Rússia diz que há uma nuvem radioativa a dirigir-se para a Europa Ocidental

7

Russian Foreign Ministry / Facebook

Secretário do Conselho de Segurança Russo, Nikolay Patrushev

Um alto funcionário russo afirmou esta sexta-feira que uma nuvem radioativa está a dirigir-se para a Europa Ocidental, e que foi detetada na Polónia radioatividade em quantidade acima no normal.

Há uma nuvem radioativa a dirigir-se para a Europa Ocidental, alerta o Secretário do Conselho de Segurança Russo, Nikolay Patrushev, citado pela agência de notícias turca Anadolu.

Numa reunião na cidade de Syktyvkar, no noroeste da Rússia, Patrushev adiantou que a nuvem se formou depois de as forças militares russas terem atingido um carregamento de munições com urânio empobrecido fornecido pelo Reino Unido à Ucrânia.

Comentando a chegada do presidente dos EUA, Joe Biden, a Hiroshima, no Japão, onde se realiza a cimeira do G-7, Patrushev recordou que um dos objetivos declarados da visita é “ajudar a Ucrânia”.

“Eles já ‘ajudaram‘ a Ucrânia, pressionaram os seus aliados e deram-lhes munições de urânio empobrecido. A destruição das suas munições originou a nuvem radioativa que se dirige para Europa Ocidental, e já foi registado um aumento de radiação na Polónia”, alertou Patrushev.

O Reino Unido anunciou no final de março que iria fornecer à Ucrânia munições de urânio empobrecido, decisão que foi recebida com críticas pela Rússia.

Farhan Haq, vice-porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou na altura preocupações sobre a decisão do Reino Unido.

“Expressámos ao longo dos anos preocupações sobre o uso de urânio empobrecido, dadas as consequências de tal uso, e essas preocupações aplicam-se a quem quer que seja que forneça tal armamento”, disse o vice-porta-voz.

O urânio empobrecido, ou isótopo 238U do urânio, é o subproduto do processo de enriquecimento ou do reprocessamento de urânio para obtenção do isótopo 235U  usado para fissão em reatores e armas nucleares.

No meio militar é utilizado em projéteis, blindagens físicas e peças de artilharia em geral, uso que levanta controvérsia.

ZAP //

7 Comments

      • Isso que envias não tem credibilidade nenhuma pois a fonte não é fidedigna. Essa fonte é dos mesmos que financiam a guerra.
        A Ucrânia é o celeiro da droga da Europa, é o celeiro da prostituição, do tráfico de mulheres e crianças, dos laboratórios clandestinos americanos e portanto a Ucrânia é preciosa para europeus e americanos e por essa razão financiam a guerra.

  1. “Um alto funcionário russo afirmou esta sexta-feira que uma nuvem radioativa está a dirigir-se para a Europa Ocidental,” Mas alguém ainda acredita nas afirmações russas, que sempre mostraram modificar a verdade e contar tudo à sua maneira?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.