No meio das ruínas, um grupo de sírios juntou-se para celebrar o Ramadão

Zouhir Al Shimale / EPA

Bombardeamento em Aleppo, Síria

Entre os escombros e as ruínas de uma cidade destruída pela guerra, uma comunidade juntou-se em Atareb, no noroeste da Síria, para celebrar o Ramadão, na passada quinta-feira.

De acordo com a agência Reuters, dezenas de homens e crianças sentaram-se numa longa fila de cobertores pousados no chão para o iftar, o nome dado à refeição que se faz durante a noite com a qual se quebra o jejum diário durante o mês do Ramadão.

Muitos regressaram a Atareb desde o cessar-fogo, em março, que interrompeu a mais recente ofensiva do Governo sírio contra o território controlado pelos rebeldes.

“Esta é a primeira vez que nos encontramos desde a enorme destruição que aconteceu neste distrito. Voltámos recentemente às nossas casas. Mesmo que estejam destruídas, ou parcialmente destruídas, são melhores do que os campos de refugiados e as multidões”, disse Mohamad Jabar à agência, que participou no iftar com os seus filhos.

O medo de que o novo coronavírus se espalhe pelos campos de refugiados na fronteira turca também foi um dos motivos que incentivou alguns destes sírios a voltar para casa. Para já, não há nenhum caso confirmado no noroeste do país. Porém, convém destacar que ainda só foram feitos algumas centenas de testes, numa população com cerca de quatro milhões de pessoas.

À Reuters, Abdel Malak al-Sheikh, membro da instituição de caridade que organizou a refeição, contou que o local foi limpo e higienizado pelos trabalhadores da Civil Defence, organização não governamental também conhecida como “Capacetes Brancos”.

Os organizadores da iniciativa incentivaram os participantes do jantar a estarem separados para respeitar as regras de distanciamento social, mas a grande maioria acabou por se sentar junta enquanto desfrutava da refeição.

“No meio da destruição, estamos a tentar passar uma mensagem ao mundo inteiro de que somos inabaláveis. Da destruição que Bashar al-Assad causou, a vida e a esperança vão acabar por surgir”, disse ainda al-Sheikh.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …