disse Nikolai Gerasimenko, membro da comissão para a saúde do parlamento russo, citado pelo jornal The Times.

Esta é uma das medidas de um plano de longo prazo para erradicar o tabagismo na Rússia, onde a cada ano morrem cerca de 400 mil russos por doenças relacionadas com o tabagismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 2013, Vladimir Putin lançou várias medidas contra a distribuição de tabaco, como a restrição da publicidade, dos pontos de vendas e dos espaços para fumar. Segundo o El Mundo, essas restrições têm sido eficazes, com o número de fumadores com menos de 15 anos a baixar de 25% para 9%.

O Ministério da Saúde tenciona, agora, igualar os cigarros eletrónicos aos cigarros comuns e aumentar a lista de lugares onde é proibido fumar. A proposta em discussão também pretende que os funcionários que fumam no trabalho tenham de trabalhar mais horas para compensar as pausas.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o projeto de lei vai exigir um debate sereno e terá de passar pelos restantes ministros do governo, mas reconheceu o lado positivo das restrições.

As grandes empresas de cigarros como a “Japan Tobacco”, “Philip Morris” e “British American Tobacco”, não estão contentes com a ideia. Para o vice-presidente da Philip Morris International, Serguei Slipchenko, a adoção destas medidas vai aumentar o comércio ilegal de tabaco.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …

Iniciativa Liberal quer privatizar CGD, TAP e RTP

O Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a TAP e a RTP. Esta segunda-feira, no Parlamento, o deputado único João Cotrim Figueiredo defendeu ainda a redução do IVA na eletricidade para uma …

PSD convidou BE e PCP para negociar. Teme-se uma "perigosa" coligação negativa no IVA da luz

O PSD está disponível para "conversar" com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade. A garantia foi dada por um dos coordenadores do processo orçamental do PSD, Duarte Pacheco, …