Rússia com 2,5 milhões de infeções equaciona mais restrições. Casos baixam na Alemanha e França

Yuri Kochetkov / EPA

A Rússia registou 28.124 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, aumentando o número total de infeções para perto de 2,5 milhões, num momento em que o país considera impor novas restrições para impedir a propagação do coronavírus.

“A segunda vaga mostra que todos os surtos da doença dentro do país exigem, possivelmente, a discussão de certas restrições na mobilidade das pessoas entre regiões e, em certos casos, até dentro das próprias regiões”, afirmou esta segunda-feira o ministro da Saúde, Mikhail Murashko, citado pela agência Lusa.

O ministro adiantou, contudo, que não solicitou, por agora, as restrições da mobilidade dos cidadãos ao Governo.

Segundo as estatísticas oficiais, durante o último dia 456 pessoas morreram devido ao coronavírus no país, elevando o número de mortes para 43.597.

África com mais 310 mortes e 13.320 novos casos

África registou 310 mortes devido à covid-19 e mais 13.320 novas infeções nas últimas 24 horas, contabilizando 53.853 óbitos causados pelo coronavírus, segundo dados do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC). O continente africano conta agora com 2.261.589 infetados nos 55 membros da União Africana.

O número de recuperados nas últimas 24 horas foi de 11.470, para um total de 1.927.697.

O maior número de casos de infeção e de mortos regista-se na África Austral, com 914.769 casos e 23.885 vítimas mortais.

 

Alemanha com mais 12.332 infeções e 147 mortes

A Alemanha registou 12.332 novos casos e 147 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, segundo os dados do Instituto Robert Koch. Estes são os números mais baixos desde há uma semana atrás, sendo que o país tem vindo a registar um decréscimo dos indicadores no início da semana.

O número máximo de infeções contadas num dia é de 23.648, no dia 20 de novembro e o de óbitos é 487, de dia 2 de de dezembro. O total de infeções desde o início da pandemia sobe assim para 1.183.655 e o de mortes para 18.919.

Índia com 391 mortos e 32.981 casos

A Índia registou 391 mortos por covid-19 e 32.981 casos nas últimas 24 horas, segundo os dados do Ministério da Saúde indiano. Desde o início da pandemia, o país contabilizou mais de 9,6 milhões casos, mantendo-se como o segundo país com mais infeções, atrás dos Estados Unidos (EUA), que no último balanço contava com mais de 14,7 milhões.

Com 140.573 mortes desde o início da pandemia, a Índia é o terceiro país do mundo com mais óbitos, a seguir aos EUA e ao Brasil, segundo a Universidade Johns Hopkins. O país tem atualmente 396.729 casos ativos da doença.

França baixa número diário de infeções

As autoridades de Saúde francesas relataram 11.022 novos casos de covid-19 no domingo, abaixo das 12.923 novas infeções detetadas no dia anterior.

O número de mortes por coronavírus em hospitais franceses aumentou em 174, disse o ministério da saúde, um aumento menor do que os 216 de sábado. O número de pacientes com covid-19 aumentou em 223 para 26.293, enquanto o número nos cuidados intensivos diminuiu em 10, para 3.220.

China volta a detetar vírus em produtos do Brasil

A China voltou esta segunda-feira a detetar vestígios do coronavírus em embalagens de produtos congelados importados do Brasil, informaram as autoridades sanitárias de Wuhan, a cidade chinesa onde foram diagnosticados os primeiros casos de covid-19.

A comissão local de saúde diz ter detetado vestígios do vírus em embalagens de carne suína brasileira e bovina uruguaia congeladas, após ter realizado testes de ácido nucleico, no dia 05 de dezembro.

No caso da carne de porco oriunda do Brasil, a mesma fonte indicou que foram detetados vestígios do coronavírus em contentores de um lote de carne suína da empresa Seaa Alimentos, que entrou na cidade de Xangai, no dia 28 de junho, e foi posteriormente transportado para Wuhan, em 27 de julho.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A Russia anda a vender vacinas para fora em vez de vacinar os seus cidadãos???
    A propaganda enganosa é-lhe mais importante?

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …