Rússia faz investimento bilionário para garantir acesso exclusivo ao petróleo do Ártico

Alexei Druzhinin / Sputnik / Kremlin / EPA

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin

O Kremlin está a fazer investimentos bilionários para garantir o domínio militar e acesso exclusivo ao petróleo da região do Ártico, segundo um plano que tem sido revelado ao longo das últimas semanas.

O ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, anunciou em fevereiro que a Frota do Norte criou uma divisão de Defesa Aérea para assegurar que “a rota do mar do Norte fica sob proteção segura”, com um forte investimento nos postos militares do Ártico.

Segundo noticiou a agência Lusa, a estratégia do Kremlin passa por reforçar a posição russa na região ártica, garantindo a sua posição hegemónica neste ponto do globo e reservando a exclusividade de acesso a pelo menos 513 mil milhões de barris de petróleo que as sondagens sísmicas dizem existir na região.

O plano estratégico para o Ártico, assinado pelo Presidente Vladimir Putin e apresentado em Moscovo no passado dia 05 de março, conta com estes investimentos militares como forma de proteção dos interesses russos na região, que se definem essencialmente no campo energético.

No final de 2019, o Governo russo já tinha anunciado que estava a instalar um sofisticado sistema de defesa aéreo (PVO-PRO), que inclui um complexo sistema de radar de deteção de mísseis, na península de Kola, no extremo norte da Rússia europeia.

Este projeto deve ficar pronto ainda este ano e faz parte de um programa mais vasto que, de acordo com um comunicado do Kremlin, datado de fevereiro, “permitirá à Rússia aumentar o seu potencial militar da Frota do Norte e assegurar a monitorização ininterrupta dos mais perigosos mísseis” na região.

As Forças Armadas russas anunciaram ainda a expansão da base militar aérea de Nagurskoye, no Ártico, de onde podem ser lançados os Tupolev Tu-160, capazes de transportar mísseis convencionais e nucleares.

(cv) Alfred Wegener Institute

O Kremlin também está a investir em armas de alta precisão, nomeadamente mísseis nucleares, que podem ser disparados de navios quebra-gelo, eles próprios movidos a energia nuclear, a serem colocados no Ártico.

O documento estratégico do Kremlin, que foi elaborado pelo Ministério do Extremo Oriente e do Ártico, define o plano de ação até 2035, apresentando como prioridades “o reforço da soberania nacional e a integridade territorial” da região.

Mas nas últimas semanas, diversos organismos estatais russos têm revelado programas associados ao ‘master plan’ para o Ártico que revelam os interesses estratégicos na área económica, em particular no setor energético.

O ‘master plan’ engloba um investimento de 15 biliões de rublos (cerca de 220 mil milhões de euros), ao longo dos próximos 15 anos, na região do Ártico para tirar proveito das infindáveis riquezas naturais do Mar de Bering e do Mar de Barents.

Vladimir Putin disse, no final de 2019, que pretende um movimento de transporte marítimos superior a 80 milhões de toneladas, na rota do mar do Norte, no ano 2025, colocando pressão sobre os investidores que procuram este ponto do globo.

Em causa estão 513 mil milhões de barris de petróleo e uma equivalente dimensão em gás natural que Moscovo quer poder controlar, para além de otimistas expectativas que o Kremlin alimenta sobre minas contendo ouro e prata, desde que intensificou as viagens exploratórias que permitiram à Rússia colocar uma bandeira nacional no Ártico, em 2009.

Lusa //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …