Rússia não vai acalmar enquanto tiver mísseis, diz Zelenskyy

Oleg Petrasyuk / EPA

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy.

A Rússia não “acalmará” no seu ataque à Ucrânia enquanto tiver mísseis, disse o Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, indicando que os ataques continuam por todo o país.

Como avançou esta terça-feira o Independent, Zelenksyy indicou aos ucranianos para se prepararem para lidar com mais frio e escuridão nos próximos meses, à medida que Moscovo ataca as infraestruturas energéticas do país.

O líder ucraniano comentou ainda que “os terroristas estão a planear novas ataques”. “Sabemos disso. E enquanto tiverem mísseis, infelizmente, não se vão acalmar”, “, acrescentou na segunda-feira, durante o seu discurso diário habitual.

Segundo Zelenskyy, na última semana, as forças russas bombardearam 258 vezes 30 colonatos na região sul da Ucrânia.

Os militares ucranianos informaram igualmente que a Rússia manteve bombardeamentos em Bakhmut e Avdiivka, na província de Donetsk, e a norte bombardearam Kupiansk e Lyman, zonas recapturadas recentemente por Kiev.

Apesar da ameaça de apagões energéticos, Kiev planeia colocar árvores de Natal, sem luzes, em toda a cidade.

As declarações de Zelenskyy precederam uma reunião da NATO em Bucareste, na Roménia, onde a aliança militar reafirmou o seu apoio à Ucrânia. Jens Stoltenberg, o secretário-geral da organização, indicou que esta permaneceria com Kiev durante o “tempo que for preciso”. “Não recuaremos”, sublinhou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.