Parece “piada de mau gosto”, mas é verdade. Rússia na presidência do Conselho de Segurança da ONU

1

Vladimir Astapkovich / Kremlin

Encontro entre o Presidente russo, Vladimir Putin, e o secretário-geral da ONU, António Guterres.

A Rússia volta a assumir a presidência do Conselho de Segurança da ONU neste dia 1 de Abril. Parece “piada de mau gosto”, mas é mesmo verdade, no âmbito da rotatividade na presidência deste órgão que tem por missão assegurar a paz e a segurança internacionais.

A anterior presidência russa no Conselho de Segurança da ONU tinha ocorrido em Fevereiro de 2022, precisamente o mês em que o país invadiu a Ucrânia, iniciando uma guerra fraticidade que continua sem fim à vista.

Além desse dado, há também um mandado de detenção internacional contra Vladimir Putin, presidente da Rússia, por crimes de guerra.

Por tudo isto, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, insurge-se contra a presidência russa no Conselho de Segurança da ONU, considerando que é “um forte lembrete de que algo está errado com o funcionamento da arquitectura de segurança internacional”.

“Um Estado que arruína sistematicamente a paz e a segurança internacionais presidirá o órgão encarregado de mantê-las”, acrescenta Kuleba, partilhando na rede social Twitter um vídeo que ilustra a situação, frisando que parece uma “piada de mau gosto”.

A presidência do Conselho de Segurança da ONU é rotativa e cada um dos seus 15 membros a assume durante um mês. Neste que agora começa é a vez de a Rússia ficar na frente do órgão que tem por missão garantir a paz e a segurança mundiais.

Susana Valente, ZAP //

1 Comment

  1. Foto “Hilariante” , ou comunicam aos berros ou por talkiewalkie , ou por sinais ! …..seja como for , vamos ver o resultado desta “boa vontade” por parte da ONU !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.