Rússia com 2,5 milhões de infeções equaciona mais restrições. Casos baixam na Alemanha e França

Yuri Kochetkov / EPA

A Rússia registou 28.124 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, aumentando o número total de infeções para perto de 2,5 milhões, num momento em que o país considera impor novas restrições para impedir a propagação do coronavírus.

“A segunda vaga mostra que todos os surtos da doença dentro do país exigem, possivelmente, a discussão de certas restrições na mobilidade das pessoas entre regiões e, em certos casos, até dentro das próprias regiões”, afirmou esta segunda-feira o ministro da Saúde, Mikhail Murashko, citado pela agência Lusa.

O ministro adiantou, contudo, que não solicitou, por agora, as restrições da mobilidade dos cidadãos ao Governo.

Segundo as estatísticas oficiais, durante o último dia 456 pessoas morreram devido ao coronavírus no país, elevando o número de mortes para 43.597.

África com mais 310 mortes e 13.320 novos casos

África registou 310 mortes devido à covid-19 e mais 13.320 novas infeções nas últimas 24 horas, contabilizando 53.853 óbitos causados pelo coronavírus, segundo dados do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC). O continente africano conta agora com 2.261.589 infetados nos 55 membros da União Africana.

O número de recuperados nas últimas 24 horas foi de 11.470, para um total de 1.927.697.

O maior número de casos de infeção e de mortos regista-se na África Austral, com 914.769 casos e 23.885 vítimas mortais.

 

Alemanha com mais 12.332 infeções e 147 mortes

A Alemanha registou 12.332 novos casos e 147 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, segundo os dados do Instituto Robert Koch. Estes são os números mais baixos desde há uma semana atrás, sendo que o país tem vindo a registar um decréscimo dos indicadores no início da semana.

O número máximo de infeções contadas num dia é de 23.648, no dia 20 de novembro e o de óbitos é 487, de dia 2 de de dezembro. O total de infeções desde o início da pandemia sobe assim para 1.183.655 e o de mortes para 18.919.

Índia com 391 mortos e 32.981 casos

A Índia registou 391 mortos por covid-19 e 32.981 casos nas últimas 24 horas, segundo os dados do Ministério da Saúde indiano. Desde o início da pandemia, o país contabilizou mais de 9,6 milhões casos, mantendo-se como o segundo país com mais infeções, atrás dos Estados Unidos (EUA), que no último balanço contava com mais de 14,7 milhões.

Com 140.573 mortes desde o início da pandemia, a Índia é o terceiro país do mundo com mais óbitos, a seguir aos EUA e ao Brasil, segundo a Universidade Johns Hopkins. O país tem atualmente 396.729 casos ativos da doença.

França baixa número diário de infeções

As autoridades de Saúde francesas relataram 11.022 novos casos de covid-19 no domingo, abaixo das 12.923 novas infeções detetadas no dia anterior.

O número de mortes por coronavírus em hospitais franceses aumentou em 174, disse o ministério da saúde, um aumento menor do que os 216 de sábado. O número de pacientes com covid-19 aumentou em 223 para 26.293, enquanto o número nos cuidados intensivos diminuiu em 10, para 3.220.

China volta a detetar vírus em produtos do Brasil

A China voltou esta segunda-feira a detetar vestígios do coronavírus em embalagens de produtos congelados importados do Brasil, informaram as autoridades sanitárias de Wuhan, a cidade chinesa onde foram diagnosticados os primeiros casos de covid-19.

A comissão local de saúde diz ter detetado vestígios do vírus em embalagens de carne suína brasileira e bovina uruguaia congeladas, após ter realizado testes de ácido nucleico, no dia 05 de dezembro.

No caso da carne de porco oriunda do Brasil, a mesma fonte indicou que foram detetados vestígios do coronavírus em contentores de um lote de carne suína da empresa Seaa Alimentos, que entrou na cidade de Xangai, no dia 28 de junho, e foi posteriormente transportado para Wuhan, em 27 de julho.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A Russia anda a vender vacinas para fora em vez de vacinar os seus cidadãos???
    A propaganda enganosa é-lhe mais importante?

RESPONDER

Vladimiro Feliz concorre ao Porto com o apoio de cinco independentes

Vladimiro Feliz concorre à Câmara do Porto pelo PSD, contando com o apoio de cinco independentes numa lista de 13 pessoas. "Rui Moreira tornou-se um autarca vulgar", disse Vladimiro Feliz numa recente entrevista ao jornal Público. …

Rui Costa "jamais aceitaria ser príncipe herdeiro" (e deixa candidatura em aberto)

O presidente do Benfica, Rui Costa, disse que seria uma cobardia a si próprio e aos benfiquistas se não assumisse o cargo e que ignorou Luís Filipe Vieira porque ninguém está acima do clube. “Não podia …

Emprego recupera para níveis históricos, mas jovens não acompanham tendência

Números provisórios do INE correspondentes a junho indicam uma retoma do emprego, com 17 mil novos postos de trabalho criados — numa sequência de cinco meses consecutivos de melhoria. Trata-se do mês mais forte desde …

Desconfinamento: A satisfação de uns, continua a ser a angústia de outros

Há vários meses que muitas áreas de atividade económica desejavam o anúncio de um desconfinamento generalizado. Numa altura altura em que a taxa de vacinação está a aumentar progressivamente, o Governo fez-lhes a vontade, mas …

Hospitais privados acusados de acordo anticoncorrencial com a ADSE e IASFA

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou esta quinta-feira cinco grupos hospitalares privados e a respetiva associação empresarial por acordo anticoncorrencial, pelo menos durante cinco anos, quando organizaram uma estratégia no âmbito das negociações comerciais com …

Santos explica por que falharam as negociações com o Benfica por Kaio Jorge

O consultor de mercado do Santos, Sergio Canozzi, explica que a crise interna do Benfica prejudicou as negociações por Kaio Jorge. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com pagamento e cedência de …

Descoberta incomum feita na antiga capital asteca terá de ser novamente enterrada

Uma equipa de arqueólogos mexicanos anunciou que iria reconstruir um monumento arqueológico incomum encontrado nos arredores da Cidade do México. Porém, este processo terá de ser adiado. Trata-se de um túnel construído há vários séculos como …

Portugal na NBA: Neemias Queta foi escolhido

Momento inédito na história do deporto português. O jovem poste foi contratado pelos Sacramento Kings, equipa que ganhou 10 milhões de adeptos. Se já havia muitos portugueses a ficarem acordados de madrugada para ver em direto …

Inflação aumenta para 1,5% em julho

A inflação terá atingido os 1,5% em julho, um aumento de 1,0 pontos percentuais face ao registado em junho, de acordo com a informação já apurada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). “Tendo por base a …

Autoridades israelitas investigam empresa que criou programa Pegasus

Benny Gantz, ministro da Defesa de Israel, foi a Paris conversar com a sua homóloga francesa, Florence Parly. Em Telavive, as autoridades israelitas inspecionaram, esta quarta-feira, os escritórios da NSO. O Expresso escreve que, esta quarta-feira, …