Rússia quer proibir venda de cigarros a pessoas nascidas depois de 2014

Um plano que está a ser estudado pelo Ministério da Saúde quer proibir todas as pessoas que tenham nascido a partir de 2014 de comprar cigarros, mesmo após atingirem a idade legal para o fazer.

A serem postas em prática, as novas restrições só entrarão em vigor em 2033, quando os cidadãos russos afetados forem maiores de idade. Assim, como a venda de tabaco é proibida a menores de 18 anos na Rússia, a lei pretende garantir que quem nasceu depois de 2014 nunca possa adquiri-los legalmente.

“Este objetivo é ideologicamente correto”, disse Nikolai Gerasimenko, membro da comissão para a saúde do parlamento russo, citado pelo jornal The Times.

Esta é uma das medidas de um plano de longo prazo para erradicar o tabagismo na Rússia, onde a cada ano morrem cerca de 400 mil russos por doenças relacionadas com o tabagismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 2013, Vladimir Putin lançou várias medidas contra a distribuição de tabaco, como a restrição da publicidade, dos pontos de vendas e dos espaços para fumar. Segundo o El Mundo, essas restrições têm sido eficazes, com o número de fumadores com menos de 15 anos a baixar de 25% para 9%.

O Ministério da Saúde tenciona, agora, igualar os cigarros eletrónicos aos cigarros comuns e aumentar a lista de lugares onde é proibido fumar. A proposta em discussão também pretende que os funcionários que fumam no trabalho tenham de trabalhar mais horas para compensar as pausas.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o projeto de lei vai exigir um debate sereno e terá de passar pelos restantes ministros do governo, mas reconheceu o lado positivo das restrições.

As grandes empresas de cigarros como a “Japan Tobacco”, “Philip Morris” e “British American Tobacco”, não estão contentes com a ideia. Para o vice-presidente da Philip Morris International, Serguei Slipchenko, a adoção destas medidas vai aumentar o comércio ilegal de tabaco.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …

Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …

Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …

Jesus vai receber título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

O técnico português do Flamengo será condecorado, na próxima segunda-feira, com o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A distinção a ser entregue pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi anunciada num cartaz …

Governo compromete-se a concluir processo de regularização dos precários

O Governo comprometeu-se com a conclusão, no início da legislatura, do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), mas sem avançar uma data concreta. O debate temático sobre o PREVPAP, que decorreu …