Rússia com 2,5 milhões de infeções equaciona mais restrições. Casos baixam na Alemanha e França

Yuri Kochetkov / EPA

A Rússia registou 28.124 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, aumentando o número total de infeções para perto de 2,5 milhões, num momento em que o país considera impor novas restrições para impedir a propagação do coronavírus.

“A segunda vaga mostra que todos os surtos da doença dentro do país exigem, possivelmente, a discussão de certas restrições na mobilidade das pessoas entre regiões e, em certos casos, até dentro das próprias regiões”, afirmou esta segunda-feira o ministro da Saúde, Mikhail Murashko, citado pela agência Lusa.

O ministro adiantou, contudo, que não solicitou, por agora, as restrições da mobilidade dos cidadãos ao Governo.

Segundo as estatísticas oficiais, durante o último dia 456 pessoas morreram devido ao coronavírus no país, elevando o número de mortes para 43.597.

África com mais 310 mortes e 13.320 novos casos

África registou 310 mortes devido à covid-19 e mais 13.320 novas infeções nas últimas 24 horas, contabilizando 53.853 óbitos causados pelo coronavírus, segundo dados do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC). O continente africano conta agora com 2.261.589 infetados nos 55 membros da União Africana.

O número de recuperados nas últimas 24 horas foi de 11.470, para um total de 1.927.697.

O maior número de casos de infeção e de mortos regista-se na África Austral, com 914.769 casos e 23.885 vítimas mortais.

 

Alemanha com mais 12.332 infeções e 147 mortes

A Alemanha registou 12.332 novos casos e 147 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, segundo os dados do Instituto Robert Koch. Estes são os números mais baixos desde há uma semana atrás, sendo que o país tem vindo a registar um decréscimo dos indicadores no início da semana.

O número máximo de infeções contadas num dia é de 23.648, no dia 20 de novembro e o de óbitos é 487, de dia 2 de de dezembro. O total de infeções desde o início da pandemia sobe assim para 1.183.655 e o de mortes para 18.919.

Índia com 391 mortos e 32.981 casos

A Índia registou 391 mortos por covid-19 e 32.981 casos nas últimas 24 horas, segundo os dados do Ministério da Saúde indiano. Desde o início da pandemia, o país contabilizou mais de 9,6 milhões casos, mantendo-se como o segundo país com mais infeções, atrás dos Estados Unidos (EUA), que no último balanço contava com mais de 14,7 milhões.

Com 140.573 mortes desde o início da pandemia, a Índia é o terceiro país do mundo com mais óbitos, a seguir aos EUA e ao Brasil, segundo a Universidade Johns Hopkins. O país tem atualmente 396.729 casos ativos da doença.

França baixa número diário de infeções

As autoridades de Saúde francesas relataram 11.022 novos casos de covid-19 no domingo, abaixo das 12.923 novas infeções detetadas no dia anterior.

O número de mortes por coronavírus em hospitais franceses aumentou em 174, disse o ministério da saúde, um aumento menor do que os 216 de sábado. O número de pacientes com covid-19 aumentou em 223 para 26.293, enquanto o número nos cuidados intensivos diminuiu em 10, para 3.220.

China volta a detetar vírus em produtos do Brasil

A China voltou esta segunda-feira a detetar vestígios do coronavírus em embalagens de produtos congelados importados do Brasil, informaram as autoridades sanitárias de Wuhan, a cidade chinesa onde foram diagnosticados os primeiros casos de covid-19.

A comissão local de saúde diz ter detetado vestígios do vírus em embalagens de carne suína brasileira e bovina uruguaia congeladas, após ter realizado testes de ácido nucleico, no dia 05 de dezembro.

No caso da carne de porco oriunda do Brasil, a mesma fonte indicou que foram detetados vestígios do coronavírus em contentores de um lote de carne suína da empresa Seaa Alimentos, que entrou na cidade de Xangai, no dia 28 de junho, e foi posteriormente transportado para Wuhan, em 27 de julho.

Lusa ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A Russia anda a vender vacinas para fora em vez de vacinar os seus cidadãos???
    A propaganda enganosa é-lhe mais importante?

RESPONDER

Washington D.C. pode estar prestes a tornar-se o 51.º estado dos EUA

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votou mais uma vez um projeto de lei para conceder a Washington D.C. o estatuto de estado. A cidade pode vir a ser 51.º estado do país. De acordo …

Vai nascer um megacentro de dados em Sines. Investimento pode gerar até 1.200 empregos

O projeto de um novo data centre em Sines prevê um investimento de até 3,5 mil milhões de euros, que criará até 1.200 postos de trabalho diretos altamente qualificados. "Tem o potencial de ser o maior …

Oposição unida aborrece o senhor das contas. Aprovações podem pôr em causa estabilidade financeira

No Parlamento, o Governo continua a ser surpreendido com aprovações de medidas pela oposição. Nas Finanças, fazem-se contas e deixam-se avisos. "A repetição sistemática deste tipo de aprovações pela Assembleia da República poderá vir a colocar …

“Está tudo em aberto”. Capitães de Abril admitem abandonar celebrações (e desfile pode ser cancelado)

Após a polémica levantada pela exclusão da Iniciativa Liberal do cortejo, o presidente da Associação 25 de Abril (A25A), Vasco Lourenço, convocou uma reunião da comissão promotora do tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril, …

Governo vai usar empréstimos para capitalizar empresas a fundo perdido. Estradas terão financiamento nacional

O Governo pode vir a usar os 2,3 mil milhões adicionais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para reforçar os capitais próprios das empresas e este dinheiro pode ser canalizado via subvenções a fundo …

Clubes que desistiram da Superliga vão ter de pagar multa (que pode ser de 300 milhões)

Os clubes que desistiram da ideia de formar uma Superliga Europeia vão ter de pagar uma multa. Apenas Real Madrid e Barcelona ainda não anunciaram a sua saída. Os relatos relativamente ao valor da coima variam …

Antiga moradia do Gerês de CR7 não vai ser demolida. O crime prescreveu

Apesar da IGAMAOT considerar que a construção foi executada à revelia do projeto aprovado, o Ministério Público diz que o caso tem de ser arquivado porque o crime prescreveu. De acordo com o que noticia o …

"Passaporte dourado". Férias, doações ou investimentos: o esquema de Malta para vender a sua nacionalidade

Malta, membro da União Europeia e do espaço Schengen, começou a vender a nacionalidade maltesa há mais de oito anos. Contudo, e-mails da empresa facilitadora, a Henley & Partners, mostram que a "ligação genuína" ao …

Aprovadas alterações à lei eleitoral autárquica. Eleitores em confinamento podem votar em casa e em lares

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira, por maioria, as alterações à lei eleitoral autárquica, que dá resposta às reivindicações dos movimentos de autarcas independentes que se queixavam de dificultar as candidaturas. Votaram a favor PS, …

Sporting interessado em Claudinho, estrela da Red Bull

O Sporting está à procura de reforços para o ataque, tendo em vista já a próxima temporada. Claudinho, do Red Bull Bragantino, é um dos favoritos. O principal foco do Sporting para esta temporada é conquistar …