/

Rússia terá pago a extremistas para matar militares da NATO no Afeganistão

premier.gov.ru

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Os serviços de informações dos Estados Unidos apuraram que a Federação Russa terá oferecido dinheiro aos talibãs para matarem forças da coligação internacional que combate no Afeganistão.

De acordo com uma investigação dos serviços secretos norte-americanos, divulgada esta sexta-feira pelo The New York Times, uma unidade dos serviços secretos russos terá pago recompensas a militantes ligados ao Talibã em troca de ataques mortais contra militares ocidentais.

A operação russa era levada a cabo por uma unidade dos serviços secretos de Moscovo, que também tem sido associada a operações na Europa e nos Estados Unidos, incluindo tentativas de homicídio ou atos de vingança contra agentes russos que passam a trabalhar para países ocidentais.

Segundo as fontes ligadas a esta investigação, vários elementos ligados ao grupos extremista Talibã terão recebido quantias monetárias para assassinar combatentes dos Estados Unidos e de outras forças ocidentais que fazem parte da unidade da NATO.

Segundo o The New York Times, não está claro que mortes possam estar em causa neste esquema. Portugal tem cerca de duas centenas de militares destacados entre os cerca de 16 mil da NATO, atualmente no Afeganistão.

O Governo russo garantiu ao diário norte-americano que desconhece qualquer acusação deste género, mas que responderá se vier a ser feita.

Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, recebeu as conclusões detalhadas desta investigação numa reunião com várias agências de segurança do país e, em cima da mesa, há várias hipóteses de retaliação, como uma queixa formal contra a Rússia, que poderá evoluir para sanções económicas.

O documento baseia-se em interrogatórios a combatentes afegãos e criminosos capturados e não avança muitos detalhes sobre o funcionamento das alegadas recompensas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.