Rússia ameaça retaliar face às sanções “hostis” do Reino Unido

Yuri Kochetkov / EPA

A Rússia ameaçou responder às sanções “hostis” anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas.

A Rússia vai responder às sanções “hostis” anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das quais russas, no quadro de um novo mecanismo para punir as violações dos direitos humanos, indicou o Kremlin esta terça-feira.

“Só podemos lamentar estas medidas hostis”, declarou à imprensa o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov. “Obviamente, o princípio da reciprocidade será aplicado.”

A lista negra divulgada na segunda-feira pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico inclui 25 cidadãos russos acusados de envolvimento na morte em detenção em 2009 de Serguei Magnitski, jurista da empresa de fundos de investimento Hermitage Capital. Entre eles encontra-se Alexandre Bastrykine, presidente do poderoso Comité de Investigação, encarregado dos principais casos criminais.

A embaixada russa em Londres denunciou as sanções, considerando que visam “pressionar Estados soberanos” e argumentando que os investigadores e os juízes russos trabalham “de forma independente do poder executivo“.

As relações entre Londres e Moscovo degradaram-se nos últimos anos, nomeadamente devido a posições opostas em relação aos conflitos na Síria e na Ucrânia.

Além disso, o Reino Unido acusa a Rússia de ter envenenado em Inglaterra, em 2018, o ex-agente russo Serguei Skripal e a sua filha, o que é rejeitado por Moscovo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Coreia do Sul faz exercícios militares perto de ilhas reivindicadas pelo Japão

A Coreia do Sul iniciou exercícios militares nas proximidades de duas ilhas desertas reivindicadas pelo Japão, o que levou Tóquio a cancelar um encontro entre os líderes dos dois países. Segundo o Público, que cita a …

Em direto: Hungria vs Portugal | Já há onzes oficiais

Portugal inicia a defesa do título de Campeão da Europa frente à Hungria, partida que abre o Grupo F da prova. O jogo tem lugar na Puskas Arena, em Budapeste, às 17h. Acompanhe-o ao vivo …

Rio tem "opinião", mas recusa comentar polémica entre Marcelo e Costa

Rui Rio, presidente do PSD, recusou, esta terça-feira, comentar as diferentes posições manifestadas pelo primeiro-ministro e pelo Presidente da República sobre o desconfinamento. Apesar de ter uma "opinião", Rui Rio será "o último" a interferir na …

Marcelo deixa mensagem à Seleção: "Não há empates, temos de jogar para ganhar"

Portugal está em contagem decrescente para a estreia no Europeu. Esta terça-feira, o Presidente da República deixou uma mensagem à Seleção Nacional. Na Turquia, onde vai ver o jogo de Portugal contra a Hungria, Marcelo Rebelo …

Portugal regista 973 novos casos e duas mortes

Nas últimas 24 horas, houve 973 novos casos positivos de covid-19 e morreram duas pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, …

Escritora Manuela Gonzaga é candidata do PAN à Câmara de Lisboa

A escritora, historiadora e ex-jornalista Manuela Gonzaga é a candidata do PAN à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas, anunciou na segunda-feira o partido, remetendo para quarta-feira a apresentação da candidatura. "Com …

Costa Andrade acusa PGR de querer agir "à revelia" da Constituição e da lei

O ex-presidente do Tribunal Constitucional acusou, esta segunda-feira, a Procuradora-Geral da República (PGR) de pretender intervir no processo criminal, classificando esta atuação como "própria de um processo inquisitório" e "à revelia da Constituição e da …

Secretário-geral do PSD prevê "grande resultado" nacional nas autárquicas

O secretário-geral e coordenador autárquico do PSD disse antecipar que o partido terá "um grande resultado no país" e manifestou-se convicto da vitória em Portalegre, com a candidata Fermelinda Carvalho. No jantar de encerramento do primeiro …

"Um absurdo". Em 2424 vagas, só 2 professores com menos de 30 anos devem entrar nos quadros

O envelhecimento da carreira docente volta a fazer parte das reclamações da Federação Nacional de Professores (Fenprof), com o secretário-geral da entidade, Mário Nogueira, a revelar que, no próximo concurso de acesso aos quadros da …

Pfizer investiga pessoas vacinadas que contraíram a doença e estuda impacto da dose de reforço

A farmacêutica Pfizer vai realizar um estudo sobre um grupo de pessoas que depois de vacinadas contra o covid-19 contraíram a doença para determinar se é necessária uma dose de reforço. O anúncio sobre a investigação …