Rússia terá pago a extremistas para matar militares da NATO no Afeganistão

premier.gov.ru

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Os serviços de informações dos Estados Unidos apuraram que a Federação Russa terá oferecido dinheiro aos talibãs para matarem forças da coligação internacional que combate no Afeganistão.

De acordo com uma investigação dos serviços secretos norte-americanos, divulgada esta sexta-feira pelo The New York Times, uma unidade dos serviços secretos russos terá pago recompensas a militantes ligados ao Talibã em troca de ataques mortais contra militares ocidentais.

A operação russa era levada a cabo por uma unidade dos serviços secretos de Moscovo, que também tem sido associada a operações na Europa e nos Estados Unidos, incluindo tentativas de homicídio ou atos de vingança contra agentes russos que passam a trabalhar para países ocidentais.

Segundo as fontes ligadas a esta investigação, vários elementos ligados ao grupos extremista Talibã terão recebido quantias monetárias para assassinar combatentes dos Estados Unidos e de outras forças ocidentais que fazem parte da unidade da NATO.

Segundo o The New York Times, não está claro que mortes possam estar em causa neste esquema. Portugal tem cerca de duas centenas de militares destacados entre os cerca de 16 mil da NATO, atualmente no Afeganistão.

O Governo russo garantiu ao diário norte-americano que desconhece qualquer acusação deste género, mas que responderá se vier a ser feita.

Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, recebeu as conclusões detalhadas desta investigação numa reunião com várias agências de segurança do país e, em cima da mesa, há várias hipóteses de retaliação, como uma queixa formal contra a Rússia, que poderá evoluir para sanções económicas.

O documento baseia-se em interrogatórios a combatentes afegãos e criminosos capturados e não avança muitos detalhes sobre o funcionamento das alegadas recompensas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"A perceção da opinião pública é que a decisão da Operação Marquês colocou em causa o prestígio do sistema judicial"

A ex-procuradora-geral da República (PGR) deu uma entrevista, publicada esta segunda-feira, na qual abordou temas como a Operação Marquês e as novas propostas anti-corrupção. Na entrevista ao jornal online Observador, Joana Marques Vidal considerou que a …

United e City preparam guerra de licitações por Nuno Mendes

Manchester United e Manchester City estão interessados na contratação de Nuno Mendes e preparam-se para entrar numa guerra de licitações. Está cada vez mais difícil a tarefa do Sporting de manter Nuno Mendes em Alvalade. O …

Secretário de Estado confirma: final da Taça não vai ter público

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto confirmou, esta segunda-feira, que a final da Taça de Portugal entre Sporting de Braga e Benfica, que será disputada este domingo em Coimbra, não terá público. João …

Número de funcionários públicos cresceu 3%. É o maior aumento em quase uma década

No primeiro trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo, há mais 21 mil funcionários públicos. É o maior aumento em nove anos, atingindo um total de 725.775 trabalhadores. O número de funcionários públicos aumentou …

Rúben Dias eleito o melhor do ano da Premier League pelo The Athletic

Rúben Dias foi escolhido pelo The Athletic como o melhor jogador do ano da Premier League. O central português foi campeão ao serviço do Manchester City. A qualidade de Rúben Dias não tem passado despercebida em …

Profissionais de saúde já podem deixar o SNS. Limitação terminou com o estado de emergência

Durante a pandemia, foi criada uma limitação às transferências entre unidades e saídas para o privado, que terminou com o fim do estado de emergência. O fim do estado de emergência implica o término da limitação …

Sporting e FC Porto na luta por seis títulos

Final da Liga Europeia de hóquei em patins foi o exemplo mais recente. Mas já aconteceram outros casos; e outros surgirão ainda nesta temporada. Quando, em julho de 2020, FC Porto e Sporting protagonizaram o jogo …

Cisão no PSD da Guarda, com líder da concelhia a avançar como independente

O presidente da Comissão Política Concelhia da Guarda do PSD, Sérgio Costa, demitiu-se do cargo e anunciou hoje que é candidato independente à liderança da autarquia nas eleições autárquicas deste ano. "A partir deste momento, sou …

Em Espanha, Tiago Tomás é destacado como "o sucessor de Cristiano" no Sporting

Tiago Tomás foi figura de destaque numa reportagem do jornal espanhol AS, que aponta o jovem avançado como o "sucesso de Cristiano [Ronaldo]". Com apenas 18 anos de idade, Tiago Tomás destacou-se esta temporada ao agarrar …

"Raspadinha" do Património já está disponível

A lotaria do Património, iniciativa do Governo inicialmente prevista a para 2020, é lançada esta terça-feira, no Dia Internacional dos Museus. A lotaria instantânea do Património vai ficar disponível a partir desta terça-feira, Dia Internacional dos …