Rússia publica imagens da área onde o submarino argentino terá naufragado

Juan Kulichevsky / Wikimedia

Submarino ARA San Juan da Armada Argentina desapareceu com 44 tripulantes a bordo

Especialistas navais russos analisaram dois objetos encontrados no fundo do mar pelo submersível robô Pantera Plus, que a Rússia disponibilizou à Argentina para ajudar nas buscas do ARA San Juan.

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou a imagem de dois objetos encontrados no fundo do oceano Atlântico, no local onde se pensa estar o submarino argentino ARA San Juan, desaparecido há 18 dias.

A busca pelo submarino concentrou-se este domingo num ponto do Oceano Atlântico, a 950 metros de profundidade, informaram fontes oficiais.

Segundo a RT, os resultados das buscas levadas a cabo pelo equipamento submersível russo de operação remota Pantera Plus não fornecem qualquer indicação sobre o paradeiro do submarino argentino.

“A Marinha russa ainda está a analisar as anomalias encontradas no fundo do mar, na área de busca do submarino ARA San Juan”. Em comunicado, o Ministério Russo afirma, porém, que o Pantera Plus permitiu descobrir e estudar dois objetos, que foram classificados como um barco de pesca e um bloco de cimento de grandes dimensões”.

Além disso, a Marinha Argentina detonou 100 quilos de explosivos TNT na zona de buscas do submarino ARA San Juan, assegurando que a explosão que o submarino sofreu foi muito mais forte.

Os especialistas simularam o acidente detonando os explosivos a 40 metros de profundidade, de modo a comparar o som provocado com o som da explosão detetada na mesma área.

De acordo com a Sputnik, espera-se, esta terça-feira, a chegada do navio russo Yantar à zona de buscas, equipado com dois submersíveis que irão permitir a realização de pesquisas a uma profundidade de até 6 mil metros.

O submarino argentino San Juan desapareceu no dia 15 de novembro. Às 7h30 locais do dia 15 de novembro, a embarcação fez o último contacto com a base a reportar uma avaria elétrica.

O último sinal foi registado no alto do Golfo San Jorge, no Oceano Atlântico, a 432 quilómetros da costa da província de Chubut. A bordo do navio havia 44 membros da tripulação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …